Qual é o material usado nas solas dos sapatos?

Na hora de comprar preste atenção antes de tudo no material da parte superior do sapato e raramente na sola. Mas em vão, porque é sobre ele que está colocada a maior carga, e em ambos os lados. Convidamos você a se familiarizar com os materiais mais populares com os quais é feito.

De que são feitas as solas dos sapatos?

Consideremos as qualidades positivas e negativas dos materiais, bem como suas características.

solas

Couro

Talvez ocupe um dos lugares de liderança em termos de prevalência. Fica lindo e permite que o pé “respire”.

Mas ela também tem suas deficiências. A qualidade das solas de couro pode diminuir devido ao aumento da umidade, o que significa não foi projetado para caminhadas frequentes em tempo chuvoso. O couro exige muito cuidado e não é muito resistente ao desgaste.

Referência. É por isso que tal material requer a instalação de medidas preventivas, principalmente no inverno, para reduzir a possibilidade de escorregões inesperados.

Tunit

Caso contrário, é chamada de “fibra de couro” devido à sua composição - borracha e fibras de couro.Esta é uma versão melhorada da sola de couro, que tem uma vida útil muito mais longa e é resistente à água. É mais fácil aplicar relevo no tunit do que no couro, por isso adere melhor à superfície.

Mas infelizmente isso não resolve 100% o problema de escorregamento, pois o material é muito duro.

Por falar nisso! É por isso que essa sola geralmente não é usada na fabricação de sapatos para o inverno.

Borracha

Este é um material excelente em suas qualidades, mas economicamente desvantajoso, portanto, não é frequentemente usado na produção em massa. Adere perfeitamente à parte superior em couro e é dotado de excelente resistência e propriedades antiderrapantes, além de resistência ao gelo.

Mas essas solas são pesadas e sujam-se facilmente.

solas de sapato

Árvore

Com a popularização do movimento ambientalista, esse material ganhou nova fama. Sapatos com essas solas parecem elegantes e incomuns. Pode ser bétula, carvalho, faia ou tília. Os fabricantes também gostam de usar madeira balsa, mas como não é adequada para o papel de sola completa, é utilizada para fins decorativos.

As desvantagens deste material são óbvias: a madeira é dura, facilmente pisoteada e deformada em contato com a água. E em revestimentos de cortiça macia, lascas e outros danos aparecem rapidamente.

TPU

Significa "termopoliuretano". Geralmente é usado para criar solas com banda de rodagem profunda que apresentam excelente tração mesmo nas estradas mais escorregadias. Não têm medo de cortes ou furos e possuem a maior resistência ao desgaste.

Mas essas coisas não é muito plástico e não retém bem o calor. Além disso, é bastante pesado.

PU

O poliuretano, ao contrário da versão anterior, é muito mais leve e flexível.É caracterizado pela flexibilidade, bem como boas propriedades de absorção de choque e isolamento térmico.

Porém, à temperatura abaixo de 20 graus “madeiras” de poliuretano, ou seja, reduz sensivelmente a ductilidade, podendo surgir fissuras. Além disso, ele desliza no gelo.

TEP

Esta abreviatura significa “elastômero termoplástico”. Este é um material universal que pode ser usado em qualquer estação do ano. Possui resistência, elasticidade, resistência ao gelo e ao desgaste.

Referência. Sua principal característica é sua natureza de duas camadas. A camada inferior é mais dura, fortalece a sola. O superior é poroso, retendo calor.

Além disso, este material é um dos mais ecológicos.

O elastômero termoplástico praticamente não apresenta desvantagens. A única coisa é que só é usado no calçado do dia a dia, pois não tolera temperaturas extremas.

PVC

Também conhecido como cloreto de polivinila. Na maioria das vezes, são procurados calçados infantis, bem como para uso doméstico. Tem uma longa vida útil sem abrasão e pode suportar ambientes agressivos.

Porém, além de seu peso e baixa resistência ao frio, sola de PVC mal fixada na parte superior.

sapatos infantis

EVA

Significa "acetato de etileno vinil". É recordista de leveza, que, entre outras coisas, possui excelente absorção de choques. É popular na fabricação de calçados infantis e domésticos, sandálias e chinelos de verão, e como palmilhas em calçados esportivos.

Infelizmente, com o tempo, os sapatos com sola de EVA tornam-se menos acolchoados. Este material não é adequado para calçados de inverno, pois não é resistente à geada e escorrega no gelo.

TPR

Este é um material conhecido como borracha termoplástica. Suas propriedades são semelhantes às da borracha natural, mas beneficia da elasticidade.

O TPR pesa pouco, não deixa passar água e retém bem o calor. No entanto, esta não pode ser considerada uma alternativa a outras solas economizadoras de calor devido à sua baixa densidade.

Cabe a você escolher qual material é melhor. Tudo depende principalmente da finalidade de uso e da época do ano.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano