Com o início do frio, toda mãe tem uma dúvida: como escolher o calçado de inverno certo para seu filho? A gama de calçados infantis de inverno é enorme. E não só na cor e no design. O mais importante é que não prejudique a saúde do bebê e esteja aquecido. Vamos descobrir o que procurar na hora de escolher o calçado para o seu filho no inverno.
O que considerar ao escolher calçados infantis de inverno
Antes de comprar calçados infantis, principalmente os de inverno, você precisa experimentá-los no seu bebê e certificar-se de que combinam com ele em todos os aspectos.
Considere a plenitude da perna, que pode variar. A perna deve caber livremente nas botas ou sapatos e não ficar muito pendurada. Os fechos devem prendê-lo firmemente e não apertá-lo. Não se deve comprar de ponta a ponta na esperança de que estique, porque com o tempo a perna do bebê vai crescer.
Botas muito apertadas pressionam o pé, prejudicam a circulação sanguínea, causam frio nos pés e deformação do pé.Muito largos - eles ficarão pendurados, atrapalharão o andar e o bebê cairá com frequência. Além disso, a distribuição inadequada da carga nesses sapatos pode causar pés chatos e sérios problemas de coluna no futuro.
O pé da criança cresce rápido, então na hora de comprar o tamanho não deve ficar próximo ao pé, é correto se for 1-1,5 cm mais comprido. Essa lacuna garantirá conforto para os dedos dos pés, boa circulação de ar e retenção de calor no interior das botas.
Um problema muito comum é a elevação elevada da perna (a transição superior dos dedos dos pés até o tornozelo). Por isso é impossível colocar o pé na bota. Pode ser baixo, normal, alto. Para pés com peito do pé alto, deve-se optar por modelos com fecho profundo na frente ou botas que tenham uma transição mais suave da zona do pé para a bota nesta parte.
Como determinar corretamente o tamanho do seu pé
Determinar o tamanho exato do pé só é possível quando a criança está em pé e não sentada. Na posição sentada, o pé pode ser menor em até 10 mm. Lembre-se que à noite o tamanho é um pouco maior, pois a perna incha à noite.
É necessário retirar a palmilha do sapato e colocar o pé sobre ela. Se seus dedos estiverem próximos da borda, o tamanho é muito pequeno. Do dedão do pé 1-1,5 cm até a borda da palmilha? Este é o tamanho certo! Se a folga for maior, é muito grande, os sapatos ficam pendurados, as quedas e com elas as lesões são garantidas.
Se a palmilha não sair, trace o pé da criança em um pedaço de papelão. Recorte o espaço em branco resultante e coloque-o dentro da bota, usando os dedos para avaliar como o molde de papel está localizado no interior. É conveniente levar esse preparo para a loja.
Um método bastante comum na hora de escolher o calçado é quando ela calça a criança e, inserindo o dedo na região do calcanhar, tenta determinar a folga. Aqui deve-se levar em consideração que a criança pode dobrar os dedos e isso distorcerá o resultado da prova.
Muitas vezes, nos sapatos, você pode ver marcações de tamanho de acordo com o sistema stichmass, onde 1 traço é igual a 2/3 (0,66) cm. Se você encontrar essas marcações no momento da compra e não houver uma mesa por perto, para calcular o tamanho você precisa adicione 1-1 ao comprimento do pé 0,5 cm e divida por 0,66. Obtemos o tamanho adequado usando o sistema de peso.
Tirando medidas da perna
Existem várias regras para fazer medições com mais precisão:
- As medições devem ser feitas apenas em pé, isso permitirá obter resultados mais precisos na posição natural do pé, pois a criança precisa andar calçada e não sentada.
- É preferível fazer medições à noite, pois à noite as pernas incham e ficam um pouco maiores.
- Coloque o pé da criança sobre uma folha de papel, segurando um lápis ou caneta na vertical, o mais próximo possível do pé, e trace o contorno do pé. Os músculos devem estar relaxados, os dedos não devem estar dobrados. Usando uma régua, meça a distância do ponto mais alto do dedão do pé (ou do mais saliente) até a borda do calcanhar - esse será o comprimento da palmilha.
- Faça as medições com uma meia fina (para espécies de verão) ou grossa (para inverno).
- Meça os dois pés. A diferença nos resultados pode variar em até 0,5 cm, neste caso, na hora de escolher o calçado deve-se focar nos valores maiores.
- Para determinar o comprimento dos pés de bebês menores de um ano, você pode usar um barbante e depois medir o comprimento resultante do barbante com uma régua.Adicione 1 a 1,5 cm ao valor resultante, pois em apenas alguns meses o pé da criança vai crescer e para os sapatos de inverno é necessário espaço livre para aquecimento.
Diferenças na escolha do calçado para criança menor de um ano e após um ano
As diferenças estão relacionadas às características do estilo de vida. Um bebê com menos de um ano de idade se movimenta ao ar livre principalmente em um carrinho ou trenó. Você precisa escolher o calçado mais confortável e quentinho para ele. A rigidez da sola e do salto não importa aqui. Botas normais de feltro ou de pele de carneiro são a melhor escolha para um bebê.
Para as crianças maiores, já é importante que o calçado tenha sola rígida que dobre nos lugares certos ao caminhar, com salto pequeno. A ausência do calcanhar impede a correta formação do pé e a criança pode cair para trás. Um salto muito grande também é indesejável, pois pode fazer com que a criança caia para frente.
IMPORTANTE! Na loja, é preciso dar à criança a oportunidade de passear enquanto experimenta. Assim você verá como o calçado se comporta ao caminhar: se a sola e o cano dobram onde a perna dobra, se a criança está confortável, se cai para frente ou para trás.
O que procurar ao escolher sapatos de inverno para criança
A beleza é definitivamente importante. Mas o mais importante não é o quão elegante e ricamente decorada a coisa é, mas quão anatomicamente ela corresponde às características do pé de um determinado bebê. O tipo de calçado que a mãe escolhe determina como exatamente a carga será distribuída quando a criança caminhar.
E se a criança acabou de começar a andar, você definitivamente não poderá comprar as primeiras botas que encontrar.
Como devem ser os calçados infantis de inverno?
- Confortável em todos os sentidos. As botas de inverno devem caber exatamente no tamanho, não cair ou apertar a perna;
- Tamanho. Sapatos ou botas de tamanho correto permitem que o filhote mova os dedos dos pés.
- Elementos de fixação. Os cadarços são extremamente indesejáveis para crianças menores de 7 anos, pois elas mesmas podem amarrá-los, se necessário. É desejável que todos os fechos sejam de alta qualidade e fáceis de apertar/desapertar para que o bebé possa calçar os sapatos sozinho. Eles devem caber perfeitamente no pé. Não faria mal nenhum ter fechos de velcro adicionais para proteger o zíper.
- Seleção do fabricante. Calçados que atendam a todas as normas ortopédicas são a chave para a correta formação do pé e a preservação da saúde da criança, por isso vale a pena dar preferência a empresas conhecidas e comprovadas.
- Único. Certamente deve dobrar e não ser “de madeira”. Modelos com sola rígida são quase 100% fonte de quedas e lesões. Esses sapatos são desconfortáveis e o pé fica em uma posição não natural ao caminhar e se desenvolve incorretamente. Os materiais da mais alta qualidade para solas são cloreto de polivinila (PVC) e elastômero termoplástico (TEP).
- Sola em relevo. A sola deve ter um padrão multidirecional - um na ponta do pé e outro no calcanhar. Solas lisas e escorregadias não são opção para botas infantis de inverno!
- Materiais respiráveis nas camadas externas e internas. Vale a pena excluir a compra de botas de inverno com camada externa de tecido - elas deixam passar a umidade e são difíceis de cuidar; O couro sintético congela com o frio, endurece, pode rachar, esse material não retém calor, não deixa passar o ar e os pés suam nessas botas. Para a camada externa, uma membrana ou couro genuíno é o ideal. Nobuck e camurça são muito bonitos, mas perdem rapidamente a aparência.É preferível que a camada interna também seja feita de materiais naturais - pele de pêlo baixo, cortina, feltro.
- Palmilha removível em material natural. A palmilha de pele ou feltro retém o calor e proporciona conforto aos pés. Pode ser rapidamente retirado e seco no radiador.
- Altura e largura da bota. Este é um ponto muito importante para calçados masculinos. Calças skinny estão na moda agora, é melhor combiná-las com botas. Na hora de escolher as botas, é uma boa ideia experimentá-las junto com as calças de inverno, para não descobrir depois que as pernas não cabem por cima da calça.
Como entender que os calçados infantis de inverno foram escolhidos incorretamente (erros na escolha do tamanho dos calçados infantis de inverno)
Se seus pés estiverem frios, aparecerem calos ou listras vermelhas nos pés, significa que os sapatos foram escolhidos incorretamente.
Sapatos muito apertados. Os dedos não conseguem se mover em um espaço apertado, razão pela qual a circulação sanguínea é prejudicada e as pernas congelam.
Botas muito grandes. Esses sapatos não possuem capacidade de economizar calor. Mesmo que seu filho use meias grossas de lã, ele ainda congelará se o pé não estiver bem preso, com grandes aberturas na parte superior. Além disso, devido à má fixação, a criança tem dificuldade para andar e as quedas não podem ser evitadas.
Muitas meias. É desnecessário usar vários pares de meias em sapatos de inverno em condições diferentes do Extremo Norte. Pés em tal “repolho” suam e esfriam. É melhor usar um par de meias de lã que não sejam muito grossas por cima da meia-calça.
Meias para sapatos de membrana. Os pés nos sapatos suam, as meias de algodão absorvem rapidamente a umidade, molham-se e esfriam rapidamente. Nos modelos com camada de membrana, deve-se usar meia-calça ou meia com material sintético!
A compra de calçados infantis deve ser abordada com muita atenção e seriedade.Pense se vale a pena economizar na saúde do seu filho e se isso é realmente ECONOMIA!