Para que os sapatos de inverno durem muito tempo, eles precisam de cuidados adequados. Inclui limpeza regular, arejamento e secagem dos sapatos. O armazenamento fora de temporada também desempenha um papel igualmente importante no cuidado.
Preparação para armazenamento
Um erro comum é limpar levemente a sujeira dos sapatos e colocá-los aleatoriamente em caixas. Com esse descuido, o couro racha, fica arranhado e na estação seguinte os sapatos ficam inutilizáveis.
Principais etapas de preparação para armazenamento:
1. Limpeza de sujeira. A sujeira da sola pode ser removida com água e sabão e uma escova. O couro genuíno é limpo com água morna, a camurça e os tecidos com produtos de limpeza especiais. Para a lavagem não é recomendado usar escovas duras nem esfregar vigorosamente os sapatos para não riscar a superfície. Cadarços e palmilhas removíveis são lavados.
2. Em seguida, seque por 2-3 dias. Faça isso longe de radiadores e dispositivos de aquecimento. Os sapatos devem secar naturalmente em temperatura ambiente.
3.Sapatos secos e limpos são cuidadosamente inspecionados quanto a arranhões, arranhões e defeitos. Se o couro estiver desgastado, pode ser pintado com tintas especiais. Se o salto estiver desgastado ou o zíper quebrado, é melhor levar para uma oficina.
Quando a temporada de calçados de inverno chegar repentinamente, você não terá que se preocupar se eles não estiverem prontos.
Alguns observam os efeitos benéficos do óleo de mamona na pele. O couro genuíno tende a envelhecer e secar. O óleo o satura com umidade e prolonga sua vida útil. Após a aplicação, os sapatos são deixados em temperatura ambiente para absorver o óleo por 1–2 dias.
4. A seguir, botas e botas são lubrificadas com um creme especial, Você pode aplicar um spray antibacteriano na superfície interna.
5. Após todos os procedimentos, os calçados estão prontos para embalagem e armazenamento.
É melhor limpar após cada contaminação. Depois, no final da temporada, bastará secar e tirar o pó e as manchas recentes. O preparo leva vários dias, mas com o início do frio resolverá muitos problemas.
Como guardar sapatos
O melhor é guardá-lo em caixas de sapatos especiais. Você pode usar as caixas em que foi vendido ou comprar caixas especiais. Recipientes de plástico funcionarão desde que tenham orifícios de ventilação. Se houver espaço suficiente para uma estante fechada, os sapatos também podem ser guardados lá.
As caixas podem ser guardadas embaixo da cama, no sofá ou no armário.
A principal condição é manter-se afastado de aquecedores e da luz solar. Mas as baixas temperaturas (abaixo de 14 graus) também não serão benéficas.
Os sapatos não devem ser guardados em espaços abertos, sótão, varanda sem aquecimento ou porão. Mudanças de temperatura, umidade e luz solar deformarão até mesmo o vapor limpo e preparado.
Se a caixa for de papelão grosso, tiver orifícios de ventilação e fechar bem, não deve ser jogada fora. E para que seja mais fácil encontrar o par certo quando chegar a estação, você pode escrever o nome do par na caixa.
Antes de colocar o par em uma caixa, ela é recheada com jornal e papel. Isso ajudará a evitar deformações e vincos. Os jornais podem ser substituídos por sacos de pano contendo sal ou refrigerante. Eles absorverão odores desagradáveis e protegerão contra a umidade. A caixa deve ser do tamanho certo para que o par não fique espremido e deformado.
Separadamente, cada bota ou sapato deve ser colocado em uma bolsa. Às vezes vem junto com os sapatos ou você mesmo pode costurá-lo. Se esta opção não for adequada, então meias velhas servirão em vez de uma bolsa. Sendo assim, o par não se arranhará.
Ao dobrar, certifique-se de que o salto não entre em contato com o resto do sapato. Uma leve sacudida da caixa e o calcanhar arranharão o material.
Botas com cano alto precisam de reforço adicional. Muitas vezes, nas lojas, os sapatos já possuem partes superiores de plástico ou espuma inseridas neles. Outra opção é guardar as botas penduradas nos armários.
Antes de embalar na caixa, os produtos envernizados podem ser tratados com uma fina camada de vaselina ou glicerina. O óleo de mamona não é adequado para superfícies envernizadas.
Insetos
As mariposas são um problema clássico em muitos apartamentos e casas. Ela pode se sentir atraída pelo casaco ou talvez pelo acabamento de pele em suas botas. A ventilação em caixas e áreas de armazenamento resolverá o problema das traças. E para maior confiabilidade, você pode colocar um algodão com duas gotas de óleo de lavanda em cada caixa. Além disso, as lojas vendem sprays, comprimidos ou placas especiais que protegem contra as traças.
As regras listadas para o cuidado e armazenamento de sapatos podem parecer complicadas. Mas se você limpar, arejar e secar regularmente os sapatos, não haverá problemas antes de guardá-los. E na próxima temporada você não terá que correr pelas lojas em busca de um bom par para o inverno.