Estamos acostumados a dar nomes às coisas de uso diário, negligenciando seu nome verdadeiro. A mesma coisa aconteceu com a calçadeira. Não está claro por que motivos as pessoas começaram a chamar de colher o dispositivo para facilitar o calçado. Embora na verdade a palavra colher já tenha um significado próprio que não tem relação com botas. Então, vamos descobrir qual é o nome correto para uma calçadeira, quem a inventou e por que as pessoas a chamam de colher?
Quem inventou a calçadeira e por quê?
O primeiro passo para a invenção deste dispositivo foi dado pelos britânicos no início do século XVI. Este foi o período da Renascença e o reinado do rei Henrique VIII. Ele emitiu um decreto segundo o qual era proibido o uso de sapatos largos. As pessoas mudaram para sapatos estreitos de cetim.
Os sapatos de cetim tornaram-se um atributo inconveniente por 2 motivos:
- o salto estreito e instável dificultava a calçada;
- As roupas dos ricos tinham várias camadas, por isso interferiam nos movimentos e não permitiam que se curvassem adequadamente.
E os britânicos encontraram uma solução - um dispositivo que é inserido em sapatos macios e torna a parte de trás dos sapatos mais dura, e a superfície lisa permite que o calcanhar deslize facilmente, mesmo em sapatos estreitos. Eles chamaram o dispositivo de calçadeira.
Naquela época, devido às roupas multicamadas, os chifres eram presos a um cabo comprido. Isso possibilitou calçar sapatos com inclinação mínima. Era um luxo porque os chifres eram feitos de marfim ou prata. Eles eram incrustados com pedras e decorados com padrões ou flores prateadas. Mais tarde, quando os sapatos ficaram mais baratos e mais pessoas puderam comprá-los, eles aprenderam a fazer chifres de metal, madeira e, mais tarde, de plástico.
REFERÊNCIA! A calçadeira é uma lâmina semicircular que se expande para baixo até 4-5 cm e é curvada na extremidade - a parte que é inserida no sapato. Usado para calçar sapatos sem esmagar a parte de trás dos sapatos.
Como eles são usados e chamados hoje em dia
Agora a calçadeira deixou de ser um luxo e passou a ser um item doméstico. Muitas vezes não é caro, mas também existem oficinas que fazem trompas sob encomenda com materiais caros ou com decoração luxuosa.
Chamam o chifre de colher, ele se tornou popular entre as pessoas e a maioria nem sabe seu nome verdadeiro. Talvez tenha se popularizado devido à sua semelhança externa com um eletrodoméstico. Afinal, os primeiros chifres não eram uma lâmina sólida e arredondada. Estava preso a uma alça longa e lembrava um eletrodoméstico.
Os sapatos não são mais de cetim, mas geralmente são justos. Para caber rapidamente em sapatos ou tênis estreitos, um chifre é inserido no calcanhar. O pé desliza facilmente e as costas não ficam enrugadas.
Acho que os pobres usavam uma colher de pau comum para enfiar os pés nas sapatilhas sem desamarrar os cadarços, ou seja, sem desfiar as sapatilhas, senão trançar as sapatilhas demorava muito, e para isso eles tinham para remover os sapatos bastões dos pés e depois fazer tudo de novo. Bem, por desespero, a engenhosidade do povo começou a usar uma colher, e depois isto tornou-se mais forte em todo o lado, mesmo entre a aristocracia e outra intelectualidade trabalhadora.
onde um chifre pertence a um utensílio de cozinha?
mas a espátula de sapato cabe nos sapatos e na cozinha
Que outra colher? - Eu nunca ouvi sobre isso. Chifre, claro!
Bem, o chifre é um chifre pequeno. Para mim, ainda parece muito mais uma colher do que um chifre. 🙂
Não é tão significativo quanto parece, a conversa aqui é sobre o nome correto do item. Nasci e vivi toda a minha longa vida em São Petersburgo, e na minha família e na família do meu marido, e entre conhecidos e amigos - apenas um “chifre”. Bem... simplesmente aconteceu, desculpe se não me encaixei.
Vivi quase toda a minha vida no nosso país (com exceção dos 5 anos que passei na Polónia), e também chamo este objeto de chifre. Mas também conheço o outro nome, “colher”, é claro.
Também chamamos tudo de buzina. Embora, talvez, eu também tenha ouvido a colher...
O chifre, parece-me, vem da palavra “rozhon” - um acessório para uma lança. A buzina foi montada no cabo. Ao contrário da goiva, o chifre não era bem afiado.
Você mora aqui e nem pensa nessas nuances. Para mim, durante toda a minha vida, chifre e colher foram palavras equivalentes.
Depois conte-nos qual era o nome do bloco de retirada de botas.
O artigo é uma porcaria completa. Em primeiro lugar, o autor não tem consciência de que a linguagem está em constante mudança e as coisas mudam de nome?
“E os britânicos encontraram uma saída... Chamaram o dispositivo de calçadeira.”
Seriamente? Os britânicos chamaram este dispositivo de palavra russa? Sim?
“Não está claro por que motivos as pessoas começaram a chamar de colher o dispositivo para facilitar o calçado.”
Seriamente? Na minha opinião, o motivo é até óbvio, e no artigo está escrito em texto simples: “Talvez tenha se popularizado por causa de sua semelhança externa com um eletrodoméstico”. Mas, claro, parece muito mais com uma buzina, sim.
“Embora na verdade a palavra colher já tenha um significado próprio que não tem relação com botas.”
Argumento idiota! A palavra “chifre” não tem um significado não relacionado a botas? O dicionário de Ozhegov, por exemplo, dá até 8 significados para a palavra “chifre”, mas apenas 2 para a palavra “colher”. O preconceito não é demasiado óbvio?
Assim, tanto na forma, quanto no significado, e na força do hábito, e na conveniência de uso devido ao número de significados de ambas as palavras, a palavra “chifre” é inferior à palavra “colher” para designar este objeto, mas não, é preciso provar que só com buzina é correto chamá-lo. Por que, se as pessoas já escolheram a designação mais precisa para este item? Sim, a tradução “calçadeira” para a palavra “calçadeira” provavelmente será um pouco mais próxima do original, mas, caramba, por que sempre temos que tirar uma cópia do nome original e não inventar o nosso próprio?
Já escrevi sobre esse fenômeno. Repito para quem não está atento. Este dispositivo tem outro nome - IDIOMA.
É engraçado, nunca usei sapatilhas, mas só imaginei como o avô Vladimir colocou a colher nela e amarrou, bateu no caminho, de qualquer forma, estou deitado e ele está dormindo com as sapatilhas .
“Chifre” - da palavra “chifre”, eles eram feitos de chifre. Serraram o chifre da vaca e deram-lhe o formato desejado. Se alguém precisasse, também colocava um bastão. No Cáucaso, eles também bebem vinho de chifre - transbordando, e em diferentes países os bebês eram alimentados com chifre (a ponta era cortada) quando não havia bicos e mamadeiras.
E os ricos bebiam vinho em sapatos femininos, como se estivessem se exibindo.
A bunda se chama bloco, eu mesmo já vi em filmes como chutam na bunda de alguém que pega uma bota para tirar.
Caros camaradas, usuários deste item tão útil. Eu também sou de São Petersburgo, mas mesmo assim, uma colher e pronto.Na verdade, parece mais uma colher do que um chifre. Houve uma época em que uma sapateira quebrou e eu peguei uma colher de sopa velha.
Talvez você esteja certo! A colher foi inventada pelo homem antes como um objeto que facilitava a ingestão de alimentos líquidos, depois seu próprio formato implora por ajuda na hora de calçar sapatos justos. Alguém adaptou o corte longitudinal do chifre de um animal para esses fins, e talvez por isso o chamaram. Há um significado único em chegar ao fundo da origem deste objeto; o principal é que a colher ou o chifre desempenhem suas funções adequadamente. Embora, claro, seja interessante entender isso. Isso vem do reino da curiosidade. Existe uma tal “doença” entre as pessoas pensantes. Olhe ao seu redor e você descobrirá esta “terra virgem” intocada de coisas interessantes com nomes incomuns e você vai querer saber tudo sobre elas! Esta é uma atividade muito interessante, educativa e emocionante. Boa sorte para você!