Os sapatos de couro envernizado têm um visual estiloso e elegante, por isso estão presentes no guarda-roupa de um grande número de pessoas. Mas este é um material muito caprichoso que requer cuidados adequados. No verão, o couro envernizado estica e no frio torna-se frágil.
Tudo isso faz com que apareçam rugas, rachaduras e arranhões nos sapatos de couro envernizado. Mas você não precisa jogar fora imediatamente os sapatos que perderam a aparência apresentável. Você pode se livrar dos arranhões em casa.
Como remover arranhões de verniz
Devido ao fato do couro envernizado não ser particularmente prático, os sapatos feitos com este material não são adequados para o uso diário. Poeira, sujeira da rua e umidade têm efeito negativo e levam ao embaçamento do produto. Além disso, a pele se deteriora devido a:
- exposição à luz solar;
- vários produtos químicos;
- umidade;
- sob a influência de mudanças de temperatura;
- desgaste desleixado. Arranhões podem aparecer se você tocar levemente nos degraus de uma escada, meio-fio, perna de cadeira ou outros objetos.
Qualquer um desses motivos causa arranhões na superfície do produto. Você pode se livrar desse problema usando métodos tradicionais.
Antes de começar a reparar o dano, você deve avaliar sua extensão. Para fazer isso, passe o dedo sobre a superfície do arranhão. Se for sentido em duas direções, o arranhão poderá ser removido. Se em um caso for muito difícil lidar sozinho com tal defeito, neste caso é recomendável levar os sapatos a uma oficina.
Antes de começar a restaurar o couro, os sapatos devem estar preparados. Usando uma tesoura de unha, corte cuidadosamente os pequenos pedaços de pele que se formaram nas bordas do arranhão. Você também deve lavar e secar os sapatos e desengordurar as áreas danificadas. Isso pode ser feito com álcool etílico ou um limpador especial para sapatos.
Cera
O defeito pode ser eliminado com cera. Para fazer isso, você deve usar cera especial para sapatos ou derreter uma cera ou uma vela de abelha.
- a cera deve ser pré-aquecida;
- a cera derretida é aplicada em uma camada uniforme nas áreas danificadas. Por conveniência, você precisa usar um cotonete ou escova;
- quando secar, precisa ser polido com flanela;
- Se os sapatos forem coloridos, você deve mascarar a cera com graxa para sapatos.
A cera tem excelentes propriedades repelentes à água. Portanto, não apenas eliminará arranhões, mas também protegerá os sapatos da umidade. Para isso, encere toda a superfície das botas.
Esmalte de manicure
Para eliminar pequenos defeitos, o esmalte é uma excelente opção. O mais importante ao usar este método é escolher o tom certo. O verniz deve ser brilhante e fresco.Se já estiver velho, quando secar vai deixar uma protuberância, que vai estragar a aparência do calçado. Caso não encontre um verniz que combine com a cor, deve-se usar a opção incolor. É especialmente relevante para sapatos brancos e pretos.
- Mergulhe um palito no verniz.
- Use um palito para cobrir completamente toda a superfície danificada. Nesse caso, você precisa pressionar com força as bordas do arranhão.
- O excesso resultante deve ser removido com removedor de esmalte. O produto não deve conter acetona, pois pode embaçar o couro envernizado. É aconselhável testar o produto em uma pequena área do produto antes de fazer isso.
Lápis cosmético
Uma das maneiras mais fáceis de eliminar o defeito resultante. Esta opção é adequada para remover arranhões pequenos e superficiais. Para fazer isso, você precisa de um lápis macio para sobrancelhas, pálpebras ou lábios.
- Você deve primeiro selecionar a cor de lápis mais adequada. Se os sapatos forem rosa ou vermelhos, você precisará de um produto para os lábios. Para preto ou marrom - para sobrancelhas. Para outros tons, os lápis delineadores são adequados.
- Use um lápis para pintar as áreas danificadas.
- Em seguida, misture com um pano macio.
Importante! Este método tem vida curta e deverá ser repetido constantemente.
Meios especiais
Você pode remover arranhões em couro envernizado com tinta especial, que pode ser adquirida em uma sapataria. À venda você encontra tintas especializadas para couros normais e envernizados. A tinta deve ser aplicada cuidadosamente com pincel fino em toda a extensão do arranhão. Em seguida, deixe por 5 horas até secar completamente. Se necessário, pode ser aplicada uma segunda demão. Quando a tinta secar, será necessário cobri-la com cola para decoupage.
“Pele líquida”.Esta é uma ferramenta profissional para eliminar defeitos. Com sua ajuda você pode remover até mesmo danos graves. Graças à sua composição, a “pele líquida” consegue fundir-se com a superfície danificada tornando-a completamente invisível.
Princípio de uso:
- A área danificada deve ser tratada com lixa. Você deve pegar o grão mais fino.
- Depois disso, a superfície deve ser desengordurada.
- “Liquid Skin” é aplicado uniformemente nas áreas danificadas.
- Os sapatos devem ser deixados até que a composição esteja completamente seca. Isso geralmente leva cerca de um dia.
- Depois disso, os sapatos devem ser engraxados.
Como remover arranhões
Muitas vezes, abrasões aparecem na superfície do couro envernizado. São danos menores que podem ser facilmente reparados com remédios caseiros: óleo de girassol, pano sem fiapos, borracha, álcool etílico.
- Use uma borracha para apagar defeitos.
- Em seguida, você precisa remover a borracha restante. Isso pode ser feito com algodão pré-umedecido em álcool etílico.
- Quando o álcool secar, é necessário aplicar óleo.
- Depois disso, a superfície tratada deve ser tratada com um pano sem fiapos.
Usando esses métodos, você pode retornar o couro envernizado à sua aparência original. Mas não se esqueça que os sapatos feitos com esse material exigem um uso cuidadoso e cuidados cuidadosos. Com tratamento cuidadoso e cuidados adequados, você pode não apenas manter uma aparência apresentável, mas também aumentar significativamente a vida útil de seus sapatos.