A sudorese é um processo fisiológico natural que não causa desconforto durante o funcionamento normal do corpo. Mas às vezes a secreção de suor torna-se abundante e acompanhada de odor.. Algumas pessoas enfrentam esse problema no verão, quando são obrigadas a usar sapatos fechados.
Sapatos fechados no verão - não é isso que faz seus pés suarem?
Qualquer sapato pode causar suor excessivo, mas trocá-lo por outro par não garante a eliminação do problema.
As principais causas de pés suados:
- não cumprimento das regras de higiene;
- sapatos selecionados incorretamente;
- produto feito de material de baixa qualidade;
- aumento da atividade física, o que aumenta a transpiração;
- alimentação pouco saudável com muitos alimentos salgados e gordurosos;
- distúrbios hormonais, doenças do sistema endócrino;
- anomalias no funcionamento dos órgãos internos, fígado, rins;
- fungo nos pés, dermatite, eczema.
Sapatos fechados não são a principal causa de suor nos pés. Mas o par errado pode causar desconforto e aumentar a transpiração.
Escolhendo os sapatos de verão certos
Às vezes, os códigos de vestimenta do trabalho ou outras circunstâncias obrigam você a usar sapatos fechados. Mas isso não é motivo para suportar suor excessivo e odores desagradáveis.
Existem várias regras que ajudarão a evitar desconfortos no verão:
- Estritamente fiel ao tamanho. Existe a opinião de que o melhor é comprar calçado à noite, quando o pé incha um pouco e aumenta de tamanho. Um erro comum é comprar um tamanho menor ou com caimento muito estreito. As mulheres tendem a fazer esta escolha para enfatizar a elegância das suas pernas. Mas, na verdade, em sapatos apertados, o fluxo sanguíneo é interrompido, podem surgir calosidades e o pé começa a suar mais do que o normal. Sapatos muito grandes também têm suas desvantagens. Se for largo ou longo, os dedos são forçados a se esforçar para segurar as botas ou sapatos. Além do aumento da transpiração, isso pode causar dores nas costas e deformidades nos pés.
- Subir com os próprios pés. Se o peito do pé estiver mais baixo, a perna sentirá tensão. Nesse caso, toda a carga recai sobre os dedos dos pés e calcanhares, onde se formam calosidades e aumenta a transpiração.
- Materiais naturais. Em climas quentes, o couro artificial não fornece ventilação suficiente e não remove o excesso de umidade. Ao longo de um dia de uso, o desconforto se acumula e o suor produzido é absorvido pelos sapatos. Vale prestar atenção nas palmilhas. Devem ser feitos de material macio e respirável. Caso o fabricante opte por palmilhas de baixa qualidade, elas deverão ser substituídas.
- Nada de sapatos de couro envernizado! Parece estiloso, mas usá-lo o dia todo faz mal aos pés. O couro envernizado não permite a passagem do ar e perde suas qualidades externas em climas quentes.
Como evitar a transpiração no verão
Não basta escolher sapatos bons e de qualidade. O verão é uma época de clima quente e sol forte.
Não é recomendado usar nenhum modelo fechado com os pés descalços. No calor, a pele dos pés esfregará na superfície interna do calçado e, mesmo com materiais naturais e respiráveis, produzirá suor. Sob tênis
ou mocassins, saltos de algodão servem.
Se usá-los for inadequado, as lojas vendem apoios para os pés de náilon especiais para homens e mulheres.
É necessário observar as regras de higiene pessoal. Para isso, troque as meias diariamente e lave os pés com água fria e sabão em pó. No clima quente do verão, a frequência de lavagem dos pés pode ser aumentada para 3-4 vezes ao dia.
Se os sapatos absorverem odor e suor, eles precisam ser secos. Para eliminar o cheiro, sprays especiais são pulverizados no interior. Você pode usar desodorantes para os pés. Eles reduzem a transpiração e bloqueiam o odor.
Em casos raros, a transpiração depende apenas de sapatos selecionados incorretamente. Isso geralmente se torna óbvio ao mudar de um par para outro. Em outros casos, é necessário combater a causa da transpiração. Para isso, você precisa revisar sua alimentação, consultar um médico e monitorar cuidadosamente sua higiene corporal.