O que fazer se seus sapatos esfregarem?

Calos e calosidades acompanham o início da temporada primavera-verão. Às vezes parece que o pé, não acostumado a sapatos sem top, simplesmente se recusa a usar tênis, botas e sapatos. O que fazer neste caso e como levar uma vida normal se todo o pé estiver coberto de microtraumas? Você encontrará recomendações eficazes sobre o assunto neste artigo.

Por que os sapatos esfregam?

Compreender a causa raiz é útil porque ajuda a evitar a repetição da trama desagradável no futuro. As principais razões para o aparecimento de irritações:

  • o que fazer se seus sapatos esfregaremrigidez das peças do calçado;
  • características do material com que o par é costurado (pouco estiramento, áspero, duro);
  • tamanho de sapato pequeno;
  • tamanho de sapato grande;
  • pés despreparados para a transição das botas para os sapatos;
  • par selecionado incorretamente para levantamento;
  • características estruturais da perna (ossos salientes, calcanhares de formato incomum, pés chatos);
  • sudorese abundante (estamos falando das pernas);
  • os sapatos simplesmente não combinam com o design (por exemplo, as laterais são muito altas).

Problemas também podem surgir devido à falta de hábito. Por exemplo, isso acontece quando você conhece sandálias e chinelos de vime, nos quais a tira de conexão passa entre o dedão e o indicador. A pele simplesmente não havia sentido anteriormente a pressão característica na área indicada, portanto não estava preparada para isso e reagiu da melhor maneira que pôde.

Outra forma de “pegar” um calo é praticar atividades físicas raras, caminhando o dia todo. A pele dos pés, despreparada para o estresse, reagirá de forma extremamente acentuada a um evento tão fora do comum.

Como evitar o aparecimento de áreas problemáticas?

Prevenção é a melhor medicina. As medidas tomadas no seu âmbito afetam tanto os pés como os sapatos. Escolha um dos métodos apresentados para pernas e sapatos e repita várias vezes, a menos que as instruções indiquem o contrário.

Antes do início da temporada você precisa...

banhosOs pés ficam mais confortáveis ​​​​com botas devido às suas características de design. Botas, sapatos e sandálias são mantidos no lugar aplicando pressão em determinados pontos. Os locais que aplicam pressão - calcanhar, dedo do pé, gáspea, cinta - são os que esfregam com mais frequência. Portanto, preste a devida atenção às áreas do corpo que entram em contato com essas partes do calçado.

Para preparar os pés para o verão-primavera depois de “descansar” com botas, mime-se banhos com os seguintes componentes (escolha um):

  • camomila (mantenha por 20 minutos);
  • calêndula (manter por 30 minutos);
  • aveia (0,5 litros por bacia de água, pode-se adicionar uma colher de agulhas de pinheiro);
  • leite aquecido (litro para cada 3 litros de água, conservar meia hora);
  • óleos aromáticos (2 gotas de tea tree e bergamota, 3 gotas de lavanda, 10–15 ml de espuma de banho, 3 litros de água, um pouco de creme; manter por 15–20 minutos).

Depois do banho você precisa tratamento de pés: remover asperezas (não exagere, pois futuramente aparecerão feridas no local do dano), arrumar as unhas, massagear com óleo de girassol ou creme especializado. Ao final das manipulações, levante as pernas (coloque-as em alguma elevação) e permaneça nesta posição por algum tempo.

Atividades especificadas não deve ser de natureza única. Você precisa agir sistematicamente e por pelo menos uma semana, de preferência 2 a 3 semanas. Se você fizer isso, não apenas preparará as pernas para a temporada, mas também poderá reduzir a gravidade do inchaço e também arrumar o sistema linfático.

Que remédios ajudam?

esfrega sapatosPantenol, creme para bebês, Bepanten, que são vendidos em farmácias - excelentes soluções para amaciar e preparar os pés para a estação dos sapatos, sandálias. Você pode usá-los por um tempo ou pouco antes de experimentar sapatos novos. Logo neste contexto é o tempo necessário para a absorção completa.

Não se esqueça esparadrapo. Não ignore suas propriedades preventivas e funções protetoras: aplique-o antes de calçar sapatos ou tênis problemáticos, e não após o aparecimento de danos.

O que você pode fazer com sapatos?

Recomendações para uso popular e doméstico:

  1. Vodka ou álcool, esfregando. Umedeça o cotonete e limpe o interior do sapato. Preste muita atenção às áreas problemáticas - calcanhar, gáspea. Ao final do procedimento, coloque um par e ande com ele sem tirar por 1 a 2 horas. Se necessário, repita a manipulação no dia seguinte, mas não se empolgue muito. O álcool pode descolorir o material. Portanto, antes de usar o produto pela primeira vez, faça um teste em uma parte imperceptível do calçado.
  2. Óleo de castor.Têm um efeito suavizante e um efeito positivo tanto no calçado como na pele. Para atingir o objetivo, basta limpar várias vezes a parte interna do tênis ou sapato.
  3. Vodka ou álcool, amassar. Método semelhante à opção anterior, a única diferença é que após o processamento os sapatos ou botas deverão ser enxaguados com os dedos. Uma solução para quem comprou um par com paredes muito duras que cortam a perna.
  4. Martelo. Molhe a gaze, torça levemente e espalhe sobre os sapatos. Pegue um martelo e use-o para eliminar todas as áreas problemáticas. Após dupla exposição ao produto e à água, eles ficarão mais macios.
  5. Jornais. Molhe os jornais e preencha com eles toda a cavidade interna do sapato. Deixe assim durante a noite, retire pela manhã e experimente. O método é bom, mas é preciso lembrar que letras de folhas de jornal podem ficar impressas em pele clara. Além disso, você precisa garantir que os sapatos cheios de páginas molhadas não acabem em correntes de ar ou perto de dispositivos de aquecimento.
  6. Um saco de água e uma geladeira. Encha um saco resistente com água (não até o fim), amarre-o e verifique se o nó ou trava está bem apertado. Quando tiver certeza disso, coloque o saco no vapor e coloque-o no freezer. O benefício do método baseia-se no efeito expansivo da água quando ela endurece. O líquido irá congelar e pressionar as paredes, o que ampliará o espaço interno das botas ou sapatos.
  7. Óleo de girassol. Uma solução para quem tem os sapatos ásperos depois de passar o inverno no armário. Você precisa tratar a superfície do par e depois amassá-la com os dedos.
  8. Cerveja. O método destina-se principalmente a sapatos de camurça. É esfregado com uma bebida alcoólica, depois pressionado com os dedos e desgastado.

Se o material do produto ou seu acabamento não tolerar de forma alguma o contato direto com líquidos, então dê um “banho”. Enrole a nova caixa de pares por todos os lados com uma toalha úmida e deixe assim durante a noite. Pela manhã, o papelão ficará inutilizável, mas os sapatos ficarão menos ásperos e caberão melhor nos pés.

Meios especiais

A sabedoria popular é boa, mas a abordagem científica se distingue pelo efeito rápido e seguro. Em uma loja de calçados você pode encontrar:

  • calo no calcanharsprays que ajudam a desgastar os sapatos;
  • tiras de proteção para pernas;
  • palmilhas e inserções antiderrapantes.

O primeiro remédio é indicado para quem comprou sapatos estreitos na esperança de quebrá-los. Você pode potencializar o efeito do produto pré-aquecendo a cavidade interna do calçado. (aqueça com secador de cabelo e depois pulverize com spray). Após a aplicação, calce imediatamente os sapatos e ande um pouco pela casa com eles.

Importante! O spray não foi projetado para uso único, ou seja, o efeito do uso do spray torna-se perceptível de 2 a 4 vezes.

Tiras protetoras são aplicadas em áreas que podem esfregar. Geralmente é o calcanhar, a parte externa do polegar e do dedo mínimo, a linha superior da gáspea. Ao escolher onde aplicar as listras, leve em consideração sua experiência pessoal (lembre-se de onde você costuma ter calosidades) e o design de um par específico (sandálias de tecido costumam esfregar na frente e chinelos esfregam entre o dedão e o indicador) .

Importante! Para acelerar o processo de arrombamento, use um novo par sobre meias grossas. Eles permitirão suavizar rapidamente as paredes e aumentar o espaço interno do calçado, mas o objetivo será alcançado à custa do desconforto e, possivelmente, até do atrito.

As palmilhas antiderrapantes, por sua vez, vão ajudar quem, na esperança de evitar calosidades e desconfortos com o uso de sapatos de salto alto, comprou sapatos ou sandálias 0,5-1 tamanho maior. Não dá para ficar sem eles mesmo que o pé sue muito, fazendo com que escorregue na palmilha e se machuque nas paredes do sapato.

A farmácia vende outro remédio interessante contra calosidades - lápis anti-calos. Esta é uma preparação sólida muito compacta para uso externo. Contém componentes nutritivos, suavizantes e às vezes anti-sépticos. Aplica-se facilmente, não deixa marcas nem em sapatos aveludados e não cheira.

Importante! Os lápis das marcas Medifit e Compeed provaram ser os melhores.

Alguns medicamentos deste grupo são adequados não só para a prevenção de formações calosas, mas também para o seu tratamento. No entanto, a maioria deles ainda tem uma finalidade restrita e não deve ser usada em tecidos danificados.

O que fazer se os sapatos já estiverem esfregados?

Primeiro você precisa desinfetar e secar um pouco a ferida. Para tanto, utiliza-se peróxido de hidrogênio, verde brilhante, iodo ou furacilina. Você também pode recorrer a uma solução fraca de permanganato de potássio (a cor deve ser rosa suave, insaturada). Às vezes, infusão de camomila, óleo de espinheiro e folhas de calêndula certificadas são usadas como agente curativo e calmante (preparar por 20 minutos).

Importante! As ervas são usadas de várias maneiras. Algumas pessoas enxugam a ferida com tinturas, outras tomam banho (15 minutos, desde que nunca tenha se manifestado alergia a fitoterápicos).

lápis de caloSe o calo não estourou, mas está muito inchado, é melhor furá-lo. A punção é realizada com agulha cuidadosamente processada (é melhor levar uma nova, colocada em embalagem de seringa estéril).Após a lesão da formação, o exsudato deve ser retirado dela, e assim será possível neutralizar e secar a ferida.

Não é recomendado selar o dano imediatamente após o tratamento. É necessário garantir um fluxo de ar para o calo rompido, por isso o período de recuperação será mais rápido e a probabilidade de a área friccionada começar a molhar durante a cicatrização será reduzida.

Somente após 2–3 horas a partir do momento da desinfecção a ferida pode ser tratada com um agente cicatrizante cuidadoso. Pomadas e sprays recomendados para uso:

  • Pantenol, D-pantenol, Pantenol-Teva (disponível na forma de pomada e spray);
  • Salvador (bálsamo e pomada);
  • Levomekol (pomada);
  • Solcoseryl (toda uma série de medicamentos na forma de spray, líquido desinfetante e pomada);
  • Bepanten (gel e pomada);
  • Pomada metirulante.

Importante! Pantenol e Bepanten podem ser usados ​​com segurança na pele das crianças.

Algumas pomadas deixam a ferida aberta, enquanto outras requerem curativo ou gesso. O produto em si é usado pontualmente; não há necessidade de esfregá-lo na área esfregada.

Se você tiver problemas com sapatos novos ou desconfortáveis ​​​​na estrada, guardanapos especiais (compre-os com antecedência na farmácia) ou medicamentos anti-milho (por exemplo, Lápis Lapis) virão em seu socorro.. Como último recurso, você pode recorrer à banana e ao ovo cozido. A medicina tradicional diz que o primeiro é mantido no pé até aparecerem sinais de ressecamento da folha, e com a ajuda do segundo faz aplicações medicinais: separar o filme da parede da casca, aplicar sobre o calo, e fixe com gesso. O “curativo” é removido após 4–6 horas. Após removê-lo, a área esfregada deverá ser desinfetada.

O que posso fazer para evitar que os sapatos comprados esfreguem nos calosidades?

Para começar, vale entender que milagres não acontecem: os sapatos são usados ​​apenas na largura, mas não no comprimento. Portanto se o problema não está tanto na estreiteza do par, mas no tamanho inadequado, então você não conseguirá separá-lo, mesmo que recorra alternadamente a todos os hacks existentes sobre o assunto. Se o desconforto for causado precisamente por paredes duras, tente um dos métodos de amolecimento descritos abaixo.

Como distribuí-lo?

quebrando sapatosMuitas vezes você pode ouvir recomendações para “levar um par novo de assalto”, ou seja, usá-lo em casa no fim de semana e não tirá-lo o dia todo, ou pelo menos à noite. Na verdade, o desgaste prolongado não levará a nada de bom. Você precisa calçar os sapatos gradualmente, 2 horas por vez, durante vários dias.. Também é muito importante preparar-se adequadamente para colocá-lo pela primeira vez.

Para garantir que tudo corra bem, aplique fita adesiva em todas as áreas sensíveis da pele. É fácil identificá-los, basta lembrar os locais onde os calos aparecem com mais frequência. Normalmente é o calcanhar, a área acima dele (o ponto onde termina o calcanhar), o dedão e o dedinho do pé. Será útil levar em consideração as características de design de um par específico. Se, por exemplo, ela anda com o nariz aberto, prenda as pontas dos dedos com fita adesiva.

Ao usar os sapatos pela primeira vez coloque algo de náilon nos pés – meias ou collants. O material tem propriedade de aperto, “pega” o pé e fica mais fácil no espaço muito limitado do calçado.

Importante! À medida que for desgastando, você pode descartar a meia-calça, mas isso não acontecerá no primeiro ou mesmo no segundo dia de uso.

Depois de andar um pouco com os sapatos, tire-os até amanhã e examine cuidadosamente os pés. A condição deles lhe dirá onde amanhã você precisará colar o esparadrapo. Se depois de vários acessórios o assunto ainda não avançar, lubrifique todas as áreas problemáticas com sabão ou uma vela (faça isso por vários dias seguidos). Além dos remédios caseiros para esticar os sapatos, também existem os comprados em lojas (procure nos departamentos de calçados).

Não se desespere se todas as tentativas de disseminação fracassarem e mesmo o uso de meios adicionais não ajudar. Pegue o par com problema, leve-o a uma oficina e peça a um especialista para alargar os sapatos que são muito estreitos.

Como escolher o calçado certo para evitar bolhas no futuro?

Recomendações para ajudar a evitar problemas com calosidades:

  1. pano de fundoAnde com sapatos à tarde. A esta hora do dia já se fazem sentir as alterações típicas das pernas, seja inchaço ou dor.
  2. Avalie adequadamente suas capacidades e saúde. Se os seus pés incham e ficam muito cansados ​​​​à noite, não deve escolher modelos estreitos com salto máximo. Se o peito do pé for alto, os sapatos, que terminam na parte superior quase imediatamente após os dedos dos pés, irão esfregar.
  3. Compre sapatos que caibam.
  4. Sempre experimente os sapatos antes de comprar. Não apenas coloque o pé no sapato, mas também pise nele, ande e tente tirar e calçar várias vezes. Os tênis esportivos e os tênis são verificados adicionalmente quanto à flexibilidade da sola (fique na ponta do pé e depois transfira o peso para o calcanhar, depois para a esquerda e depois para a borda direita).
  5. Durante a adaptação ouça seus sentimentos. Não acredite que um determinado par irá esticar significativamente, mas você mesmo usará meias de náilon e, devido a elas, o tamanho de suas pernas diminuirá misticamente em 1-1,5.
  6. Couro genuíno e camurça esticam, mas não adianta confiar nessa qualidade.Na melhor das hipóteses, o par ficará um pouco mais solto na perna, sua largura aumentará um pouco, mas o comprimento permanecerá o mesmo. O máximo que você pode ganhar é 0,5 tamanhos. Em que materiais artificiais desgastam-se ainda mais. Em vez disso, eles simplesmente rasgam.
  7. Não compre um par para crescer. Um pé mal fixado e deslizando na palmilha irá irritar quase mais rápido do que um pé fortemente pressionado pelas paredes do sapato. Se você não resistiu e comprou sapatos excessivamente grandes, pode contornar o problema usando fita dupla-face. Eles literalmente colam o pé nos sapatos ou sandálias.

Críticas e comentários
E Irina:

Obrigado, artigo muito útil e necessário

Materiais

Cortinas

Pano