Requisitos higiênicos para sapatos

Os sapatos estão sujeitos a requisitos de higiene para que sejam o mais confortáveis ​​possível, resistentes ao desgaste e não prejudiquem a saúde. Você encontrará uma lista dessas condições em nosso artigo.

Requisitos higiênicos para sapatos

Sapatos confortáveis ​​são um componente importante não apenas para uma bela marcha, mas também para pés saudáveis. Deve atender aos requisitos de higiene para evitar esforços mecânicos, umidade ou exposição ao frio.

Conformidade com a temporada, condições de trabalho e clima

de tênisEm suma, então os sapatos devem corresponder ao local onde você os usa, às condições climáticas e à estação do ano. Dependendo do local de trabalho, é necessário usar modelos que sejam adequados e que cumpram o código de vestimenta aceito. Mas os pré-requisitos são maciez, elasticidade, leveza e resistência do calçado. Deve ser confortável de usar.

No inverno, o melhor é optar por produtos de couro com forro de pele. Recomenda-se escolher uma sola grossa.No verão, é aconselhável usar calçados leves, abertos e bem ventilados. Se o clima for muito quente, deve-se optar por modelos com sola grossa. Isso é necessário para evitar o superaquecimento dos pés. O material recomendado é têxtil, mas qualquer coisa com alta respirabilidade serve.

Força superior e leveza

Os modelos leves são uma excelente opção para a primavera, verão e início do outono. É melhor comprar um top com boa ventilação feito de materiais leves.. Escolha uma sola entre:

  • EVA, que possui boa absorção de choques;
  • tunit, que possui boa resistência e leveza.

Proteção térmica da sola

A sola é o que você precisa prestar atenção antes de tudo, pois é graças a ela que o calçado nos serve por muito tempo. Sua propriedade importante é a proteção térmica. Vale a pena considerar os materiais com os quais é feito e fazer uma escolha com base neles:

  • feito de poliuretano;
  • feito de elastômero termoplástico;
  • feito de borracha termoplástica.

Uma excelente opção são as botas de feltro, principalmente em condições de geadas severas. Protegem bem do frio e pesam um pouco, mas com o tempo podem deformar o pé devido à dificuldade de mobilidade.

Condições corretas de temperatura e umidade

A melhor escolha são os artigos de couro. O couro em si é uma membrana natural, então seus pés respirarão bem com esses sapatos. Os modelos mantêm o equilíbrio entre temperatura e umidade, mas exigem cuidados constantes.

Vale lembrar! Os pés não devem suar com nenhum calçado. Eles devem estar quentes, mas não quentes.

Impermeabilidade à água e à umidade

requisitos higiênicos para sapatosPara evitar doenças, é importante manter sempre os pés aquecidos. Em climas frios e úmidos isso é difícil, então preste atenção aos sapatos com as seguintes solas:

  • feito de cloreto de polivinila;
  • borracha termoplástica.

Os pescadores, os trabalhadores da indústria da carne e dos lacticínios e outras indústrias similares devem prestar especial atenção a estes modelos.

Importante! Sapatos de madeira ou compensado são uma má opção.

Resistência à deformação

Para garantir que os seus sapatos durem o máximo possível, o melhor é optar por produtos confeccionados com materiais naturais. A sola é a base do produto, então preste atenção nela também. Recomenda-se TPU ou elastômero termoplástico.

Conformidade com tamanhos

Para evitar problemas de circulação sanguínea e mobilidade articular, é necessário usar calçados um pouco maiores que o tamanho original.

Modelos muito apertados e estreitos são contra-indicados, pois podem causar deformações.. Recomenda-se comprar produtos 10–15 mm mais longos e mais largos que o pé. Aumenta na época da puberdade - nas meninas de 11 a 12 anos e nos meninos de 13 a 14 anos. Nesse período, é importante trocar de calçado com mais frequência. Mas aos 15-16 anos para as meninas e aos 17-18 anos para os meninos, o pé para de crescer e o tamanho se estabiliza.

O calcanhar direito

botas masculinasMesmo que os sapatos não sejam destinados ao exterior, deve ser com salto. Na sua ausência, será difícil rolar o pé durante o movimento, o que levará à rápida fadiga muscular.

Outra desvantagem dos produtos sem salto (assim como daqueles que são simplesmente muito soltos) é risco aumentado de desenvolver pés chatos (o arco do pé diminui ou desaparece completamente). Isso está repleto de deterioração da postura, o que, por sua vez, leva a deformidades da coluna vertebral. Pequenas hemorragias ocorrem no cérebro, causando dores de cabeça e perda de força.

É por isso Você não deve comprar para seu filho ou usar sapatos sem salto, acreditando que é melhor para a saúde.Além da função prejudicada de absorção de choque do pé, outras doenças podem ocorrer.

Se a criança tiver menos de 6 anos, a altura permitida do salto é de 0,8 cm. Na idade de 6 a 10 anos - 1 a 2 cm, e para crianças em idade escolar mais velhas é permitido 2 a 3 cm.

Importante! Aos 17-18 anos, a altura permitida do salto não deve ultrapassar 4 cm, caso contrário há risco de saúde devido ao fato do centro de gravidade do corpo se deslocar para a frente, atrapalhando a marcha adequada. Como resultado disso, a marcha torna-se difícil (devido à falta de estabilidade), os músculos ficam muito tensos e os dedos dos pés ficam comprimidos no dedo do pé. Como resultado, parte do pé aumenta e fica mais densa, os dedos ficam deformados e as unhas ficam encravadas.

Os adultos também não são recomendados a usar salto alto pelos mesmos motivos.

Quais são as consequências de quebrar as regras?

Se você usar sapatos desconfortáveis ​​feitos de materiais de baixa qualidade, a deformação dos pés será inevitável. Lista de consequências:

  • têniso aparecimento de calosidades, hematomas;
  • deformação das partes moles do pé, após a qual a estrutura dos ossos muda;
  • unhas encravadas;
  • distúrbios circulatórios;
  • aumento da sudorese dos pés;
  • pé chato.

Importante! Devido à circulação sanguínea prejudicada, a temperatura das pernas diminui. A consequência é o risco de pegar resfriado.

Sutilezas de requisitos para calçados infantis

Os pés das crianças estão em constante crescimento, portanto, para evitar deformidades nos pés, você deve prestar atenção a detalhes adicionais:

  • sapatos infantisem relação ao pé, o comprimento da palmilha deve ser 10 mm maior;
  • um contraforte estável do calcanhar é uma condição importante para garantir a estabilidade do calcanhar;
  • fixação simples e fácil de ajustar;
  • O melhor é optar por materiais naturais;
  • salto baixo para que a carga seja distribuída de maneira uniforme;
  • é necessário modelar a palmilha nos planos horizontal e vertical.

Certifique-se de usar sapatos não apenas bonitos, mas também confortáveis. Assim você prolonga a vida útil do modelo selecionado e mantém sua saúde!

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano