Como escolher sapatos para um bebê?

Muitos pais acreditam que para a saúde do bebê basta comprar calçados ortopédicos de um fabricante confiável. Na verdade, esta abordagem pode fazer muito mais mal do que bem. Então, qual você deve escolher? Continue lendo para saber mais sobre a maneira correta de selecionar calçados infantis.

Critérios para escolher o calçado certo para o seu bebê

crianças com sapatosÉ preciso levar em consideração o material (externo e interno), tamanho (não se esqueça que no início do jardim de infância o pé cresce muito rápido, pois aproximadamente a cada 3-4 meses é preciso trocar de calçado), sola (opção ideal: flexível , absorvente de choque, estável e antiderrapante) e pano de fundo (altura e rigidez são importantes).

Além disso, observe sobre o método de conectar peças. Num caso as costuras são boas (por exemplo, nos sapatos de verão), noutro é melhor escolher um modelo criado com tecnologia de moldagem por cola. A última opção é ideal para caminhadas em clima úmido, chuvoso ou durante o degelo.

Material

O couro genuíno possui um conjunto ideal de características:

  • resistente ao desgaste, mas estica um pouco com o tempo (desgasta-se um pouco, as paredes ficam mais macias e com isso a probabilidade de calosidades é reduzida);
  • tolera lavagens frequentes;
  • fácil de processar;
  • resiste melhor às mudanças de temperatura do que a maioria dos análogos;
  • Possui ventilação natural, pelo que pode ser usado por muito tempo sem prejudicar as pernas.

botas de couroAlém do couro genuíno, eles merecem atenção VTM – materiais de alta tecnologia. São obtidos artificialmente, mas são muito melhores que o couro sintético comum: aquecem bem (protegem os pés da hipotermia em baixas temperaturas recordes), têm resistência mecânica e não têm medo do contato com a umidade.

Os modelos têxteis, em alguns casos, também parecem ser uma boa solução. Por exemplo, o material é adequado para criar sapatos de verão. No entanto para os bebês menores que ainda não completaram 6 a 7 anos, os calçados têxteis são contra-indicados porque não têm salto suficientemente duro.

Único

Flexibilidade na área do arco e dos dedos é a chave para uma boa opção. Além disso, preste atenção às inserções na sola, que têm aparência e design originais.. Cada um desses elementos tem certas funções. Por exemplo, absorção de choque. No entanto, tais inserções devem ser localizadas pontualmente, localmente. Se dividirem a sola em 2 ou mais partes, este é um sapato ruim.

Importante! Deve haver um rolo na parte frontal da sola do sapato.

Outra diretriz é o material da sola. Formulações contendo plástico não são permitidas.. Esse par irá escorregar e rachar devido às mudanças de temperatura.Para os mais novos que vão experimentar os primeiros sapatos, recomendam-se modelos com sola em pele genuína. Esses produtos são caros, mas somente atendem aos requisitos.

Salto

sandáliasMesmo para um aluno do jardim de infância que frequenta a escola há vários anos, a parte de trás do sapato não deve subir mais do que 1 a 1,5 cm.Esta regra também se aplica a sapatos para meninas, incluindo modelos de férias. No entanto Uma sola absolutamente plana não é sinal de calçado seguro para uma criança. Uma pequena transição deve estar presente.

Fechos

Uma criança pequena não conseguirá manusear os cadarços sozinha e a fechadura acabará por começar a emperrar devido às frequentes “caminhadas” pelas poças. Velcro e elásticos na bota servirão muito melhor.

Apoio de arco

O apoio do peito do pé é um pequeno espessamento ou elevação localizado em uma área limitada da parte interna da sola. Seu papel é a prevenção de pés chatos. Se a patologia já estiver presente, não há necessidade de suporte de arco.

Pano de fundo

o que escolher?As crianças devem usar sapatos até os 3 anos de idade com um ponto muito difícil (mas não muito; ainda é necessária alguma flexibilidade). Este pano de fundo segura bem a perna e evita que ela se desvie em uma direção ou outra. Isso contribui para a formação do pé e da marcha corretos.

Meia

Melhor opção: redondo, reforçado, ligeiramente alargado (o dedo do pé deve ser mais largo que o calcanhar). E embora as crianças mais velhas ainda possam comprar sandálias abertas, elas são contra-indicadas para crianças menores de 3 a 4 anos.

Sapatos para os primeiros passos - o quê?

Não deve ser pesado e maciço, não deve ter bico pontiagudo ou calcanhar (plataforma). Esses postulados são explicados da seguinte forma:

  • paredes muito altas causam atrito, paredes muito largas adicionam massa;
  • o peso puxa para baixo, dificulta o processo de acostumação com o fato de ter algo nos pés;
  • É mais fácil para uma criança de um ano com sapatos pesados ​​​​tirar os sapatos e ela aproveitará qualquer momento conveniente para libertar os pés do peso;
  • o calcanhar e a plataforma reduzem a estabilidade e dão à criança uma ideia imprecisa da distância ao solo;
  • nariz pontudo faz mal porque não permite que a parte frontal da perna se desenvolva corretamente;
  • O uso frequente de sapatos pontiagudos pode causar unhas encravadas.

botas para primeiros passosDeve ser cuidadosamente considerado questão da flexibilidade das paredes e costas. A opção ideal para os primeiros passos tem um equilíbrio entre dureza e suavidade. Se você escolher uma perna excessivamente macia, a perna entrará em colapso e a criança começará a ter pés tortos. Se for muito difícil, será doloroso para o bebê andar e ele desenvolverá calosidades.

O tipo de fixador deve ser confiável, mas o mais simples possível. Não é necessária simplicidade para que a criança aprenda a calçar os próprios sapatos - isso não acontecerá tão cedo. A qualidade facilitará a vida dos próprios pais, que se verão confrontados com a necessidade de calçar e descalçar frequentemente, muito mais frequentemente do que no caso dos filhos mais velhos, os sapatos dos seus bebés.

Também é importante entender que calçado ortopédico – terapêutico. Um bebê saudável não precisa disso. Se um ortopedista, neurologista ou cirurgião o prescreveu, então você não precisa ir a uma loja comum, mas a um local onde possam fazer um par que atenda perfeitamente às necessidades de uma determinada criança.

Importante! O papel fundamental na questão dos calçados corretivos é desempenhado pelo nível ou ângulo de curvatura. Você precisa descobrir este parâmetro, caso contrário o efeito terapêutico de usá-lo será baixo.

Devo aceitá-lo “para crescimento”?

pé em uma sandáliaVocê não conseguirá economizar em sapatos dessa forma.Se você tentar, enfrentará consequências na forma de posicionamento incorreto dos pés e torção dos joelhos. E tudo porque os sapatos grandes são menos estáveis, carregam o pé de forma desigual, não o apoiam onde é necessário e retardam a marcha. Isso faz com que o bebê comece a dobrar a perna, colocá-la de lado e manter os joelhos dobrados.

Como escolher o tamanho certo?

É preciso medir a perna, adicionar 1,5 cm ao resultado obtido (no caso das botas de inverno - 2 cm), e depois saber o valor em tabela especializada.

Medindo a perna

MedidasExistem 2 maneiras. O primeiro se resume a medir o pé com uma fita métrica, o segundo - a delineá-lo. Para a última opção, coloque o bebê sobre um pedaço de papel, certifique-se de que ele não dobra os dedos e trace o contorno com um lápis. Como resultado, você deve obter 2 desenhos: pernas esquerda e direita. O número é explicado pelo fato de crianças e adolescentes usarem com relativa frequência sapatos de tamanhos diferentes em pés diferentes.

Importante! Independentemente do método de medição escolhido, faça medições apenas à tarde.

Em seguida, uma régua é aplicada ao desenho. Deve ser colocado entre a ponta do dedão do pé e o ponto mais proeminente do calcanhar. A fita métrica, o primeiro método de medir o pé, é usada de forma semelhante. Há apenas uma diferença: você precisa pedir à criança que fique de pé corretamente, não em um pedaço de papel, mas em um dispositivo de medição.

Importante! Não meça deitado ou sentado, os dados obtidos desta forma não corresponderão à realidade. Motivo: sob o peso do corpo, o pé de uma criança pequena aumenta vários mm.

O valor resultante deve ser anotado para não esquecer e determinar corretamente o número de cm adicionais.Para sapatos de inverno adicione 1,5-2 cm, para sapatos de meia estação e verão 1-1,5 cm.

Importante! Não tente verificar o tamanho do calçado pelo comprimento do pé colocando o dedo entre o calcanhar e o calcanhar da criança. As crianças não entendem a essência do que está acontecendo e muitas vezes torcem os dedos dos pés quando sentem pressão excessiva na parte de trás da perna. Assim, procuram caber com mais conforto em um espaço limitado.

O que é completude?

A plenitude se correlaciona com a altura da perna. Muitas vezes, nas crianças mais novas, este número é muito elevado. Por isso, precisam adquirir modelos bem soltos por dentro e opções com fechos reguláveis. A presença de inserções elásticas também é bem-vinda.

Indicadores de completude incorreta:

  • o pé dificilmente se encaixa no sapato, embora seu tamanho corresponda ao comprimento do pé;
  • Durante a adaptação, fica claro que a perna “oscila”, embora o calcanhar e a ponta do pé atendam aos requisitos de rigidez.

Tabela de tamanhos russa

Depois de saber o comprimento do pé, verifique os dados obtidos com a tabela. Ao mesmo tempo, lembre-se que é russo. Na Europa, China e EUA são utilizados sistemas métricos diferentes do nacional.

mesa

Exemplo de dimensionamento

  • Colocamos a criança em um pedaço de papel. Delineamos o pé esquerdo e direito.
  • Colocamos uma régua entre o dedão do pé e o calcanhar do pé direito e depois do esquerdo. Registramos os resultados.
  • Seja o comprimento da perna direita: 12,4 cm. O comprimento da perna esquerda: 12,3 cm.
  • Determinamos a sazonalidade do modelo. Que seja o inverno como exemplo.
  • Como são necessários sapatos de inverno e a criança é pequena (não tem nem 2 anos), acrescentamos 1,5 cm aos resultados obtidos.

12,4 +1,5 = 12,9cm.

12,3 + 1,5 = 12,8 cm.

  • Procuramos valores na tabela de tamanhos. Não existem esses números, mas existe a opção de 13 cm.Tomamos isso como base (simplesmente arredondamos os valores).
  • Um pé de 13 cm corresponde ao tamanho do sapato 21.
  • Compramos sapatos ou botas para o inverno, usamos com meias quentes (por isso foi acrescentado 1,5 cm).

Sapatos por temporada - como determinar?

As crianças costumam comprar botas de borracha para a primavera e o outono. Isso não deve ser feito pelos seguintes motivos:

  • sapatoo design não oferece um cenário sólido;
  • a borda superior da bota pode esfregar (a bota é larga, fica pendurada na perna e, se o material não for macio o suficiente, os fatores combinados podem causar danos à pele);
  • sem qualidades de absorção de choque.

A ausência da última característica torna-se uma desvantagem significativa ao operar. Em vez de botas de borracha, que nem sempre conseguem garantir pés secos (a água entra pela bota larga) e um nível adequado de higiene, deve-se optar por botas de membrana e couro confeccionadas com tecnologia de moldagem por cola. É bom porque não deixa passar água.

Importante! Nobuck e camurça não são recomendados no outono e na primavera porque não toleram bem o contato com a umidade e isso é crítico no caso de crianças pequenas.

Ao escolher as membranas, observe onde está localizada a camada de mesmo nome. De acordo com este critério, distingue-se entre calçado de inverno (está localizado no interior) e calçado de meia estação (é a base da parte superior). A diferença entre os padrões sazonais é crítica. Assim, botas de membrana separadas para o inverno protegem o pé mesmo a -30 graus; as botas de outono não podem se orgulhar de nada parecido.

Importante! Não compre botas de neve - manequins de membrana - para crianças menores de 3 anos e para uso constante por alunos mais velhos do jardim de infância (se seu filho tiver mais de 3 anos e você não usar botas de neve com tanta frequência, você pode comprá-las).Seu uso pode causar problemas nos pés.

Outra boa opção para usar de dezembro a fevereiro é botas feitas de couro genuíno com forro de pele natural. Esta combinação mantém as condições normais de higiene, evita a transpiração e o congelamento dos pés, desgasta-se durante muito tempo e não reage às mudanças bruscas de temperatura.

No verão não há nada melhor que sandálias. E não é só que eles não caem dos pés como chinelos ou os tornam mais pesados. O modelo é adaptado para uso diário prolongado e mantém o tornozelo na posição correta.

Calçados para ambientes internos, esportes e outros eventos

tênisPara uso constante em grupo, leve sandálias de couro com salto travado, fecho de velcro e bico redondo. Outros modelos de calçados não cabem. Alguns são inadequados devido à sua natureza fechada (estar com sapatos que não respiram bem o dia todo é muito prejudicial), outros devido às suas características de design. Por exemplo, chinelos não são adequados devido às costas abertas. É contraindicado até 5–6 anos de idade.

Tênis são recomendados para educação física, mas É melhor evitar usar tênis – em uma idade tão jovem eles podem causar pés chatos. Se a criança estiver envolvida em uma seção, os calçados deverão ser especializados. Ao fazer isso, você protegerá o atleta iniciante de lesões e acelerará seu progresso.

Você pode comprar sapatos lindos para as férias, mas a beleza não reside nos saltos grandes. Para eventos, compre um par em que a sola traseira seja 1,5 cm mais alta que a frontal, mas não mais.

Sapatos “herdados” e suas desvantagens

botas de couroSapatos, botas e tênis gastos são semelhantes a impressões digitais. Eles demonstram as características estruturais dos pés de seus donos. Tendo se adaptado ao proprietário anterior, não cabem no pé de outra criança. E esse bebê vai começar a sentir desconforto, ser caprichoso e se recusar a andar. O processo de adaptação aos sapatos ficará mais difícil.

Os sapatos de outra pessoa podem ser perigosos para a saúde. Principalmente se o proprietário anterior tivesse problemas nos pés ou se seus pais não cuidassem bem das botas, não os lavou bem o suficiente.

Nem todos os pediatras concordam com os pontos acima. Assim, o Dr. Komarovsky insiste que não há nada de errado com uma criança “herdar” sandálias ou botas de um irmão ou irmã mais velho. A única coisa que você precisa é garantir o nível adequado de higiene: Lave e trate bem os sapatos doados. Durante o procedimento, preste muita atenção às juntas e costuras. É neles que os microrganismos costumam se acumular e se multiplicar ativamente.

Fabricantes: quais escolher?

Marcas a serem observadas:

  • Kotofey;
  • Brincalhão;
  • Nordman;
  • Capika;
  • ECCO;
  • Viking;
  • Lassie.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano