Como escolher tênis de corrida?

À primeira vista, correr parece um esporte bastante seguro. Portanto, os iniciantes acreditam erroneamente que podem fazer isso com qualquer calçado. E somente diante de lesões articulares, calosidades e entorses é que eles entendem que a escolha do tênis de corrida precisa ser feita com cuidado.

Quais calçados são adequados para corrida?

Como escolher tênis de corridaOs melhores tênis para correr são os tênis. Mas não todos, mas apenas aqueles cuja fabricação leva em consideração as características estruturais do pé, a distribuição das cargas durante a corrida e as condições externas. Para escolher o par certo entre uma variedade de tênis profissionais, você precisa responder a três perguntas principais. Qual é o propósito de correr? Existem características estruturais individuais dos pés? Em que condições ocorrerá o treinamento?

Critérios para escolher os sapatos “certos”

Os tênis de corrida para competições devem ser leves e com sola fina para desenvolver velocidade máxima. E para o treino, estão equipados com um sistema de absorção de choques para proteger as articulações do stress.Os tênis devem ter características que dependem do posicionamento do pé durante a corrida. Vejamos os parâmetros que precisam ser levados em consideração.

design de tênis

Peso

Para corridas de longa distância você precisa escolher calçados mais pesados, para competições - mais leves. Mas ambos não devem ultrapassar o peso de 300 g, pois cada 100 g de peso nas pernas aumenta em 1% o gasto energético.

Como devem ser a sola e o piso?

A sola deve ser flexível na ponta do pé. Para isso, os fabricantes colocam ranhuras especiais na sola, sob os dedos dos pés. A para reduzir a abrasão, são usadas inserções protetoras feitas de borracha mais durável. Quanto mais alto for o piso, melhor será a aderência.

Para solos macios e instáveis, são necessários sapatos com piso alto de até 8–10 mm. Para os duros - altura média (4–7 mm). E o piso baixo (1–3 mm) é ideal para correr em superfícies planas e duras. O padrão do piso também afeta a eficiência de corrida. Deve proporcionar a aderência necessária e ser fácil de limpar da sujeira para não perder suas propriedades.

Parte superior do tênis de corrida

Para maior conforto, a parte superior do tênis é macia. Às vezes, placas costuradas são usadas para maior estabilização. A língua do tênis deve proteger contra sujeira e fricção do cadarço, e almofadas macias ao longo da borda devem proteger a articulação do tornozelo contra danos.

Material

É dada preferência a materiais sintéticos de alta qualidade que proporcionam leveza e mobilidade. Para ventilar os pés, utiliza-se uma tela no nariz ou em todo o comprimento. O conforto em condições climáticas difíceis é proporcionado por um tecido de membrana que não permite a passagem de umidade e frio.

Fivela ou laço

tênisVia de regra, o cadarço fica localizado mais próximo da parte interna do pé para fixá-lo corretamente.É aconselhável que os furos para os cadarços não estavam conectados em uma única estrutura. Isso permitirá que o tênis caiba exatamente no seu pé.

Alguns modelos possuem bolsos especiais para cabos e fechos para evitar que se desfiem. Às vezes, em vez de um cordão, usa-se um elástico forte com fecho, que permite apertar e afrouxar o tênis em um só movimento.

Importante! Não há necessidade de se preocupar em apertar o laço. O fluxo sanguíneo restrito pode causar dormência nas pernas.

Dispositivo traseiro

Para evitar lesões, bem como para apoiar adequadamente o pé, os tênis de corrida utilizam um contraforte rígido no calcanhar.

Palmilhas

Deve ser feito de material durável e elástico e ter orifícios de ventilação. A impregnação antibacteriana evita a proliferação de bactérias e, consequentemente, a ocorrência de odores desagradáveis. Quando as palmilhas dos tênis são removíveis, podem ser substituídas por ortopédicas.

Pronação

plenitude do tênisProcesso de redução do arco do pé em contato com a superfície, mecanismo de absorção natural de choques. Este fator deve ser levado em consideração para compensar o excesso de carga na parte do pé afetada pela patologia. Existem hiperpronação (o arco fica reduzido, o pé cai para dentro), hipopronação (arco alto, menor área de contato) e neutro (colocação correta dos pés).

Conselho! Você pode determinar a pronação observando a pegada no papel. Com pronação normal, a largura do arco do pé é aproximadamente igual à sua largura. A ausência de espaço vazio na área do arco indica pronação excessiva; a situação oposta indica subpronação.

Supinação

Movimento em que o pé retorna à posição normal. Um suporte de arco é usado para apoiar o arco do pé.É uma placa curvada no formato de um arco, feita de diversos materiais (plástico, metal, etc.).

Importante! Somente um cirurgião ortopédico pode ajudá-lo a decidir sobre o tipo de suporte de arco necessário.

Rigidez torcional e de flexão

Quanto mais o sapato se curvar, melhor será a sensação em superfícies de corrida irregulares. E menos esses tênis protegem as articulações contra lesões. A flexão lateral é importante para garantir um impulso eficaz durante a corrida.

Depreciação

únicoNecessário para distribuir e reduzir a carga de impacto vertical. Pode estar localizado em toda a superfície da sola ou em determinados locais - no calcanhar ou na ponta do pé. Os fabricantes usam diferentes tipos de depreciação - inserções de espuma, silicone e plástico ou gás hermeticamente selado.

O golpe do calcanhar requer um amortecimento traseiro mais espesso e maior queda do calcanhar aos dedos do pé (até 10 mm). E para a corrida, em que o dedo do pé desce primeiro, são indicados tênis com amortecimento na frente, sola fina e drop de até 5 mm.

Como escolher um tamanho?

A principal condição na escolha de um tamanho é posição confortável dos pés. Com os sapatos certos, mover os dedos dos pés é confortável. Recomenda-se comprar tênis com pequena margem de tamanho. Porque suas pernas incham durante a corrida. É necessário espaço adicional para colocar uma palmilha individual ou sob uma meia quente (para atividades na estação fria).

Importante! Para não se confundir com o tamanho, leve à loja meias de corrida e palmilhas ortopédicas (se disponíveis) para prova. Você também precisa caminhar, ou melhor ainda, correr de tênis pela loja.

A influência do gênero de um corredor na escolha do calçado

O uso constante de sapatos altos leva ao encurtamento dos tendões de Aquiles.Devido à altura do calcanhar, o tendão não precisa esticar. Portanto, nos tênis femininos, esse ponto fraco é protegido adicionalmente por um salto mais alto. Além disso, os modelos femininos têm uma forma mais estreita e um menor grau de depreciação.

Temporada, superfície da esteira

Cruz AzulNo verão, para evitar que os pés suem, é preciso escolher tênis “respiráveis”. E em tempos frios - de materiais mais densos que retêm calor. Para clima chuvoso, recomenda-se escolher calçados confeccionados com tecidos impermeáveis. As pistas de corrida dos estádios possuem um revestimento de borracha especial. Evita escorregar e tem boas propriedades de absorção de choque. Esse permite que você escolha calçados com menor altura de piso e grau de absorção de choque e, portanto, mais leves.

Para correr em terreno natural, você precisa de tênis com banda de rodagem média a profunda. A sola deve ser rígida e o dedo do pé deve ser protegido adicionalmente para evitar ferimentos causados ​​por pedras e outros obstáculos. Ao correr no gelo, é recomendado o uso de pontas de metal.

Conselho! Escolha modelos com pontas removíveis. Isso evitará a compra de dois pares para diferentes condições climáticas.

Como escolher calçados para correr e caminhar no asfalto?

Para correr no asfalto são necessários calçados com alto grau de absorção de choques. A borracha da sola deve ser resistente ao desgaste e proporcionar boa aderência à superfície.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano