Defeitos nos sapatos

Comprar um novo par de sapatos sempre traz uma alegria especial. No entanto, o comprador pode ficar desapontado quando o defeito for descoberto. Pode aparecer tanto no primeiro dia quanto após algum tempo de uso.

Quais são os defeitos dos sapatos?

Existem 2 razões principais para a formação de defeitos nos calçados: violação das regras de operação e não conformidade com os padrões de produção.

a sola saiO uso do calçado depende diretamente do consumidor. As infrações por parte do consumidor consistem no fato de os calçados terem sido usados ​​​​de forma descuidada ou cuidados inadequados. Defeitos de natureza de fabricação são mais difíceis de determinar. Às vezes, eles ficam ocultos e só aparecem durante a operação. Os defeitos de fabricação incluem:

  • materiais de baixa qualidade;
  • não conformidade com diagramas de padrões;
  • irregularidade do tecido do forro;
  • vários parâmetros das mesmas peças;
  • montagem incorreta;
  • acabamentos e acessórios externos de baixa qualidade;
  • sola ou palmilha irregular;
  • violação de embalagem, transporte e armazenamento.

É importante destacar os danos que podem ser causados ​​tanto durante a operação quanto durante a produção:

  • rachaduras, vincos ou rasgos no material;
  • destruição da costura da linha;
  • a sola afastando-se da parte superior do sapato;
  • violação dos parâmetros externos do calcanhar.

Tais defeitos muitas vezes causam conflitos entre comprador e vendedor.

Por que eles aparecem?

Defeitos nos sapatosNo processo de corte das peças, são identificadas áreas defeituosas no material, que os artesãos evitam. Se, no entanto, material de baixa qualidade foi envolvido na obra e passou para a próxima etapa, durante o processo de fiscalização ele será rejeitado por alguma outra oficina. Mas Por coincidência, essas peças são raras, mas vão além do processo de pintura e depois da montagem.

Durante o processo de montagem, surgem defeitos devido a peças selecionadas incorretamente (ou seja, podem não caber no tamanho). O montador também pode não seguir as regras de tolerâncias de dobra, posição relativa das peças e escolha do passo do ponto.

A próxima etapa em que um erro pode ser cometido é conexão da sola e calcanhar com a parte superior do produto. Os mais evidentes são: não cumprimento dos espaçamentos e normas de fixação da sola, diferentes alturas de salto, pregos e parafusos torcidos ou salientes.

O não cumprimento das regras de transporte e armazenamento pode resultar em danos mecânicos externos. O armazenamento inadequado geralmente causa mofo ou manchas por fora e por dentro, bem como corrosão de elementos metálicos.

A influência dos defeitos no funcionamento e na aparência dos calçados

Todas as etapas da produção realizadas com violações podem causar defeitos de uso no futuro.

costura defeituosaA violação dos padrões na moldagem de blanks tem maior impacto nas características externas e no conforto do uso de calçados.. Os defeitos nas peças de trabalho incluem meias, gáspeas, botas, costas com altura e comprimento diferentes, bem como rigidez diferente. Devido ao uso de materiais de baixa qualidade ou por violação de normas no corte, podem ocorrer saliências, rugas, dobras e até rachaduras na superfície, e na parte interna podem ocorrer irregularidades e imprecisões no material do forro. Uma dobra na palmilha pode causar enorme desconforto ao caminhar.

Durante a operação, pode ser detectada má fixação do calcanhar e da sola e fixação de acessórios de baixa qualidade.

O que é um exame e como é realizado?

Pequenos defeitos podem ser corrigidos por conta própria, outros requerem o trabalho de um especialista. Caso seja constatado defeito em um novo par de calçados, é possível devolver ou trocar o produto. Para isso é necessário realizar um exame.

Importante! Um exame é um estudo realizado por um especialista qualificado. Durante este procedimento, não só o defeito pode ser determinado, mas também os motivos de sua ocorrência.

sapatoMuitas vezes, os serviços de tais especialistas são procurados para resolver situações de conflito. A verificação é realizada com base num pedido do comprador ou vendedor. Todas as atividades realizadas estão descritas em documentos normativos. Ambos os meios pares de sapatos são usados ​​para o estudo. A inspeção é feita pelo método organoléptico, ou seja, os calçados são examinados e apalpados.. Em seguida vem uma lupa, pinças e instrumentos básicos de medição. Durante o processo de pesquisa, é identificado o menos qualitativo, cujos dados constam do ato.

De acordo com a decisão tomada, o consumidor poderá exigir:

  • eliminar o defeito às custas do vendedor;
  • reduzir o preço com base na qualidade;
  • substitua os sapatos por um novo par;
  • reembolsar a compra.

É muito menos comum que se prove que a culpa é do consumidor. Neste caso, o vendedor não será responsabilizado.

O defeito pode ser invisível ao olhar inexperiente do comprador. Ao comprar, é importante não ter pressa e inspecionar completamente o item que você está comprando. Conhecendo os principais defeitos, você poderá escolher um par de qualidade e aproveitá-lo por muito tempo.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano