Como remover vincos de sapatos de couro

Um detalhe importante do look masculino ou feminino são os sapatos. É este acessório que valoriza a solidez e o bom gosto de uma pessoa, e também chama a atenção de fora, por isso deve-se cuidar constantemente da aparência de qualquer calçado, sapato ou bota, mantendo-o em bom estado.. Isto é especialmente verdadeiro para os amantes de sapatos feitos de materiais naturais.

botas de couro

Vincos em sapatos de couro e as razões de sua formação

Em todos os momentos, os sapatos de couro sempre foram procurados por pessoas de diferentes idades. E o mundo moderno não é exceção. A maioria das mulheres e homens prefere apenas produtos naturais de alta qualidade. Mas, infelizmente, como qualquer outra coisa, esses sapatos se desgastam com o tempo e perdem a aparência original. Em sua superfície aparecem vincos que distorcem a aparência de sapatos ou botas, fazendo com que a aparência de uma pessoa seja criticada.

vincos em sapatos de couro

Muitas pessoas culpam os fabricantes de couro pela formação de vincos. Mas isso está longe de ser verdade. As principais causas de tais problemas nos sapatos incluem:

  • tamanho selecionado incorretamente;
  • uso de tipo de pele macia;
  • uso frequente e prolongado de calçados;
  • cuidados de má qualidade e inconsistentes.

Sapatos feitos de uma única peça de couro com costura única na parte traseira são mais propensos a vincar do que modelos com estampas, furos artificiais ou listras costuradas na ponta do sapato.

Quais são as maneiras de eliminar vincos em sapatos de couro?

vincos em sapatos de couro

Independentemente do número de dobras, bem como da idade, você pode remover de forma rápida e fácil essa falha da superfície do couro. Graças à estrutura macia e flexível deste material, este processo pode ser realizado de forma independente, sem a utilização de ferramentas ou dispositivos especiais.

A formação de rugas no calçado é consequência do endurecimento da pele, por isso a primeira coisa a fazer para prevenir as rugas é amaciar o material. E só depois disso você pode começar a eliminar defeitos estéticos.

Como remover vincos recentes

vincos em sapatos de couro

Lidar com dobras superficiais é muito mais fácil. Para fazer isso, você pode usar os seguintes métodos:

  • encha bem os sapatos ou botas com papel e depois unte a superfície com creme para calçados (para sapatos de cores claras pode-se usar leite);
  • pintar a pele com tinta especial ou usar cera amaciante;
  • Aplique várias camadas de graxa para sapatos na superfície do produto para amolecê-lo. Em seguida, encha bem os sapatos com papel e coloque-os de lado por vários dias. Todos os dias é necessário lubrificá-los duas vezes com creme e, antes de retirar o papel, o produto deve ser polido com cera.

Você pode usar glicerina ou óleo de rícino como emoliente.

Livrar-se de vincos antigos

vincos em sapatos de couro

Se houver dobras profundas e ásperas, o fluxo de trabalho será um pouco diferente e exigirá mais esforço. Para realizá-lo é necessário preparar um ferro e um pedaço grosso de material. Para eliminar vincos usando este método você precisa:

  • encha os sapatos com papel ou trapos diversos para mantê-los em forma;
  • Umedeça bem o material preparado em água, espremendo até ficar molhado;
  • deve-se colocar um pano úmido na região da bota onde ficam as dobras, deixando um pouco para que o couro fique saturado de umidade;
  • Com o ferro na potência média, passe um pedaço de material úmido para garantir a continuidade do trabalho;
  • se o pano não foi danificado durante o engomar, será necessário passar a ferro a área com falhas através do pano;
  • após este procedimento, as dobras desaparecem ou ficam significativamente menores;
  • Recomenda-se secá-los sem retirar o forro interno dos sapatos ou botas;
  • Os sapatos secos devem ser revestidos com cera ou creme amaciante.

Se for obtido um resultado insatisfatório, o procedimento pode ser repetido.

Regras para usar sapatos de couro

sapatos de couro

Quaisquer sapatos de couro durarão muito tempo e de forma confiável se você usá-los para a finalidade pretendida e seguir as regras básicas para cuidar deles. Em primeiro lugar, recomenda-se:

  • comprar sapatos de acordo com o tamanho, bem como estritamente de acordo com o formato do pé;
  • calce ou retire produtos somente com o auxílio de uma colher especial;
  • use regularmente produtos especializados para o cuidado da pele;
  • usar sapatos apenas nas estações a que se destinam;
  • sapatos feitos de couro macio são mais adequados para uso interno.

Os especialistas recomendam ter vários pares de calçados para a temporada para que os calçados ou botas possam descansar, pois com o uso constante os calçados perderão a aparência muito mais rápido e quebrarão.

Existem também regras básicas para o cuidado de produtos de couro que ajudam a manter os sapatos em boas condições por muito tempo. Para fazer isso, você precisa limpar completamente as botas de poeira e sujeira todos os dias e depois aplicar o creme. Durante a lavagem, não se deve mergulhá-los totalmente em água, para não deformar o formato, caso contrário será necessário secá-los por muito tempo.

sapatos de couro

Não é recomendado secar sapatos molhados perto de aparelhos de aquecimento ou sob luz solar direta, pois os sapatos podem ficar deformados, perder a forma e ficar um tamanho menor.

As botas de couro devem ser armazenadas secas em caixas de papel ou sacos especiais. Como produtos de cuidado, você deve selecionar cremes, ceras ou tintas de acordo com seu tipo e cor de pele.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano