Os sapatos são um acessório muito importante e necessário. É ela quem dá solidez e estilo à imagem. Mas qualquer calçado se deteriora com o tempo e gradualmente começa a perder sua aparência original. É por isso que sua condição precisa ser monitorada e cuidada. Muitas pessoas estão preocupadas com rachaduras nas botas de couro. Independentemente do tamanho, os arranhões não só estragam a aparência, mas também “matam” os sapatos. Neste artigo contaremos em detalhes como você pode se livrar de arranhões grandes e pequenos na pele.
Como se livrar de pequenos arranhões
Os sapatos de couro geralmente apresentam pequenas rachaduras que parecem listras. Mas, olhando mais de perto, você verá que se trata de defeitos. Eles devem ser eliminados, pois podem aumentar posteriormente.
Removendo arranhões com acetona
Para este método você precisará de um curativo, algodão, luvas de borracha e acetona.
IMPORTANTE! Teste o material dos seus sapatos para saber como ele reage à acetona. Para reduzir os efeitos agressivos da solução, utilize-a ao mínimo.
O procedimento para eliminar pequenos defeitos é o seguinte.
- Coloque luvas e enrole uma pequena quantidade de algodão em um curativo.
- Em seguida, molhe o algodão em uma pequena quantidade de acetona. Aperte para retirar o excesso de substância.
- Em seguida, você deve mover o cotonete sobre pequenas rachaduras. É melhor fazer isso em movimentos circulares.
- Quando o defeito desaparecer, lave as botas com água e sabão e seque. Agora não há mais arranhões neles!
Se o couro for envernizado
Para remover o dano que precisamos:
- pano de algodão;
- faca;
- vela de cera;
- secador de cabelo
Processamento de calçados
Siga nossas instruções para remover arranhões.
- Usando uma faca, raspe uma pequena quantidade de cera da vela.
- Em seguida, coloque a bota com as áreas danificadas voltadas para cima.
- Aplique uma pequena quantidade de raspas de cera em rachaduras e pequenos defeitos.
- Em seguida, é necessário aquecer a cera com um secador de cabelo. Quando começar a derreter, pegue um pano de algodão e comece a esfregar a cera nos sapatos.
- Depois disso, deve-se aquecer novamente a bota com secador de cabelo e polir bem com um pano. Todos os pequenos arranhões serão preenchidos com cera e não serão visíveis.
Como remover arranhões médios e profundos
Se as fissuras forem mais profundas, proceda de forma diferente.
Esmalte
Lesões cutâneas de tamanho médio podem ser removidas com esmalte. Se apenas não aplique em toda a área. Recomendamos que você pegue uma escova comum e cubra lentamente todos os danos à pele. Após este procedimento, os arranhões ficarão menos perceptíveis. Além disso, a rachadura não se espalhará ainda mais.
Reparando uma grande rachadura com supercola
A opção proposta ajudará a remover arranhões profundos. Este método é considerado muito confiável. Após esses reparos, seus sapatos poderão atendê-lo por muito tempo.
- Abra a rachadura do sapato de couro com as mãos e seque bem a área com secador de cabelo.
- Em seguida, aplique uma pequena quantidade e endireite a bota para trás para que a rachadura feche. Neste momento, remova imediatamente qualquer supercola que tenha vazado com um pano úmido.
- Finalize com graxa de sapato. Deve ser aplicado e deixado por 12 horas para absorção.
Impacto com meios improvisados
Azeite
Muitos óleos podem mascarar defeitos perfeitamente e alguns podem ajudar a curar um arranhão. O azeite faz esse trabalho perfeitamente. Para fazer isso, siga estas etapas:
- Molhe um cotonete em azeite e esfregue-o na área danificada em movimentos circulares.
- Em seguida, deixe os sapatos por 1 hora para que o óleo seja bem absorvido e seque. Após esse tempo, limpe o excesso de óleo com um pano seco.
CONSELHO! Se o dano persistir, recomendamos usar mais óleo. Você precisa deixar os sapatos por um longo período de tempo para ficarem de molho.
Usamos um ferro
A essência do método é que os óleos e corantes naturais evaporam da pele sob a influência do calor. Após esse tratamento, há uma grande probabilidade de que o dano cicatrize por conta própria. A umidade e a alta temperatura da sola do ferro ajudam a corrigir a aparência e ao mesmo tempo mantêm a qualidade do calçado.
- Coloque um pano úmido na área danificada.
- Role o ferro aquecido sobre o guardanapo por 10–15 segundos.
- Em seguida, substitua o lenço úmido e repita o processo de tratamento térmico novamente.
- Depois disso, trate os sapatos com creme protetor e deixe de molho por 12 horas. Agora os arranhões e pequenas rachaduras dos sapatos desapareceram completamente!
Como cuidar dos seus sapatos para evitar arranhões
- Durante o uso, os sapatos devem ser limpos diariamente do pó e tratados com um creme protetor hidrorrepelente.
- Se os sapatos de couro forem guardados para armazenamento, eles devem ser bem secos e tratados com uma impregnação especial.
- É aconselhável limpar os produtos após cada caminhada, pois a umidade, o sal e a sujeira prejudicam a pele.
- Ao caminhar sob o sol escaldante, os sapatos podem ficar muito quentes e rachar. Para evitar que isso aconteça, antes de sair é preciso colocar 3 gotas de glicerina em um pano e esfregar nos sapatos.
Achamos que nosso artigo foi útil e educativo.