No verão e no início do outono, você quer passear, mas o inchaço pode fazer ajustes em seus planos. Para não se cansar depois de 1 a 2 horas e começar a correr para casa com todas as forças, preste a devida atenção na escolha do calçado. Ajudará a reduzir o desconforto causado pelo inchaço, evitar dores e realizar todas as tarefas planejadas para o dia.
Quais sapatos são recomendados para esses pés?
Inchaço intenso junto com arco excessivamente alto, unhas encravadas, dedão do pé saliente, pés chatos, panturrilhas e canelas excessivamente largas é uma condição que requer o uso de sapatos especiais. Deve ser realizado de acordo com as recomendações ortopédicas. Exemplos de tais recomendações:
- Palmilhas. Deve suportar bem o arco e ter espessura irregular, que corresponda às características anatômicas do pé.
- Salto. Se você tiver edema durante a gravidez, é melhor evitar o uso de sapatos de salto alto, mas para todas as outras pessoas, recomenda-se um salto pequeno, literalmente de 2 a 5 cm.Se até com isso suas pernas cansam, mas você quer aumentar a altura e alongar visualmente o corpo, então à sua disposição estão modelos com uma plataforma elegante (uma alta também pode causar desconforto).
- Cor. Os materiais escuros absorvem mais raios de calor do que os claros. Para se sentir à vontade e evitar o superaquecimento, use sapatos de cores claras.
- Tamanho. Na compra de sapatos, eles devem caber livremente no pé.
Você precisa evitar sandálias e sapatos de verão com trama e corda (vão cortar), sapatos fora de estação (os pés não devem estar quentes, senão o problema de inchaço só vai piorar), modelos com plataforma e salto alto (é difícil de usar mesmo com pernas absolutamente saudáveis, então tente dar preferência aos tradicionais saltos e plataformas).
Sapatos que não causam desconforto
O comprimento da parte superior das botas é um ponto sensível para quem tem os pés inchados. Existe o risco de não fixar a fechadura devido ao inchaço que se desenvolve à noite. Ao mesmo tempo, botas curtas que mal chegam à panturrilha também não são uma saída.
Por um lado, a parte inferior da perna também é capaz de aumentar significativamente de tamanho e, portanto, não há garantia de que depois de um dia útil será possível fechar o zíper. Por outro lado, sapatos que vão até o início da panturrilha podem facilmente enfatizar a diferença entre o tornozelo e a parte superior, além de ampliar visualmente a parte aberta da perna. A distância entre o joelho e a panturrilha muda especialmente visualmente.
Uma saída poderia ser comprar
- bota (há modelos que ficam bem caprichados e adequados até em combinação com saia);
- botas moderadamente altas - na altura do joelho - com cano bastante largo;
- calçados esportivos (tênis com sola irregular são mais adequados do que tênis totalmente planos).
Importante! Preste atenção aos mocassins, mocassins, topsiders, slip-ons, Chelsea e Oxfords. Entre as opções propostas, com certeza existe uma solução adequada para você.
Também útil antes de comprar verifique a elasticidade do material com que os sapatos são feitos. Stretches de couro genuíno, camurça e nobuck são menos deformados. Os substitutos do couro artificial têm maior probabilidade de rasgar e rachar ou se desfazer nas costuras ou zíperes, em vez de esticar. Existem exceções a esta regra, mas vale a pena o risco?
Importante! Compre sapatos bem costurados. Só ela aguenta o peso das pernas inchadas e cansadas.
Na hora de escolher um par para o outono não esqueça de prestar atenção no dedo do pé. Isto é necessário porque os dedos também são suscetíveis ao inchaço. Se você não quer causar desconforto desnecessário e não se apressa em se familiarizar com o problema das unhas encravadas, então Compre botas, botas e sapatos com biqueira redonda, quadrada ou totalmente redonda.
Recursos de escolha
O ideal é que você precise vá à loja à noite, quando o inchaço atingir o máximo. No entanto, a essa altura, suas pernas podem doer tanto que não apenas fazer compras, mas até mesmo a menor atividade parecerá uma tortura. É por isso Você deveria ir às compras à tarde. Se o problema não for tão grave e sua saúde permitir, fique à vontade para seguir as recomendações comuns e visitar as sapatarias depois do trabalho.
Outro ponto importante é estético. O desejo de esconder o nosso problema dos outros leva ao fato de literalmente escondermos um pé inchado, “emparedando-o” em sapatos fechados. No verão isso não deve ser feito em hipótese alguma. Devido à interrupção da troca de calor, o inchaço só aumentará. Tentar “ser como todo mundo” terminará em dor aguda, você poderá andar ainda menos nesse dia do que o normal.
A questão da beleza também nos leva a recusar sapatos que sejam razoáveis na nossa situação. Sim, os scarpins parecem muito mais sofisticados e femininos do que os chinelos com velcro ou elástico na frente. E mesmo que você tente encontrar os sapatos mais atraentes desse tipo, ainda assim nunca será capaz de se tornar um substituto completo para as bombas.
Mas nos chinelos, cujas solas têm espessuras diferentes em diferentes áreas, você pode caminhar o dia todo e ir aonde quiser, com raras exceções (por exemplo, não é costume usar esses sapatos em um restaurante), mas em alta -sapatos de salto A perna inchada, comprimida por todos os lados, começará a pulsar dentro de 0,5 a 1,5 horas. E seu passeio terminará com uma corrida urgente para casa para levantar os pés e tratar os calos que aparecerem.
Importante! Elásticos na frente dos chinelos e nas laterais dos sapatos ou botas vão facilitar a sua vida quando ocorrer inchaço. Preste também atenção ao velcro e ao laço. Eles permitirão aumentar o espaço interno do calçado em caso de inchaço repentino e significativo das pernas.
O outro extremo é usar tênis e tênis o ano todo. Na verdade Usar calçados esportivos o tempo todo não faz muito bem à saúde. Alterne tênis com sapatos e sandálias de salto pequeno (plataformas) e assim evitará o desenvolvimento de problemas adicionais nos pés. E na hora de comprar sapatos, experimente os dois.