Como escolher calçados ortopédicos?

Recentemente, os calçados ortopédicos tornaram-se extremamente populares. Existem salões de calçados ortopédicos em quase todas as cidades, e há pessoas ansiosas para comprá-los em todas as aldeias. É realmente necessário e, em caso afirmativo, em que casos?

Critérios para escolha de órteses

Existem três tipos de calçados ortopédicos:

  • preventivo;
  • descomplicado;
  • complexo.

como escolher sapatos ortopédicosComo o nome indica, o primeiro tipo serve para prevenir possíveis deformações nos pés e problemas relacionados. As botas desta categoria podem ser usadas por qualquer pessoa que não tenha problemas nos pés, bem como por pessoas com os primeiros sinais de alterações.. Os calçados de baixa complexidade são projetados para pessoas com deformidades leves nos pés, reversíveis e que não requerem intervenções externas graves. Os calçados ortopédicos complexos são feitos somente sob encomenda, conforme prescrição médica e somente de acordo com medidas individuais.

Na hora de escolher botas ortopédicas, siga estas dicas:

  • adquirir calçados apenas em lojas especializadas em ortopedia, pedir ajuda de um consultor, verificar a existência de certificados de qualidade para o par escolhido;
  • escolha botas estritamente de acordo com o tamanho, principalmente para crianças. O calcanhar deve ser fixado com segurança pelo calcanhar, o dedo do pé não deve pressionar e, para os dedos, é necessário um espaço livre de 1 a 1,5 cm para adultos e 0,5 a 1 cm para crianças;
  • A sola das botas deve ser dura, flexível e antiderrapante. Tente pressionar a sola pelo lado do dedo do pé, ela deve dobrar com esforço;
  • É permitido salto pequeno, para crianças menores de 6 anos não superior a 1,5 cm.

Importante! Não se deve usar sapatos para outra pessoa, pois os sapatos e palmilhas se adaptam com o tempo ao formato dos pés do dono e podem, na melhor das hipóteses, simplesmente causar transtornos ao novo dono e, na pior, levar a alterações graves no pé.

Quando é necessário?

O design do calçado ortopédico é bastante complexo, envolve a utilização de materiais com propriedades diversas e pode amenizar o curso de certas doenças, além de prevenir o desenvolvimento de problemas na coluna ou deformidades nos pés, como:

  • palmilha ortopédicapés chatos, pés tortos;
  • diferentes comprimentos de perna;
  • hálux valgo;
  • escoliose e outros problemas de coluna;
  • veias varicosas nos estágios iniciais;
  • esporão de calcanhar;
  • excesso de peso, cargas elevadas em esportes, etc.

Importante! Sapatos ortopédicos não são uma panacéia. Se ocorrer algum dos problemas descritos, você deve entrar em contato com um especialista que irá prescrever o tratamento necessário.

Contra-indicações para usar

Apesar de todos os seus benefícios, os calçados ortopédicos são contraindicados nos seguintes casos:

  • a presença de inflamação purulenta nos pés;
  • necrose do tecido do pé, úlceras tróficas;
  • veias varicosas em estágios graves;
  • disfunção do sistema músculo-esquelético.

Como medir seu pé e escolher um tamanho?

Existem três tabelas de tamanhos de calçados comuns em todo o mundo, dependendo das unidades de medida:

  1. Métrico – o tamanho do pé é igual ao comprimento do pé, medido em centímetros. Este sistema de medição é desenvolvido principalmente no Japão;
  2. Shtihmasovaya - o tamanho do pé é igual ao comprimento do pé, medido em shtihmas (uma antiga medida francesa de comprimento igual a 6,67 mm, ou 2/3 cm). Este sistema é utilizado em países europeus, incluindo a Rússia.
  3. Polegada - o comprimento do pé é medido em grãos de cevada (1/3 polegada) do tamanho mínimo especificado. Esta tabela de tamanhos é comum na América e na Grã-Bretanha.

Para saber o seu tamanho em qualquer um desses sistemas, basta medir o seu pé em centímetros e depois usar tabelas especiais de correspondência.. Para fazer isso, pegue uma folha de papel limpa e coloque-a sobre uma superfície plana. Coloque o pé no lençol e transfira o peso do corpo para ele, e a seguir desenhe ao longo do contorno, segurando um lápis ou caneta estritamente na vertical. Conecte o ponto extremo do calcanhar e o ponto mais proeminente do dedão do pé com uma linha reta e meça em centímetros. O valor resultante lhe dará o tamanho métrico dos seus sapatos. Encontre a correspondência entre os tamanhos europeus e americanos usando a tabela:

tamanhos de pé

Como medirVocê também pode calcular a plenitude de suas pernas.. Para isso, pegue uma fita métrica e meça a circunferência do seu pé no ponto mais largo, conforme mostra a figura:

Em seguida, calcule a plenitude usando a fórmula: W = 0,25B – 0,15C – A, onde B é a circunferência do pé, C é o comprimento do pé, A é uma constante, igual a 17 para calçados masculinos, 16 para calçados femininos , 16,5 para calçados infantis (pré-escolares) e 13,5 (adolescentes). A plenitude resultante será relevante apenas para os fabricantes nacionais, mas desta forma você poderá saber se seus pés são largos ou estreitos, e usar esse conhecimento na hora de comprar calçados estrangeiros. Assim, o valor médio de plenitude calculado através desta fórmula é 6; se o valor resultante for maior, significa que o pé é mais largo que a média; se o resultado for inferior a 6, podemos falar de um pé estreito.

Lembrar Na hora de comprar qualquer calçado, inclusive ortopédico, preste atenção antes de tudo ao conforto. Ouça o seu corpo e ele lhe dirá o que ele precisa, e então usar botas ou sapatos só lhe trará prazer e benefícios!

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano