Como escolher calçado escolar para menino?

Sempre antes do início do ano letivo, os pais dos alunos têm que comprar vários pares de sapatos para os filhos. Para a educação física, para a rua, para o plantão. Como escolher o certo, o que considerar na hora de comprar, continue lendo.

Critérios para escolha de calçados para escola

menino amarrando o tênisNa hora de escolher um novo par de sapatos para um aluno, quando a criança consegue superá-lo em apenas alguns meses, a vontade de comprar algo mais simples e barato é grande. Especialmente quando você é obrigado a usar sapatos sociais sob o uniforme escolar, os tênis são obrigatórios para a educação física e os sapatos tchecos são obrigatórios para dançar. Mas de alguma outra forma você tem que ir para a escola. Portanto, o desejo de gastar menos é compreensível e completamente razoável. Mas certos critérios de seleção na hora de comprar outro par de sapatos para um aluno devem ser levados em consideração.

Material natural da parte superior e da palmilha

Certamente, couro seria o ideal, especialmente para sapatos de reposição. A criança passa quase o dia inteiro nele. A perna deve respirar e a escolha parece óbvia, mas nem sempre o preço permite fazê-la.Se você tiver que escolher uma opção econômica feita de material sintético, escolha sapatos com perfurações. Este par será muito mais confortável de usar. A Você ainda deve escolher uma palmilha feita de material natural - couro ou tecido.

Importante! Palmilhas ortopédicas especiais só podem ser usadas após consulta com um médico. Eles são selecionados individualmente para cada criança. Não se automedique!

Flexibilidade e leveza da sola

sapatos de verãoVia de regra, os sapatos masculinos têm salto clássico ou sola moldada em diversos materiais sintéticos, cujas propriedades podem variar muito. Um dos melhores materiais é o elastômero termoplástico (ou TEP). É leve e flexível. Esta é uma boa escolha para calçados infantis. Mas o poliuretano é muito mais pesado e mais duro. Certifique-se de verificar a flexibilidade da sola. Dobre e endireite várias vezes. Depois disso, a bota deverá retornar à posição anterior.

É melhor não considerar opções com solas finas ou duras para todos os dias.. O uso desses sapatos impede a formação normal da perna e causa pés chatos. Outro ponto importante é que a sola não deve escorregar! Um padrão de piso pronunciado é necessário não apenas para botas de inverno, mas também para botas de uso diário. Isso protegerá seu bebê de lesões.

Conselho! Você pode aprimorar as propriedades “antiderrapantes” da sola com sobreposições especiais. Eles são removíveis ou adesivos. Você pode comprá-los em uma loja de esportes ou encomendá-los online.

Verifique como a sola fica presa ao cabedal. Não deve apenas ser colado, mas também costurado. Será muito mais fácil para essas chuteiras sobreviverem jogando futebol com uma pasta no recreio.

Tamanho certo

menino indo para a escolaEscusado será dizer que os sapatos devem caber nos seus pés, caso contrário, eles irão esfregar ou beliscar.Na hora de comprar calçados infantis, eles devem ter uma margem de 5 a 7 centímetros de comprimento.

Preste atenção na largura da ponta dos sapatos escolares. Não compre sapatos com biqueira estreita. Isso pressionará os dedos dos pés e interferirá na circulação sanguínea do pé. Peça ao seu filho para mover o pé dentro do sapato ao experimentá-lo e verifique cuidadosamente como os dedos do pé se movem no sapato novo.

Salto

Definitivamente é necessário. Principalmente em calçados infantis. O salto deve ter cerca de dois centímetros de altura (dependendo da altura do menino). Esta é a altura necessária para a correta formação do arco do pé.

Fecho correto

Nos calçados masculinos, o fecho são cadarços clássicos, velcro ou elásticos. A última opção é melhor comprar para crianças em idade escolar. Eles são muito mais fáceis de lidar e gastam muito menos tempo trocando os sapatos. Para uma criança mais velha, você já pode comprar sapatos (e tênis) com cadarço. Certifique-se de que os cadarços não sejam muito longos. Pontas soltas podem causar quedas e ferimentos.

Importante! A sujeira se acumula facilmente nos fechos de velcro e eles perdem suas propriedades. Limpe o fecho em tempo hábil e, se necessário, substitua o velcro por um novo.

Duro atrás e na frente

menina e meninoO salto do sapato deve estar firmemente fixado. As crianças se movimentam muito e se o pé não estiver fixo na bota e “balançar” demais, isso pode causar luxações.

A ponta da bota de uma criança também deve manter a forma e não ceder.. A opção ideal são sapatos ou botas “lobuladas”. Eles protegerão os dedos das crianças contra hematomas. Os meninos adoram chutar tudo, mas é melhor derrubar a ponta dos sapatos e não os pés.

Conveniência e conforto

Antes falamos mais sobre segurança, praticidade e simplicidade.Todos esses fatores são necessários, mas devem ser combinados com o mais importante: a conveniência. O que mais precisa ser considerado? O tamanho correto foi discutido acima. Agora sobre outra coisa. O formato da forma do sapato é importante para um uso confortável.. Se não for adequado para a criança, a carga na base do pé aumentará e a caminhada será acompanhada de dores.

Outro fator - escalar. É necessário que corresponda às características anatômicas do pé da criança. Caso contrário, suas pernas ficarão cansadas.

Importante! Ao comprar um par novo, a criança não deve apenas ficar em pé na loja ou caminhar, mas até correr e pular. Se nenhum desconforto aparecer por pelo menos 15 minutos, você poderá fazer uma compra.

Umidade obrigatória e troca de calor

Se a perna não respirar, isso pode causar o desenvolvimento de doenças fúngicas. Não esqueça sobre troca de calor adequada. Os pés, é claro, precisam ser mantidos aquecidos, mas você não deve superaquecer. Sapatos muito quentes são difíceis de usar. O pé primeiro transpira, depois esfria e congela.

Como saber se os sapatos foram escolhidos corretamente?

em uniforme escolarSe você seguiu todos os nossos conselhos e comprou botas, sapatos ou tênis adequados para seu filho, mas ainda duvida da escolha certa (os pais de alunos da primeira série muitas vezes duvidam), faça uma espécie de teste de controle por várias semanas:

  • verifique se há escoriações e vermelhidão nos pés;
  • veja se as meias da criança estão molhadas;
  • pergunte se ele sente algum desconforto.

Essas etapas ajudarão você a descobrir o quão confortável e confortável seu filho se sente com um novo par de sapatos.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano