Os sapatos que conquistaram a Europa! Ichigi é uma novidade da moda ou um elemento do traje folclórico tártaro? Eles ganharam uma medalha em Paris. Eles foram usados pela famosa dançarina americana Isadora Duncan. Sapatos originais admirando em um museu alemão. Os chineses estão quebrando a cabeça tentando replicar a tecnologia de costura, enquanto no romance “Guerra e Paz” o Príncipe Bolkonsky aparece diante do leitor com botas tártaras bordadas em prata.
Que tipo de sapatos maravilhosos são Ichigi?
Incrivelmente leves, parecem mais meias com costas duras e biqueira de plástico. São confeccionados em saffiano ou yuft, tipos de couro macio e selecionado. Eles são costurados em sapatarias ou fábricas.
As cópias de fábrica são despretensiosas e simples, geralmente feitas de couro liso. A costura não leva muito tempo, o que permite que sejam produzidas em lotes.
Um artesão gasta até uma semana em algumas coisas ichizhny feitas à mão. As abas de couro são pintadas em várias cores e costuradas com fios de seda. As costuras são fortes - a confiabilidade é garantida pela costura “Kazan” única, cujo segredo o mestre passa aos seus alunos.
Botas costuradas à mão são exclusivas — são selecionados os padrões necessários para cada par, o mestre recorta os detalhes, seleciona as cores e cria todos os tipos de enfeites. Foram essas botas pitorescas com padrão étnico e salto que passaram a fazer parte do traje folclórico tártaro (foto).
Ichigi na história
A história das botas estampadas começa em Kazan, no século 19, quando os ichigi eram costurados por artesãos nas aldeias e sua produção era considerada um artesanato doméstico. No início do século XX, a fabricação de calçados tornou-se um comércio organizado e depois rapidamente ganhou impulso e se transformou em uma indústria local. A partir de agora, Kazan é o centro da produção de calçados e pessoas de todos os países compram ichigs.
Os povos do Cáucaso e da Ásia Central usam ichigs como sapatos domésticos. Antes de sair, calçam kaushis por cima - sapatos de couro áspero com sola plana e dura ou salto alto.
Em sua terra natal, os ichigs e kaushis encontraram admiradores nas famílias principescas e nobres. Em cima dos ichigs, as mulheres usavam kaushis com dedos pontiagudos e curvados. Mais frequentemente, eram feitos de couro vermelho ou verde e bordados com fios dourados ou prateados. A versão masculina dos ichigs com kaushimi era mais contida. Eles foram destinados a caminhadas e visitas.
O período pós-guerra na Rússia não tem o melhor efeito sobre a produção - ela está em declínio. No entanto, há um grande interesse pela arte do artesanato popular e estão sendo criadas fábricas para costurar calçados nacionais. É assim que o artesanato de Ichizhi avança para o campo das artes decorativas e aplicadas.
Características das ichigas femininas
Adequado para qualquer época do ano. O couro natural fino permite uma boa passagem do ar e não superaquece em climas quentes. Depois de calçar uma meia quente, você pode caminhar com ela na primavera e no outono, seus pés permanecerão secos, mesmo se você pisar em uma poça profunda. Isolados com pele ou feltro, aquecem os pés do dono no frio do inverno.
A altura da bota varia do início da panturrilha até o joelho. Além disso, os modelos diferem nas cores e na decoração do couro. Uma variedade de enfeites é obtida conectando abas coloridas com bordados, que fixam firmemente o mosaico de couro e criam uma espécie de orla entre suas partes.
No mundo muçulmano, a imagem de seres vivos nas coisas é proibida, por isso é impossível encomendar botas com animais, insetos ou pássaros. Todos os tipos de formas abstratas e plantas tornam-se decorações. E o enquadramento destas figuras com bordados com fios de seda multicoloridos torna o produto verdadeiramente excepcional e fabuloso.
A moda está em constante movimento em um círculo temporal. Cada item é preenchido com sua própria história. É aqui que reside o seu charme e singularidade. Era uma vez, os ichigs tornaram-se parte integrante do traje folclórico tártaro, agora podem ser chamados de sapatos de grife feitos à mão.