Como convencer o vendedor a devolver o dinheiro dos sapatos

Como convencer o vendedor a devolver o dinheiro dos sapatos Ao comprar sapatos, poucos cidadãos têm a ideia de que, se necessário, poderão devolver a mercadoria à loja. Isso geralmente acontece se o par não se enquadrar nos parâmetros ou devido a defeitos descobertos após a compra. Mas acontece que Em alguns casos, você pode devolver os sapatos simplesmente porque a cor não combina com você!

Devolver os sapatos ao salão é um assunto bastante delicado. Diremos quais são os direitos dos compradores. Esse conhecimento o ajudará a convencer o vendedor a aceitar o par devolvido e a devolver o seu dinheiro.

É possível devolver sapatos que não tenham reclamações?

IMPORTANTE! Está legalmente estabelecido que uma pessoa pode devolver o produto a uma sapataria no prazo de duas semanas após a compra.

Nenhuma loja pode recusar esta regra. Isto é feito não só em caso de detecção de defeitosindicando a má qualidade do produto. Mas também desde que o formato do par não atenda às expectativas específicas do comprador.

sapatos de qualidade

Para que o regresso decorra de forma tranquila e sem contestações, diversas condições devem ser cumpridas.

  • Reúna tudo que você precisa (a lista deve incluir caixa, recibo, acessórios sobressalentes ou outros itens incluídos na compra).
  • Manter a apresentação. É aconselhável não usar sapatos ao ar livre enquanto pensa e não submetê-los a fortes influências mecânicas. A aparência do casal não deve ser alterada.
  • Atenha-se aos termos. Dentro de 14 dias, uma pessoa pode decidir se o par escolhido é adequado para ela ou não.
  • Escreva uma solicitação de devolução.

IMPORTANTE! Caso não haja reclamações de qualidade contra o fabricante, você também pode devolver os calçados ao salão.

Os sapatos podem não combinar, por exemplo, em cor ou modelo, podendo ser desconfortáveis. De qualquer forma as chances de reembolso no menor tempo possível são bastante altas. O principal é preservar a apresentação do produto.

IMPORTANTE! Se todas as condições forem atendidas e os sapatos forem devolvidos à loja de acordo com todas as regras, você pode esperar com segurança um resultado positivo: troca ou reembolso.

Como devolver sapatos de baixa qualidade

Uma questão completamente diferente é quando os calçados não atendem a todos os padrões de qualidade e são categoricamente sapatos de má qualidadenão é adequado para o comprador.

Caso seja descoberto algum defeito de fabricação após a compra do par, é necessário recolher todos os documentos e acessórios que acompanham o calçado. Isso inclui uma caixa, um recibo com cartão de garantia, palmilhas de reposição e muito mais.

Importante! Antes de ir à loja, é preciso ter certeza de que o defeito é na verdade um defeito de fabricação e não causado por condições operacionais inadequadas.

Deve também levar consigo o seu documento de identificação!

alegar

O comprador pode conte com uma das compensações oferecidas:

  • reembolso total;
  • troca de casal de qualidade inadequada para outro modelo;
  • reembolso parcial como compensação pela má qualidade;
  • eliminação de defeitos existentes às custas do salão.

CONSELHO! Se o vendedor não quiser aceitar os sapatos de volta sem motivo, você pode ir com segurança ao tribunal ou ao comitê de defesa do consumidor.

Tenha em mente que Uma avaliação profissional pode ser necessária para ajudar a identificar deficiências.

Deve ser lembrado que Somente serão aceitos para devolução produtos que não apresentem danos mecânicos e que estejam em boas condições.. Se a loja puder provar que os defeitos foram causados ​​por operação inadequada, a devolução da mercadoria provavelmente será recusada.

IMPORTANTE! Estes direitos do comprador também se aplicam a lojas online.

Em que caso a devolução não é possível?

Existem várias opções quando uma loja tem o direito de recusar a devolução de um par. não há retorno possívelTambém será impossível trocá-lo por produtos de qualidade adequada.

Isso acontecerá nos seguintes casos.

  • Encontrado na superfície dos sapatos dano mecânicoque não são causados ​​pelo manuseio inadequado do produto.
  • Os sapatos estão claramente desgastados e apresentam sinais de uso indevido.
  • O sapato tem áreas reparadas.
  • O comprador não consegue explicar as razões pelas quais um par totalmente utilizável que atenda às garantias e padrões não é adequado para ele.
  • Não existem documentos (recibo de compra) que comprovem a compra neste departamento. Nesse sentido, é difícil devolver um par comprado com defeito.
  • O prazo de devolução (14 dias) foi violado.

Importante! Os representantes da loja consideram cada caso de devolução individualmente.

Na maioria dos casos, se os sapatos não apresentarem arranhões evidentes e não parecerem desgastados, os produtos serão aceitos de volta. E o custo do modelo é reembolsado integralmente.

O que fazer se o vendedor violar os direitos do comprador

Se o comprador se deparar com uma violação total dos seus direitos, ele pode faça um escrito retornaralegar.

A insatisfação expressa formalmente ajudará a resolver o problema se o vendedor se recusar a aceitar o produto de volta.

Se necessário novos processos estão ocorrendo nos tribunais. No entanto, isso pode exigir um investimento sério em dinheiro e tempo. Portanto, é melhor obter apoio e assistência jurídica com antecedência. Um defensor profissional dos comitês relevantes de proteção ao consumidor ajudará a compreender a legalidade das reivindicações do comprador e a determinar possíveis resultados.

A reclamação pode ser enviada por correio com notificação. Isso permitirá avisar os representantes das lojas sobre a seriedade das intenções do comprador. Para o prosseguimento do processo judicial, será suficiente uma notificação assinada pelos gerentes da loja no recebimento da carta nos correios.

Use seus direitos com sabedoria e você será capaz de amenizar os sentimentos desagradáveis ​​​​de uma compra malsucedida.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano