Quando crianças, as meninas sonham com papéis em famosas produções de balé. No caminho para esse objetivo você terá que aprender muito. Por isso, na hora de comprar seus primeiros sapatos, você precisa dominar a técnica de costurar fitas neles. Esta não é uma tendência da moda ou uma característica histórica: fitas são necessárias para evitar que as sapatilhas escorreguem durante o movimento. Com a experiência, cada bailarina desenvolverá seus próprios métodos de preparação de calçados.
Costurar fitas em sapatilhas de ponta é muito fácil
As sapatilhas são vendidas sem fitas, pois é importante levar em consideração as características estruturais do pé. A bailarina deve escolher de forma independente o material, a cor e o local de costura. Afinal, a saúde e o conforto das pernas durante as aulas e apresentações dependem inteiramente disso. Antes de começar a trabalhar, você deve decidir qual dos sapatos vai sobrar e qual vai ficar certo, já que inicialmente são iguais. Em seguida, é importante determinar a localização das futuras fitas e costurá-las com cuidado. Todo o processo não levará mais de uma hora de trabalho.
Certifique-se de fazer um nó forte na linha e usar um ponto atrás.Mesmo que a fixação comece a se desfazer, essa costura conseguirá segurar a fita.
Como costurar você mesmo fitas e elásticos para sapatilhas de ponta
A necessidade de substituição das fitas pode surgir em diversos casos: desgaste do tecido devido ao uso prolongado, desconforto no uso, até mesmo cor inadequada. Muitas pessoas acreditam erroneamente que apenas um profissional pode modernizar sapatilhas. Na verdade, costurar gravatas em sapatilhas de ponta não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. E cada vez será mais rápido e melhor.
Materiais
As gravatas são selecionadas com base na cor das leggings. Não se deve usar sombras chamativas, pois elas tirarão toda a atenção do espectador. Deve ser um cordão de cetim fosco resistente ao desgaste com até 4 cm de largura.Não é recomendado levar fitas com menos de 2,5 cm de largura, pois esfregam os pés e causam dor. O comprimento é suficiente para ambas as sapatilhas de ponta: 2-2,5 metros. A fita deve ser igual à distância do joelho ao calcanhar. À venda você encontra fitas especiais com diversas inserções em silicone e tecidos elásticos.
Para trabalhar você vai precisar de tesoura, lápis, linha e agulha e um isqueiro. Também vale a pena preparar um elástico: pode-se usar um especial ou um de costura normal. Você pode comprar todos os materiais necessários no departamento de tecidos e acessórios de costura mais próximo.
Para o trabalho, recomenda-se o uso de fio dental ou fio especial para que as costuras desfiem o menos possível.
Instruções passo a passo
Depois de preparar todos os materiais necessários e, claro, as próprias sapatilhas de ponta, você pode começar a trabalhar. Siga a seguinte sequência de ações:
- Para começar, corte o barbante ao meio. Em seguida, cada metade é cortada em mais duas partes para que uma das peças seja 20 cm mais comprida que a outra.Ao usar fita comum, você deve pegar dois pedaços de 65 cm e dois de 45 cm.
- Para evitar que a borda do material se desintegre, deve-se chamuscá-lo com isqueiro.
- Para determinar a área de costura das fitas, o salto do sapato é dobrado em direção à ponta do pé. Isso é fácil de fazer, pois é de plástico. Usando um lápis, faça uma marca e dobre o ângulo.
- Dobre a gravata em 1cm e coloque-a de forma que a parte de trás fique voltada para a perna e o lado direito fique para fora. Isso evitará que o tecido escorregue e o nó ficará mais forte. Neste caso, a fita mais longa é colocada por dentro e a curta por fora.
- Costure a fita com pequenos pontos invisíveis, cobrindo toda a camada de forro. Os fios da parte frontal devem ficar invisíveis. Os fios devem combinar perfeitamente com a cor dos sapatos e das fitas. Dessa forma, você precisa costurar todos os quatro laços.
- Não deixe de experimentar suas sapatilhas de ponta e certifique-se de que as fitas sejam fortes. Amarre-os no tornozelo.
Para pernas com peito do pé alto, um elástico é costurado adicionalmente. Para isso marque 2,5 cm da costura posterior de cada lado, para máxima resistência use uma costura tripla. Escolha os parâmetros elásticos corretos: não deve comprimir a pele e os vasos sanguíneos. Para fazer isso, você pode prendê-lo nas sapatilhas de ponta e experimentá-las.
Vamos pedir ajuda
Ao comprar sapatilhas e costurar fitas, você deve primeiro entrar em contato com um coreógrafo. É ele quem poderá dar os conselhos certos, e talvez sugerir lojas ou ateliês onde você possa comprar materiais. Nos teatros, grandes instituições de ensino e escolas existem oficinas especiais onde profissionais da área podem preparar sapatilhas de ponta para o trabalho. Sabe-se que as sapatilhas de ponta são sapatos exclusivos feitos à mão. Eles não aprendem a costurar em lugar nenhum.
Segundo as estatísticas, uma bailarina pode trocar até 6 pares de sapatilhas de ponta por mês.
Toda bailarina deve saber cuidar de suas sapatilhas de ponta, pois é nelas que passa a maior parte de sua vida profissional. A capacidade de costurar fitas é considerada obrigatória e muito importante no processo de preparação para uma apresentação. Você deve levar isso a sério, pois gravatas bem costuradas irão protegê-lo de possíveis lesões.