Como guardar sapatos adequadamente: dicas e truques

A mudança das estações obriga as pessoas, assim como as plantas e algumas espécies de animais, a mudar sua aparência de inverno para uma de verão mais leve e vice-versa. Com a chegada do tão esperado calor, cada pessoa se depara com a necessidade urgente de enviar botas quentes para armazenamento, e nem sempre esse problema pode ser resolvido na primeira vez.

Não há lugar para guardar sapatos

Preparação de sapatos para armazenamento: inspeção, classificação, limpeza.

Antes de enviar botas ou tênis quentinhos para o inverno ou embalar sapatos leves e sandálias até o próximo verão, eles devem estar preparados de uma determinada forma:

  1. Substitua os saltos e bainhas desgastados ou cole as costuras soltas.
  2. Lave bem a sola e a parte frontal.
  3. Use palmilhas elétricas especiais para secar botas ou tênis pré-limpos. Se isso não for feito, mesmo os sapatos aparentemente secos podem ficar mofados por dentro e apresentar manchas desagradáveis ​​por fora.
  4. Sapatos lavados e secos de couro natural ou artificial devem ser lubrificados com cremes especiais para cuidado e proteção. Camurça e nobuk devem ser tratados com tinturas especiais que irão restaurar e preservar a cor por muito tempo.
  5. Antes do armazenamento, recomenda-se tratar a superfície interna dos modelos fechados com compostos antibacterianos especiais, que são vendidos em sapatarias.

Preparação para armazenamento

Organizando o armazenamento adequado de sapatos:

Para qualquer tipo de calçado, dependendo da época a que pertence, dos materiais de que é feito e da frequência de utilização, pode aplicar diferentes técnicas e truques de armazenamento diário e sazonal. Os seguintes segredos de armazenamento merecem atenção:

Sapatos sazonais

As botas de inverno são melhor armazenadas em recipientes que permitem a passagem do ar. Isso evitará a formação de mofo e bolor por dentro e por fora. Tênis e sapatos armazenados por mais de 2 a 3 meses devem ser bem recheados com papel higiênico ou sem ácido, o que ajudará a manter sua forma. O papel de jornal não é adequado para esses fins, pois pode imprimir em pele clara e descolorir materiais naturais e artificiais brilhantes.

Os sapatos de inverno e verão devem ser armazenados em temperatura ambiente. Numa varanda aberta e fria, numa garagem ou sob luz solar direta, mesmo o mais durável e de alta qualidade ficará rapidamente inutilizável.
Organizadores transparentes

Sapatos casuais

O armazenamento adequado de tênis e sapatos de uso diário também é de grande importância. É necessário fornecer acesso conveniente aos modelos mais utilizados e dividi-los por “clima”. Além disso, por conveniência, é necessário classificar os sapatos por “membros da família”.

Seria melhor reservar um lugar separado no armário ou uma prateleira em uma sapateira aberta separadamente para calçados adultos e infantis. Não se esqueça de um local separado para sapatos sujos e para sandálias ou sapatos já lavados e limpos. Isso não apenas permitirá que você mantenha a ordem no corredor, mas também deixará claro quais outras coisas ainda não foram feitas.

Armazenando botas de rua

Sapatos feitos de materiais diferentes

Sabe-se que o pelo natural, se não for ventilado e seco, pode adquirir um odor desagradável, do qual será extremamente difícil se livrar. Portanto, ao enviar botas e botas de pele para o inverno, é preciso garantir que elas tenham acesso constante ao ar. Uma boa ventilação em caixas e recipientes com material “natural” também salvará os pelos das traças. Como medidas adicionais de proteção contra essas borboletas onipresentes, você pode usar armadilhas e comprimidos especiais.

Botas de cano alto feitas de verniz e nobuck requerem atenção especial durante o armazenamento sazonal e diário. Para evitar que produtos caros feitos de materiais naturais e caprichosos se deformem, é necessário adquirir espaçadores e moldes especiais para preservar o formato da bota e da biqueira.
Prateleira para botas

Ideias sobre onde guardar sapatos

As donas de casa que amam a ordem nunca se permitirão jogar tudo na mesma bolsa e jogá-la na varanda ou no armário. Eles sabem que a melhor maneira de guardar sapatos não utilizados é:

Em caixas

A caixa de fábrica, se não estiver rasgada ou deformada, não deve ser jogada fora. Pode ser um excelente recipiente para guardar posteriormente sapatos não utilizados. As vantagens inegáveis ​​​​de seu uso incluem:

  • garantir o nível necessário de umidade e proteção da luz;
  • conformidade com tamanhos e alturas de calçados;
  • o fato de que você não precisa pagar por isso.

Entre os aspectos negativos do uso estão:

  • É bastante difícil encontrar caixas que combinem entre si em tamanho e altura, o que dificulta o processo de organização do espaço de arrumação no armário;
  • Uma caixa que se desgasta com o tempo pode se tornar uma fonte de poeira e detritos.

Conselho! Para facilitar a navegação entre as inúmeras caixas de sapatos de papelão, você pode colar em cada uma delas uma foto do par nela guardado ou escrever uma inscrição com uma caneta.

Fotos nas caixas

No armário

Ter um armário de sapatos separado em seu arsenal de móveis simplifica muito o armazenamento sazonal e diário de sapatos para toda a família. Se você tem um armário ou cômoda, não há necessidade de caixas - tênis ou chinelos podem ser cuidadosamente arrumados e colocados em uma gaveta. Botas longas acima do joelho podem ser penduradas no armário em cabides especiais com fechos macios, o que evitará vincos e deformações em peças de moda feitas de couro genuíno, verniz ou camurça.

Se não houver armário separado, você pode encontrar espaço em um grande closet ou guarda-roupa. Uma seção especialmente designada no mezanino ou uma caixa pode combinar as funções de armazenamento sazonal e diário. Basta afastar o que não se usa agora e colocar na primeira linha o que é mais relevante.
Sapateira conveniente

Nas prateleiras

Prateleiras abertas em closets e armários grandes podem ser ótimos lugares para expor sapatos. Sapatos de grife bem lavados e bem cuidados, dispostos em fileiras iguais, podem decorar o camarim de qualquer fashionista e ao mesmo tempo causar muitos problemas.

A poeira e a luz podem atingir botas, sapatos ou sapatilhas localizadas em prateleiras abertas, o que reduzirá significativamente sua aparência.Sacos especiais nos quais você pode embalar qualquer modelo irão ajudá-lo a evitar isso. Feitos com “tecidos respiráveis” especiais, eles protegem suas botas favoritas do desbotamento e ajudam a economizar mais espaço. Os sacos são fáceis de lavar e guardar quando dobrados, pois não ocupam muito espaço. Embora prejudiquem um pouco a aparência geral do camarim, permitem que os sapatos permaneçam apresentáveis ​​por mais tempo.

Conselho! Sacolas têxteis estão incluídas na maioria dos modelos; você pode encontrá-las na caixa.

Prateleiras no corredor

Nos organizadores

Organizadores de plástico podem ser adquiridos em qualquer loja de ferragens. Eles são amplamente utilizados na vida cotidiana para armazenar produtos alimentícios, pequenos itens essenciais e produtos químicos domésticos. Caixas plásticas transparentes também podem ser usadas para sapatos.

Para isso, é necessário adquirir caixas plásticas de tamanho adequado e embalar nelas os sapatos lavados. A única coisa que precisa ser feita com antecedência é fazer vários pequenos furos nas paredes ou na tampa que permitirão que o ar circule livremente.

Conselho! Para deixar os recipientes mais arrumados, você pode cobrir o interior com papel ou restos de papel de parede.

Cestos de vime

Soluções não padronizadas interessantes

Você pode diversificar um interior chato e ao mesmo tempo organizar o armazenamento de sapatos não utilizados usando:

  • cestos de vime empilhados uns sobre os outros onde são colocadas botas, sandálias ou mocassins;
  • tubos de plástico cortados em pequenos fragmentos, que podem ser colocados em forma de favo de mel em uma prateleira baixa. Essa sapateira pode ser uma excelente decoração para o corredor;
  • organizadores de tecido pendurados em portas de armários e guarda-roupas, em cujos bolsos você pode colocar sapatinhos, chinelos ou pantufas;
  • baldes de plástico pintados em cores claras e alegres podem ser um excelente local para guardar calçados infantis, podendo ser colocados na varanda ou em um grande corredor;
  • Para os amantes de sapatos vintage caros, cômodas com prateleiras transparentes e portas que abrem uma visão geral do que está dentro são adequadas para guardar modelos colecionáveis.

 

Otomano com compartimentos para sapatos

Pufes macios com compartimentos de armazenamento internos ajudam a economizar significativamente espaço no corredor. Você pode colocar sapatos casuais ou de interior neles para que não fiquem visíveis e não ocupem espaço extra perto da porta.

 

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano