Os sapatos de couro são muito procurados pelos compradores. Isso se deve à versatilidade do material, conforto e aparência atraente. Com os devidos cuidados, seu querido casal desfrutará de muitos anos de alegria.
Tipos de sapatos de couro
O couro genuíno é especialmente valorizado. Sua principal fonte é considerada o gado, além de cabras, ovelhas, crocodilos e outros animais. Cada tipo de material requer certas proteções e preparações especiais.
De acordo com a produção do couro, existem:
- Suave – sem tratamento de fiapos e vernizes. É elástico, dobra-se facilmente, mantém bem a sua forma, permite que o pé “respire” e é mais resistente ao desgaste.
- Polido – considerado de qualidade inferior, áspero e menos respirável.
- Matt – parece rigoroso e caro, sem brilho de espelho e fiapos.
- Envernizado – brilhante, com camada superior de poliuretano. É criado revestindo o couro liso com um material polimérico especial. O verniz pode ser fosco, brilhante e colorido. Freqüentemente, padrões e relevos são aplicados a ele.Não é adequado para uso constante e requer cuidados cuidadosos.
- Lixado – felpudo, por exemplo, camurça ou nobuck. Este é um tipo de pele particularmente difícil de cuidar. É aconselhável não usá-lo em dias de chuva.
Cuidados com sapatos de couro
Uma das melhores maneiras de prolongar a vida útil dos seus sapatos é consultar o fabricante. O fabricante provavelmente sabe quais cuidados são adequados para um determinado casal. Na escolha dos produtos, atenção especial deve ser dada à textura do material e à sua cor.
As lojas oferecem uma grande seleção de produtos de cuidado para diversos tipos de materiais. Existem opções econômicas e luxuosas - para todos os gostos e bolsos. É importante saber que não existem remédios universais. Portanto, a escolha do creme e demais acessórios deve ser feita com o máximo cuidado. Mesmo em casa, é preciso cuidar dos sapatos logo após comprá-los.
Quanto aos remédios populares, eles precisam ser usados com muita sabedoria e cuidado. As tecnologias de produção de materiais estão em constante mudança, assim como a sua qualidade. Aquelas receitas que eram relevantes há alguns anos podem não dar mais o efeito desejado e até causar danos. Afinal o resultado pode ser imprevisível.
Couro genuíno
Cuidar da textura natural baseia-se em três princípios: limpeza, nutrição e proteção. Vejamos cada um deles com mais detalhes. É aconselhável limpar a pele após cada uso. O tratamento é realizado com água e sabão ou espuma de limpeza. Em seguida, a composição de limpeza é lavada e o produto seco.
Você precisa tratar sua pele com cremes nutritivos algumas vezes por temporada.. Meios populares e confiáveis são Vilo, Tarrago, Salton, Twist. O creme é aplicado no pincel e esfregado na pele em movimentos circulares até ser completamente absorvido. Este procedimento evita que o material resseque e fique áspero.
Sprays, ceras e polidores hidrorrepelentes são usados como agentes protetores (especialmente no outono e inverno). Também são aplicados até completa absorção e depois esfregados com outro pincel.
Sapatos leves de couro
Requer cuidados especiais sapatos leves de couro. Portanto, poucas pessoas compram todos os dias. É suscetível a qualquer contaminação e danos mecânicos. As especificidades do cuidado são as seguintes:
- Recomenda-se guardar sapatos brancos e produtos de cuidado separados dos itens coloridos.
- A sujeira é removida primeiro com pano seco e depois a superfície é lavada com água e sabão.
- Os resíduos de sabão devem ser removidos com esponja úmida.
- Os sapatos são limpos com um pano seco e secos.
- Limpe o material de cor clara, dependendo da cor, com creme branco ou incolor.
- Para evitar arranhões, não use escovas duras.
- Um pano de veludo é usado para polir.
Importante! Para pele clara, é aconselhável adquirir um shampoo especial. Sua espuma limpa suavemente a superfície sem perturbar o pigmento claro.
Pele macia
O principal tipo de pele é lisa. A camada superficial de tinta é muito fina ou totalmente ausente. Risca facilmente e absorve sujeira. Portanto, essa pele requer tratamento e cuidados cuidadosos. Vale a pena considerar as seguintes recomendações:
- você não pode usar muitos nutrientes;
- o produto não é recomendado para uso diário: os sapatos devem descansar;
- Não utilize produtos à base de solventes orgânicos;
- É necessário retirar o pó diariamente com pano macio úmido;
- compre cremes à base de cera de abelha.
Atenção! Uma vez por ano, é aconselhável limpar e cuidar bem dos sapatos de couro liso com produtos nutritivos.
Couro fosco
O cuidado adequado de uma superfície fosca se resume não apenas em limpá-la de sujeira e poeira, mas também em tratá-la com meios especiais. Sprays repelentes de água e compostos amaciantes são adequados para esses fins. É necessário preservar a superfície “esfumaçada”.
Vale a pena abandonar os cremes “universais” para todos os tipos de pele. O cuidado diário consiste em limpar o material com flanela umedecida em água morna e sabão. Não há necessidade de lavar a solução, basta retirar a umidade com um pano seco.
Referência! Qualquer tratamento em sapatos de couro fosco deve ser feito de 3 a 5 horas antes de sair. O período inicial de impregnação deve ser de pelo menos 12 horas.
Mesmo os sapatos de couro mais caros e de alta qualidade exigem cuidados. Se você negligenciar essa regra, em pouco tempo os sapatos chiques podem se tornar desleixados e pouco atraentes. O principal é fazê-lo corretamente para não estragar o seu casal preferido.