Hoje é vendido um grande número de sapatos para todos os gostos, cores e bolsos. Escolher um novo casal não é apenas um processo emocionante, mas também responsável. Antes de comprar numa loja, estamos habituados a experimentar roupas novas, mas comprar numa loja online pode causar algumas dificuldades. Para evitar erros e não se decepcionar na compra, é importante saber o tamanho exato. Por este parâmetro assumimos o comprimento do pé, mas isso não é totalmente verdade. O tamanho do pé também inclui um parâmetro como completude. Denota seu volume na parte mais larga, ou seja, próximo ao osso do dedo do pé.
Qual parâmetro é a plenitude dos sapatos?
Este parâmetro corresponde à circunferência da perna, mas mais frequentemente você pode ouvir “bloqueio” ou “peito do pé”. Muitos compradores não pensam em medi-lo, já que para a maior parte da humanidade esse parâmetro é padrão. Aqueles com pés bastante volumosos ou, ao contrário, pés estreitos, raramente pensam nessa característica e compram sapatos alguns tamanhos maiores ou menores.Não é certo. Na melhor das hipóteses, isso pode levar ao aparecimento de calosidades e, na pior das hipóteses, à formação de caroços e protuberâncias nas articulações.
Como a completude é indicada?
Medindo sua perna na área mais larga, você pode determinar facilmente sua plenitude. Todos os volumes são claramente registrados:
- no sistema inglês a designação é alfabética: A, B, C, D, E, F. Além disso, existem mais 5 tamanhos menores - 2A, 3A, 4A, 5A, 6A, bem como 5 tamanhos crescentes - 2F, 3F , 4F, 5F, 6F. Via de regra, tais designações não podem ser encontradas em uma loja comum, mais frequentemente são feitas sob encomenda. A produção em massa inclui parâmetros básicos que variam de A a G/2F. Se na hora da compra você vir “2F” ou “G” na caixa, não se surpreenda, eles são do mesmo tamanho. O passo entre os valores é de 0,5 cm;
- no sistema europeu é adotada uma designação numérica, o passo é de 0,5 cm, a faixa de tamanho é designada de 1 a 8. O sistema francês é muito semelhante, mas os fabricantes iniciam suas séries com um tamanho um pouco maior, ou seja, 1 francês parâmetro corresponde a 3 europeus e depois em ordem crescente;
- O sistema russo tem uma característica distintiva - tabelas separadas são compiladas para representantes masculinos e femininos. O degrau é de 0,4 cm, a designação é digital, mas são 12 tamanhos seguidos. A diferença entre homens e mulheres é de 5 mm, portanto a 2ª fêmea corresponde ao 1º macho, a 3ª fêmea corresponde ao 2º macho.
Tabelas de completude
Em tabelas a plenitude do sapato corresponde não só à circunferência da perna, mas também ao comprimento do pé. Afinal, tendo o mesmo comprimento de pé, as pessoas podem ter volumes diferentes ou, ao contrário, com plenitude semelhante, comprimentos completamente diferentes.Pessoas com pés padrão podem se dar ao luxo de não medir o volume, pois se sentem confortáveis com qualquer calçado. O indicador 6 é considerado normal, médio. Os indicadores 2 a 5 caracterizam pés mais estreitos que a média. 7 e acima – mais largo que a média.
Mulheres:
Masculino:
Como determinar “seu” parâmetro?
É necessário determinar seu tamanho individual caso sinta algum desconforto ao usar e caminhar. Muito É importante fazer medições à noite, pois o pé fica um pouco maior à noite. O pé é medido com uma fita métrica na parte mais larga. Se você planeja usar sapatos com meia, é necessário calçá-los. Observe que é necessário medir cada perna, pois a simetria absoluta raramente é encontrada na natureza. O valor máximo deve ser selecionado.
Então, se você tem uma perna tamanho 38 e seu volume no ponto mais largo é 231 mm (23,1 cm), então você precisa encontrar o valor na tabela acima (se não estiver lá, então é aproximado) e redondo abaixo. Esta regra de arredondamento é obrigatória, pois os sapatos se desgastam e esticarão com o tempo. Para homens - tamanho 7 e para mulheres - tamanho 6.
Características de plenitude em calçados infantis
Os valores dos calçados infantis também estão definidos no GOST, mas atualmente esta tabela é muito difícil de ser seguida pelos fabricantes. O problema é as informações podem ser consideradas desatualizadas devido à pronunciada “maturação precoce”. Os jovens de hoje são claramente mais maduros do que os seus pares que viviam há cerca de 20 anos.
Fabricantes renomados já iniciaram suas próprias pesquisas nesta área, mas como o GOST é fixado para a execução de opções flexíveis, são utilizados acessórios que ajudam o calçado a “crescer” em diversos valores.São todos os tipos de velcro, zíperes e fechos de renda. Graças a eles, os pais podem ajustar facilmente o tamanho.
Diferenças na completude das tabelas americanas, europeias, russas e britânicas
A principal diferença entre as tabelas inglesa e americana e as europeias e russas é designar. Se nos países de língua inglesa for aceita uma designação de letra, em outros casos será usada uma designação digital.
Apesar da diferença aparentemente significativa, o sistema inglês ainda é um pouco semelhante à versão europeia. Os valores da tabela estão em ordem (como em ordem alfabética ou crescente). Entre todas as tabelas, os compradores têm um mal-entendido particular em relação à designação americana. Na América, uma designação simbólica é aceita.
Para mulheres:
- 4A (SS – super fino) – muito estreito;
- 3A (S – fino) – estreito;
- 2A (N -estreito) - um pouco menor que o padrão;
- B (M médio) - padrão;
- C (W wide) - um pouco maior que o padrão;
- D (2W largura dupla) - largo;
- E (3W triplo de largura) - muito amplo.
Para os homens, as designações mudam em 3 posições:
- A (SS) - muito estreito;
- B(S) - estreito;
- C (N) - um pouco menor que o padrão;
- D (M) - médio, padrão;
- E (W) - um pouco mais largo que o padrão;
- 2E (2W)—largo;
- 3E (3W) - muito amplo.
Tanto a opção principal quanto a opção apresentada entre colchetes são aceitáveis para uso.
Conhecendo as especificidades do tamanho do calçado, todos poderão encontrar um par adequado, mesmo que já tenham passado por enormes dificuldades.