Hoje existe uma grande variedade de calçados à venda que atendem às necessidades do cliente. Escolher um novo casal não é apenas emocionante, mas também um processo bastante difícil. Quando compramos sapatos em uma loja, estamos acostumados a experimentá-los, mas comprar no site de um vendedor na Internet pode ser difícil para qualquer pessoa. Muitas vezes, para facilitar a escolha dos clientes, critérios precisos de tamanho são indicados em portais online. Porém, no sentido usual, o tamanho refere-se ao comprimento do pé. Muito raramente, um indicador como a sua integridade é levado em consideração. Determina seu volume na parte mais larga, ou seja, na região do osso.
A maioria das pessoas tem gordura média nas pernas, por isso muitas nem têm ideia sobre esse parâmetro. Quem tem pés grandes, largos ou, pelo contrário, estreitos, muitas vezes sente algumas dificuldades na hora de comprar sapatos, sem dar muita importância à plenitude do calçado. Na vida cotidiana, o termo é substituído por algo semelhante em significado - “bloquear” ou “levantar”.Pessoas com pés fora do padrão tendem a fazer escolhas erradas de calçados, preferindo modelos vários tamanhos maiores ou menores. Por causa disso, muitas vezes surgem calosidades e, na pior das hipóteses, ocorrem alterações patológicas nas articulações.
Como medir e determinar a partir de uma tabela
Os fabricantes de calçados produzem principalmente calçados com base em médias. Caso a embalagem não indique a plenitude, fique tranquilo, pois a caixa contém um par com plenitude média. Vários sistemas para indicar completude são aceitos no mundo:
- o sistema inglês assume a designação de letras: A, B, C, D, E, F. Além dos padrão, existem 10 adicionais, nomeadamente 5 para pernas estreitas - 2A, 3A, 4A, 5A, 6A, conforme bem como 5 para os grandes - 2F, 3F, 4F, 5F, 6F. Esses parâmetros são muito raramente encontrados em vendas em massa. São feitos principalmente sob encomenda, o passo entre os valores é de 0,5 cm;
- o sistema europeu implica uma designação digital, em incrementos de 0,5 cm, a faixa de tamanho vai de 1 a 8;
- O sistema russo para medir a plenitude dos calçados é o único que fornece parâmetros separados para pés masculinos e femininos. Esta regra é declarada no GOST 3927-88. O passo entre os parâmetros é menor e é de 0,4 cm. São 12 tamanhos seguidos.
Nas tabelas, os parâmetros correspondem a um determinado comprimento do pé. Se confiarmos no sistema russo, então o valor 6 é o tamanho médio, usado principalmente pelos fabricantes como padrão. Indicadores de 1 a 5 são adequados para pés estreitos, e sapatos com valores de 7 e acima são projetados para pés enormes.
Plenitude das pernas para mulheres
Para medir a plenitude da perna de uma mulher, é necessário fazer uma medição com uma fita centimétrica na região do dedo do pé, em sua parte mais larga.O próximo passo é comparar os dados obtidos sobre o volume do pé com o comprimento do pé ou seu tamanho. Caso os dados sejam diferentes na medição das pernas, recomenda-se optar por um valor maior.
Importante! Recomenda-se fazer medições à noite, pois à noite as pernas tendem a inchar e pisar.
A plenitude do pé no sistema russo é calculada pela seguinte fórmula:
W = 0,25*B – 0,15*C – A, onde:
W – plenitude do pé;
B é o volume do pé, que é medido por centímetro de alfaiate estritamente em milímetros;
C é o comprimento do pé, também medido em milímetros;
A é um valor constante igual a 17 para mulheres.
Se você está planejando comprar um par de fabricação americana, deve levar em consideração o sistema de símbolos, que também apresenta diferenças por gênero. Para representantes do belo sexo, são aceitos os seguintes valores:
- 4A (SS – super fino) – muito estreito;
- 3A (S - fino) - estreito;
- 2A (N -estreito) - um pouco mais estreito que o normal;
- B (M médio) - médio, normal;
- C (W largo) - um pouco mais largo que o normal;
- D (2W largura dupla) - largo;
- E (3W triplo de largura) - bastante amplo.
O passo é de 5 mm, onde B corresponde a 6 plenitudes russas.
Plenitude das pernas para homens
As medições do pé de um homem são feitas de acordo com o mesmo princípio que o de uma mulher. Vale atentar para o fato de que a diferença de plenitude para machos e fêmeas é de 5 mm, ou seja, o tamanho da 2ª fêmea equivale ao 1º macho, a 3ª fêmea equivale ao 2º macho, e assim sucessivamente.
Para medir a gordura de acordo com o sistema russo, a mesma fórmula é usada para as mulheres.
W = 0,25*B – 0,15*C – A
A única diferença está no coeficiente A, que é 16 para os homens.
No sistema americano são aceitos os seguintes valores para homens:
- A (SS) - bastante estreito;
- B(S) - estreito;
- C(N) - um pouco mais estreito que o normal;
- D(M) - normal;
- E (W) - um pouco mais que o normal;
- 2E (2W)—largo;
- 3E (3W) - bastante amplo.
Para simplificar significativamente a escolha, foram criadas tabelas que podem ser utilizadas para determinar a completude com base no comprimento do pé e na sua circunferência. Todas as medições são feitas estritamente em milímetros.
Também foi criada uma tabela para determinar a correspondência entre os sistemas de medição russos e europeus.
Plenitude de pernas para uma criança
O pé de uma criança pequena é como plasticina. Um par de sapatos corretamente selecionado fornecerá a base para o desenvolvimento de todo o sistema músculo-esquelético.
Em 1988, o GOST foi adotado. Estabeleceu uma regra para a criação de calçados, inclusive infantis, que prescrevia plenitude da mesma forma que para os adultos. A diferença entre eles estava na faixa etária:
- as botinhas eram 1 cheia, ou seja, universais, com comprimento de pé de aproximadamente 100 mm;
- para crianças pequenas, os níveis de peso são medidos de 1 a 3, sendo 2 considerado médio com circunferência média de 130 mm (tamanho variando de 20 a 23);
- os calçados infantis pequenos têm 5 valores de plenitude (de 1 a 5), com 155 mm - 3 valores de plenitude (médio). Os tamanhos aceitos são de 23,5 a 26; pré-escolar – também possui 5 valores de plenitude, sendo 185 o valor médio, ou seja, 3 para tamanhos de 27 a 31;
- para escolares (tanto meninas como meninos) são aceitos 8 valores (de 1 a 8). A média é de 225 para meninas (4ª série) e 230 para meninos (5ª série). Os tamanhos variam de 31 a 36. É a partir do calçado escolar que a plenitude do calçado começa a diferir conforme o gênero;
- Para adolescentes, são aceitos 8 parâmetros de completude. Para meninos - 260-265 (4-5 valores) são considerados médios, e para meninas - 230-235. Tamanho varia de 35 a 41.
A diferença entre valores adjacentes é de 5 mm.De acordo com GOST 3927-88, 8 tamanhos de plenitude são produzidos para produção em massa (de 1 a 8, os subsequentes são feitos sob encomenda). No entanto, os dados hoje são considerados irremediavelmente desatualizados. Os antigos padrões foram desenvolvidos com base nas crianças que cresceram naquela época e hoje, como observam os fabricantes, as crianças começaram a amadurecer mais cedo. Os fabricantes estão se adaptando à juventude moderna e começaram a produzir calçados que podem ser ajustados para serem cheios. Esta função é proporcionada pela presença de velcro ou laço.
Para escolher o calçado certo e não errar, é preciso colocar a criança no chão onde há uma folha de papel e traçar os pés de ambos os pés. Quando colocada na superfície, a perna aumenta ligeiramente quando comparada ao pé suspenso. Com base neste layout, você pode navegar na hora de escolher um modelo. O estêncil deve ser experimentado na palmilha, mas não na sola. Alguns fabricantes colocam uma margem decorativa na sola, o que pode ser enganoso. O comprimento da perna é medido do meio do calcanhar até o meio do dedão do pé. Se os comprimentos das pernas forem diferentes, o tamanho maior deve ser levado em consideração. Se você planeja usar o par comprado com meias, as medições devem ser feitas com as meias calçadas.
Infelizmente, muitas vezes as crianças não conseguem perceber o desconforto, por isso na hora de comprar é necessário confiar principalmente nas medidas tomadas. O fato é que fica uma camada de gordura no pé da criança, o que diminui a sensibilidade e, por isso, o bebê simplesmente não sente como as sandálias ou botas apertam, deformando o pé. Você pode convidar seu filho para tentar caminhar. Se notar claudicação, os sapatos são pequenos; se a criança arrasta os pés, os sapatos são grandes.
Fabricantes que se prezam estão atualmente realizando vários estudos e medições em massa dos pés das crianças, a fim de recriar com precisão uma forma confortável.
É muito importante escolher sapatos com biqueira romba para crianças. Sapatos com dedos pontiagudos podem interferir na circulação sanguínea e no crescimento dos dedos, o que pode causar pés chatos no futuro.
Na hora de escolher o calçado, coloque o dedo no espaço entre o calcanhar e o calcanhar. Se o seu dedo ficar muito apertado, você precisará escolher um tamanho maior e, se sobrar espaço livre, escolha um tamanho menor. Um tamanho corretamente selecionado permitirá que a perna fique em tom normal, sem tensão desnecessária.
O mesmo procedimento deve ser seguido ao determinar a integridade. Tente passar os dedos pelos dois lados da perna.
Importante! Não ceda aos vendedores e representantes da geração mais velha sobre a plenitude necessária do calçado se achar que o calçado está muito apertado para o seu bebê. A primeira categoria busca vender um produto sem pensar na saúde do seu filho. Os idosos muitas vezes confiam em suas próprias sensações - eles precisam de mais apoio para os pés para obter conforto do que as crianças.
Conclusão
Os padrões de calçados de cada empresa podem diferir, apesar do padrão estabelecido pelo GOST. Tendo encontrado o tamanho aparentemente ideal de um fabricante, você não deve confiar em apenas um par. O mesmo tamanho de outra empresa pode diferir ligeiramente.
Conhecendo as características individuais do pé, todos poderão fazer a escolha certa e encontrar o par adequado, mesmo que já tenham passado por enormes dificuldades.
Quanto aos calçados infantis, hoje a indústria calçadista oferece a cada pai a oportunidade de escolher o par ideal para seu filho.O único problema é que a tabela de tamanhos de uma empresa pode diferir muito da tabela de tamanhos de um segundo fabricante. Ao escolher em uma loja online, você não pode ignorar e conhecer as tabelas de tamanhos fornecidas.