O sistema de termorregulação de uma pessoa saudável pode ser considerado perfeito. O odor desagradável do suor não acompanha o processo de sua secreção, mas aparece posteriormente e é sinal de reprodução ativa de organismos patogênicos. É por isso que os medicamentos destinados a resolver um problema delicado têm propriedades anti-sépticas. Entre os produtos que destroem especificamente bactérias e fungos na pele, destaca-se o Formidron.
O que é Formidron?
Esse medicamento de ação combinada na forma de solução para uso externo. O líquido é incolor, não mancha roupas e sapatos, não altera a tonalidade e possui odor agradável e persistente. Embalado em frascos escurecidos, que por sua vez são acondicionados em caixas de papelão. O produto é vendido em farmácias, não sendo necessária receita médica para compra.
A droga Formidron tem propriedades desinfetantes e desodorizantes. Sua composição é representada por 2 antissépticos fortes - álcool e formaldeído (metanal). O último componente é ativo contra os seguintes microrganismos que representam vários graus de ameaça aos pés humanos:
- fungos mofados e semelhantes a leveduras;
- bactérias gram-negativas;
- bactérias gram-positivas.
Formidron prescrito no tratamento e prevenção de algumas lesões cutâneas fúngicas, mas não na fase inflamatória. Também pode ser utilizado para reduzir a transpiração, bem como para eliminar fenômenos que acompanham o processo, inclusive odores desagradáveis.
Como o Formidron atua contra odores desagradáveis?
A eficácia do produto é determinada pela sua composição. Todos os três principais componentes ativos resolvem especificamente o problema, mas abordam o problema de diferentes ângulos. Suas ações:
- o etanol e o formaldeído desinfetam, inibem e matam microorganismos e impedem sua reprodução ativa;
- a colônia elimina os odores que emanam dos próprios pés e do álcool com formaldeído;
- o formaldeído inibe a secreção das glândulas sudoríparas.
Importante! Devido à eficácia de cada componente individual, o medicamento permite obter melhorias significativas após o primeiro uso. Se necessário, o procedimento pode ser repetido.
Como usar Formidron corretamente para chulé?
É preciso fazer procedimentos de higiene, deixar a pele secar e só então recorrer ao produto. É aplicado de forma diferente em diferentes partes do pé.. A área entre os dedos dos pés é limpa com um cotonete umedecido uma vez por dia durante 2-3 dias, sem necessidade de enxágue. A sola é processada uma vez. Após a aplicação, espere 20–30 minutos e depois lave os resíduos com água morna. Depois use um creme nutritivo.
Importante! Em média, um tratamento dura de 7 a 12 dias. Então o cheiro retorna. Para potencializar o efeito, você deve tratar não só as pernas, mas também outras áreas suadas: palmas das mãos, axilas. O medicamento não deve entrar em contato com a face ou mucosas.
Como eles deveriam tratar os sapatos?
Antes de aplicar, você deve lavar bem os sapatos. Depois deixa-se secar e depois começam a tratar com o produto. O procedimento é realizado da seguinte forma:
- as palmilhas são removidas;
- molhe um algodão com o preparado;
- as palmilhas são processadas em ambos os lados;
- limpa-se a cavidade interna do sapato (é dada muita atenção às áreas problemáticas - juntas, costuras; por serem de difícil acesso, tornam-se um excelente refúgio para germes);
- o par tratado é embalado em saco lacrado (as palmilhas não são devolvidas ao calçado, bastando colocá-las no mesmo saco);
- espere 1–2 dias;
- o casal é retirado da bolsa e ventilado por várias horas;
- devolva as palmilhas ao seu lugar.
- Você pode calçar sapatos tratados com Formidron somente após ventilação completa. Este método também é adequado para cuidados preliminares antes de guardar os sapatos no armário até a próxima temporada.
Importante! Use luvas. Ao realizar o processamento, não economize dinheiro. Ele evapora rapidamente, então molhe e troque as almofadas de algodão com frequência.
Medidas de precaução
Quando usado topicamente, o Formidron não penetra na corrente sanguínea e não representa uma ameaça aos órgãos, mas seu uso internamente leva a danos aos sistemas nervoso, visual e reprodutivo. Possíveis complicações:
- conjuntivite;
- náusea, vômito com sangue, diarréia;
- edema laríngeo, edema pulmonar, parada respiratória;
- ataques de pânico, convulsões, tonturas, problemas de identificação no espaço.
Para evitar a entrada do produto, uma série de medidas devem ser tomadas e algumas de suas características devem ser levadas em consideração:
- o medicamento tende a se acumular sob as unhas, por isso é melhor fazer o processamento com luvas;
- O medicamento não deve ser aplicado na pele danificada, pois entrará na corrente sanguínea através da ferida;
- Não é possível tratar calosidades com ele, pois elas podem estourar a qualquer momento e, assim, dar ao Formidron acesso aos órgãos internos.
Ao tratar com o medicamento, você deve ter cautela e moderação; não deve usá-lo com muita frequência ou ativamente. Com o uso prolongado e descontrolado, a pele da área tratada fica seca e começa a descamar. Os sintomas não requerem tratamento e desaparecem por conta própria após a interrupção do Formidron.
Além disso, não se deve excluir a possibilidade de uma resposta imunológica inadequada às substâncias incluídas na composição. O formaldeído pertence ao grupo dos conservantes e, portanto, as alergias a ele ocorrem com bastante frequência.
Importante! Para reduzir as consequências de uma reação alérgica ao medicamento, antes de cada uso, aplique primeiro o líquido em uma pequena área, espere 20-30 minutos e só então proceda ao tratamento completo do pé.
Existem contra-indicações para seu uso?
O medicamento não é prescrito para crianças e adolescentes menores de 16 anos porque não passou nos testes necessários. Eles simplesmente não foram executados. O fato de sua ausência não deve ser considerado pelos pais como argumento para o uso do medicamento em seus filhos, uma vez que o formaldeído não é um composto químico absolutamente seguro e raramente tem uso permitido em pediatria.
Importante! As instruções oficiais não proíbem o uso do medicamento por gestantes, mas faz sentido consultar um médico sobre o assunto antes de decidir tratar os pés.
Formidron também está contra-indicado em processos inflamatórios da pele das extremidades inferiores. Não é aplicado em feridas, abscessos, calosidades e calosidades.. A presença de descamação e ressecamento intenso na área tratada é um sério inconveniente ao uso do medicamento, assim como a presença de reação alérgica a qualquer componente da composição.
Prazo: o primeiro dia após o barbear. A regra é relevante para quem vai abordar o problema da sudorese de forma abrangente e passar a usar o medicamento Formidron, inclusive na região das axilas.