O que são pregos?

Atletas iniciantes muitas vezes perdem a vontade de continuar treinando devido ao desconforto que o calçado errado pode gerar. Quem já começou a correr deve ficar atento aos picos.

O que são pregos?

espinhoOs Spikes são calçados esportivos especiais projetados para corrida. A sola está equipada com pontas para uma aderência confiável na superfície da esteira., com isso, os calçados não escorregam e o atleta não desperdiça energia.

Descrição do design do sapato

pontas brancasO desenho dos espigões depende do tipo de modalidade de atletismo a que se destinam.. Os tipos de tachas diferem entre si não apenas no peso, mas, antes de tudo, nas características da sola:

  • rigidez;
  • a presença de depreciação;
  • número, localização e rigidez dos espinhos.

Importante! Existem picos universais que podem ser usados ​​​​na fase inicial da prática esportiva. Caso já tenha sido escolhida uma especialização, é aconselhável adquirir picos concebidos para uma disciplina específica do atletismo.

Diferenças de tênis simples

picos de corridaOs tênis são calçados esportivos universais. Via de regra, são adquiridos por atletas amadores iniciantes que se preocupam principalmente com um estilo de vida saudável e planejam treinar em calçadas comuns.. Além disso, esses calçados podem ser considerados não apenas como equipamentos esportivos, mas também como um par confortável para o uso diário.

Quanto aos spikes, trata-se de calçados puramente especializados, projetados para determinados esportes.

As principais diferenças entre spikes e tênis:

  • o peso leve e o tamanho dos espigões permitem que as pernas não fiquem cansadas por muito tempo durante o treino;
  • especialização específica de determinados tipos de pinos;
  • maior conforto, conseguido pela presença de amortecimento, tachas e sola especial.

Importante! Os picos não se destinam a correr no asfalto!

Tipos de pregos

Existem diferentes tipos deste calçado desportivo, que são escolhidos em função da disciplina a que se destinam. Vejamos alguns deles com mais detalhes.

Para correr

para correrExistem diferenças significativas no design dos pinos para diferentes distâncias.

Os espigões Sprint para correr distâncias de até 400 m são os mais leves e têm a sola mais rígida - em calçados profissionais praticamente não dobram. Os espigões aqui estão localizados na parte frontal da sola, que é levantada, o que permite ao corredor não perder velocidade ao sair da esteira. Como o pé praticamente não cai completamente no chão durante esse tipo de corrida, não é necessária absorção de choques.

Em pontas para distâncias de 400 m a 1.500 m, a sola também é curvada para cima na região dos dedos, mas a curvatura é menos pronunciada. Há amortecimento na sola e é deslocado em direção ao calcanhar.A localização dos pinos difere dos modelos para distâncias curtas: eles estão localizados na parte interna, mais perto da ponta do pé, e nas laterais da sola, mais perto do meio.

Longas distâncias são percorridas em pontas com sola mais plana, macia e grossa. Uma placa rígida é inserida na biqueira e o piso é áspero na área do calcanhar para evitar escorregões na estrada.

Para pular

para pularEsses espigões têm diferenças significativas em relação aos espigões de corrida, e os degraus dos espigões são diferentes para saltos longos e altos. Se no primeiro, a principal tarefa dos fabricantes é proteger o pé do atleta na aterrissagem, para isso são reforçadas a parte do calcanhar e a absorção de choques no mesmo. Para saltos altos, os espigões são criados com uma sola flexível e poderosa e um piso com nervuras para um impulso mais forte no solo..

Para atletismo

para atletismoPara outras especializações do atletismo são produzidos spikes que levam em consideração as características do esporte.

Para pista de obstáculosPor exemplo, os espigões são feitos de malha para que a água que sai dos buracos seja imediatamente drenada dos sapatos. Além disso, os espigões da sola não possuem pontas afiadas para que não grudem em algum obstáculo que o atleta pise ao percorrer a distância.

Tênis para corrida de trilha e para a orientação é projetado para proteger o pé do atleta de danos causados ​​​​por pedras e paus, portanto tais modelos são produzidos com solas grossas e flexíveis com padrão de piso pronunciado. Os picos deste par são mais longos do que os da corrida em estádios.

Marcas mais populares

Apresentamos os mais populares.

Asics Hyper-MD

espinhoPicos de sprint que podem ser usados ​​como universais.Respondem aos menores movimentos e possuem boas características de absorção de choque, o que garante fácil repulsão da superfície.

Adidas R.L.H. cruzar

Projetado para corrida de média e longa distância e cross-country. Este modelo distingue-se por uma sola de borracha moldada e poderosos pinos substituíveis em aço. O cabedal é confeccionado em malha leve, o que proporciona aos pés excelente troca de ar e umidade. O alto nível de características de absorção de choque permite que estes picos sejam usados ​​em qualquer esporte onde são esperadas cargas de longo prazo.

Nike Zoom Vitória

Os picos de corrida modernos pesam apenas 93 gramas. Eles são feitos com fios ultrafortes que proporcionam um ajuste seguro enquanto mantêm a elasticidade geral do material. Tudo isso proporciona o máximo conforto ao atleta, permitindo que ele se concentre em suas conquistas.

Muzino

Vale a pena prestar atenção à empresa japonesa Muzino, que produz picos para diversas modalidades de atletismo. Entre as vantagens deste calçado estão a excelente absorção de choques, a sola de borracha flexível que proporciona excelente tração e o material superior “respirável”.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano