No inverno, para salvar a população das cidades de quedas e ferimentos no gelo escorregadio, as estradas são borrifadas com reagentes químicos. Estas substâncias são muito agressivas. Eles corroem não apenas a crosta de neve da estrada, mas também os sapatos. Com um pequeno impacto, as botas podem simplesmente ficar cobertas de manchas brancas e desagradáveis. E com o desgaste constante, o material não resiste a influências agressivas e fica inutilizável. É possível fazer algo para proteger seu querido casal dos efeitos nocivos dos reagentes?
Preparando seus sapatos para sair
Hoje existem vários compostos inovadores que ajudam a proteger as botas dos efeitos negativos dos reagentes. Você pode encontrá-los em todas as lojas de calçados e depois processar as botas você mesmo.
Repelentes de água
As mulheres costumavam revestir as botas com banha ou cera de abelha. Mas esses remédios populares estragaram a aparência estética das botas.
Nas lojas você encontra especiais sprays e cera, capaz de proteger botas de diversos materiais contra reagentes. Eles geralmente têm uma base de cera de abelha ou gordura de vison.Esses remédios são uma boa alternativa aos remédios populares.
Muitas pessoas acreditam erroneamente que a aplicação de um spray repelente de água ajudará a proteger os sapatos de aditivos agressivos. Isso não é inteiramente verdade.
Importante! Para que o spray dê resultado, é preciso cobrir as botas com ele pelo menos três vezes. Neste caso, cada vez deve-se esperar até que a camada anterior esteja completamente seca.
Materiais delicados
Sapatos feitos de nobuck e camurça são um assunto à parte. Esses produtos precisam ser protegidos, é melhor não usá-los em dias de neve derretida. No entanto, nas megacidades isso é virtualmente impossível. Portanto, você deve se armar sprays especiais repelentes de água contendo óleo. Eles ajudarão a proteger o material da impregnação com reagentes.
Economizamos sapatos da exposição a reagentes
Mesmo uma mistura comum de sal, que ainda hoje é borrifada nas calçadas, pode danificar significativamente os sapatos. O que podemos dizer sobre os produtos químicos usados nas estradas? Eles têm o impacto mais negativo nas botas e as tornam inutilizáveis no menor tempo possível.
Como remover sal de diferentes materiais
Para não prejudicar a aparência e a qualidade do produto, deve-se considerar de que material são feitos.
Couro
Para remover depósitos de sal de seu par favorito de botas de couro, lave-as em água morna corrente. Em seguida, embrulhe cada bota em papel toalha e deixe-as assim durante a noite. Durante esse tempo, o papel absorverá todo o sal liberado.
Conselho. Você pode tratar manchas de sal com óleo de mamona e nutrir a pele com um creme especial para calçados.
Camurça
Para devolver um visual atraente aos seus sapatos, primeiro você deve mantê-los em banho-maria. Em seguida, endireite as vilosidades com uma escova seca, como se estivesse penteando. Manchas de sal podem ser cuidadosamente tratadas com espuma de sabão ou limpas com semolina seca.
Nobuck
Esse par só pode ser limpo com uma solução de sabão neutro. O principal é deixar as botas secarem completamente depois disso e depois “pentear” com uma escova de camurça seca para sapatos.
Usamos meios especiais
As lojas de calçados hoje oferecem uma variedade de remédios para misturas de areia e sal e reagentes líquidos. Sua ação não tem efeito muito duradouro. Mas com tratamento regular, você pode prolongar a vida do seu querido casal.
Principalmente se você usar compostos hidrorrepelentes e protetores ao mesmo tempo. Isso ajudará a proteger completamente suas botas dos efeitos negativos dos produtos químicos.
É possível comprar calçados resistentes a reagentes?
Infelizmente, não existe material para calçados de inverno que não seja sensível aos efeitos dos produtos químicos pulverizados nas estradas. Apenas botas de borracha podem ser resistentes. Mas são totalmente inadequados para o inverno, pois não protegem do frio.
A melhor opção para o inverno são os produtos de alta qualidade confeccionados em couro grosso.. Com o tempo eles irão se desgastar e aparecerão manchas. Mas com cuidados regulares, você pode manter sua condição e boa aparência por muito tempo.
Existe a opinião de que no inverno deve-se usar sapatos com sola grossa. Há uma lógica nisso. Nesse caso, aumenta a probabilidade de menor contato entre a parte superior das botas e o sal. Você só precisa se lembrar de lavar regularmente as solas.
Talvez você tenha seus próprios métodos comprovados para ajudar os sapatos a resistir à interação com os reagentes?