A maioria de nós aprendeu desde a infância que os sapatos devem estar perfeitamente limpos. Ela precisa ser cuidada. Isto é o que nossos pais nos ensinaram. Mas agora você pode esquecer, porque por instigação das marcas de moda, os tênis com efeito de desgaste e camada de poeira se popularizaram.
Sapatos sujos - uma nova tendência?!
Toda a história dos tênis e tênis “sujos” começou com a marca Golden Goose. Todos os anos eles desenvolvem novos e novos modelos que parecem cada vez mais velhos e surrados. Nesta temporada, a Golden Goose lançou tênis com efeito de gotas e gotas de cola.
Como esse efeito foi aprovado pelos consumidores, outros fabricantes aderiram à tendência da moda. As primeiras a abraçar a tendência foram Vetements, Gucci e Balenciaga.
Referência! A essência desse fenômeno é que os designers decidiram “do nada”. Afinal, para muitos, o tênis branco se tornou uma espécie de item de culto. Eles foram retirados da caixa, limpos após cada caminhada, e procuraram preservá-los o máximo possível e não se sujarem.Por isso, os designers decidiram ridicularizar dessa forma esse pedantismo em relação aos sapatos brancos.
A ideia veio de Hedi Slimane, que em um desfile de moda em 2016 vestiu suas modelos com peças de moda, complementadas com tênis sujos. Mais precisamente, eles não estavam sujos, mas poluídos artificialmente. Mas naquela época eles não receberam a devida atenção do público. Só um ano depois, quando a Golden Goose se ofereceu para comprar tênis “velhos” com arranhões, buracos e cadarços manchados por US$ 600, é que o público percebeu que se tratava de uma nova tendência.
E então continuou e continuou.
Cada vez mais casas de moda aderiram a esta tendência.
Importante! Essa nova tendência de peças old school passou dos sapatos para os jeans. Afinal, a moda moderna está tão longe de preconceitos diversos que tolera qualquer inovação. E ele pode transformar isso em uma tendência moderna.
Quem já produz tênis “sujos” da moda
A primeira a decidir brincar não só com estilo, cor, material e forma, mas também com pureza, foi a marca de moda Golden Goose. Foram eles que primeiro tentaram torná-lo um culto, há três anos. Não saiu imediatamente, mas apenas um ano depois. Seus tênis brancos com efeito desgastado foram inicialmente recebidos com indiferença. Mas a apresentação repetida causou sensação.
O segundo colocado foi Saint Laurent. Na primavera de 2016, suas modelos desfilaram com tênis brancos com cadarços puídos e sujos. E nos próprios sapatos havia arranhões que os faziam parecer visualmente gastos.
Literalmente seis meses depois, em 2017, Demna Gvasalia também vestiu suas modelos com tênis brancos da velha escola. Este estilista nascido na Geórgia criou sua própria marca, Vetements, e também cria coleções como diretor criativo da casa Balenciaga.Suas roupas são combinadas com sapatos exclusivos das duas marcas. Seus tênis parecem ter passado por um moedor de carne.
Seguindo o diretor criativo de moda, a tendência “destrua esses tênis” foi retomada por John Galliano, que chefiava a grife Martin Margiela.
Em 2018, Alexander Michele, representando a marca Gucci, também incluiu sapatos “sujos” em seu desfile. Além disso, combinou com o que há de mais inusitado - uma camisa clássica, uma coroa de louros dourada e shorts curtos com meias altas.
Às vezes parece que o mundo da moda não conhece fronteiras. E se parece que os consumidores e seguidores da moda já viram de tudo, então os designers ainda conseguem surpreender-nos e maravilhar-nos.