Brilhantes, lisos ou com estampas, extravagantes ou glamourosos - os sapatos de couro envernizado são adequados para todas as ocasiões. As fashionistas se apaixonaram por ele por sua beleza e durabilidade. Mas esses sapatos só brilham quando são bem cuidados. Se você não sabe como preservar a aparência original de botas, botins ou sapatos de couro envernizado, estude este artigo.
Regras básicas de cuidado
Embora o material envernizado seja bastante durável e resistente ao desgaste, ainda requer cuidados cuidadosos. Botas, sapatos e outros sapatos de couro envernizado devem ser limpos imediatamente ao retornar da rua. Primeiro, remova a poeira e a sujeira com um pano macio, esponja ou cotonete. Se a sujeira já estiver seca, molhe levemente o pano e esfregue suavemente sobre a superfície. Em seguida, seque.
Não esfregue a superfície do verniz, caso contrário poderá arranhá-la.
Por fim, trate com um produto de cuidado especial para sapatos de couro envernizado. Isso ajudará a polir a superfície e a restaurar o brilho. Após 15 minutos, retire o excesso do produto com um guardanapo.
Produtos de cuidado que os proprietários de sapatos de couro envernizado devem ter
Para manter a aparência original do produto, é necessário utilizar apenas alguns produtos de cuidado. Recomenda-se o uso de cremes, aerossóis e outras substâncias à base de água. Qualquer outra composição pode danificar o produto.
Hoje, as lojas oferecem uma ampla gama de produtos para a pele:
- óleos nutritivos, contendo emolientes. Acrescentam brilho e elasticidade à camada superior;
- creme nutritivocontendo plastificantes. Esses produtos são usados para suavizar a pele;
- produto líquido metálico. Devido aos aditivos, o produto evita o envelhecimento e rachaduras do produto, refresca a cor e prolonga a vida útil;
- spray de polimento. Cria uma película protetora, cuida e nutre o couro envernizado;
- polidor para limpeza. Limpa e nutre suavemente a superfície.
Ao fazer a manutenção de couro envernizado, preste atenção aos produtos que não devem ser utilizados:
- Pincéis comuns não são adequados para processamento. Isso pode levar à formação de arranhões, que posteriormente se transformam em fissuras grandes e profundas.
- Não use cremes para a pele também. Se você negligenciar esta regra, o verniz pode começar a se deteriorar, desbotar e aparecerão manchas.
- Limpe sapatos brilhantes com produtos que contenham lanolina ou glicerina. Em casos extremos, utilize produtos farmacêuticos: óleo de mamona ou glicerina normal.
Não deixe exposto à luz solar direta. Para secar sapatos “caprichosos”, não use aparelhos de aquecimento. Sapatos ou botas de couro envernizado podem secar facilmente em condições naturais.
O que os sapatos de couro envernizado não gostam
Um dos fatores que prejudicam o couro envernizado é o calor e a geada.
Os sapatos são problemáticos para usar em climas quentes. Se estiver acima de +24°C fora da janela, é melhor não usar produtos de couro envernizado. Em altas temperaturas, o filme derrete, estica e fica opaco. O gelo desses sapatos também é demais para eles. Mesmo a -10 °C, existe a possibilidade de o produto rachar ou ficar coberto por uma rede de rugas.
Em geral, durante os períodos de frio, recomenda-se usar sapatos de couro envernizado 10 minutos antes de sair. A temperatura corporal fará com que o couro fique sobre a perna, reduzindo a probabilidade de rachaduras.
A umidade é outro pior inimigo. O produto pode ficar deformado em contato com água. Na chuva ou na neve, é melhor usar outra coisa nos pés.
O uso diário também afeta a aparência de botas e sapatos. Os sapatos brilhantes desbotam, ficam cobertos de rugas e rachaduras, perdendo a bela aparência.
Siga regras operacionais simples e seus sapatos de couro envernizados favoritos durarão muito tempo.