A era soviética é cada vez mais lembrada hoje em dia, embora não fosse fácil comprar um item que valesse a pena e de alta qualidade naquela época. Naquela época, eles nem podiam sonhar com coisas importadas. Claro, tentamos conseguir um belo casaco, blusa ou sapatos confortáveis e bonitos. E se não desse certo, eu tinha que usar um casaco “Bolchevique” e botas “Adeus à Juventude”. Lembra desses sapatos com nome romântico?
Bots soviéticos e sua originalidade
Esse par era barato e era vendido em quase todas as lojas. Muitos ainda se lembram com saudade deste símbolo de uma época passada, embora fossem muito modestos, mesmo para os padrões soviéticos. A única coisa mais simples eram as botas de feltro.
Recursos do modelo
Borracha, pano duro e zíper - era tudo o que fazia parte dos calçados tradicionais dos anos 50-60 do século passado.
Além disso, os calçados masculinos, femininos e infantis diferiam apenas no tamanho. Porém, às vezes as prateleiras das lojas eram decoradas com botins do mesmo tipo. Geralmente eram comprados para representantes da metade justa da humanidade.E seus companheiros fortes e resistentes se contentavam com bots baixos.
Borracha grossa e de boa qualidade na sola, protegida de forma confiável contra lama e neve.
Claro que em geadas severas poderia rachar, mas no tempo frio eles não usavam botas, preferindo botas de feltro mais quentes. A palmilhas adicionais foram cortadas de sucata.
A parte superior em tecido quente protege perfeitamente da mesma neve e frio. O forro de feltro interno envolve confortavelmente o pé. Às vezes, peles artificiais eram colocadas dentro para aquecer. A parte superior de tecido não tinha uma variedade específica de cores.
Referência. A cor preta era considerada a melhor tonalidade e era mais utilizada na indústria leve.
É verdade que às vezes as empresas de repente começaram a produzir “tchau” em verde escuro ou mesmo cinza. Mas ela rapidamente recobrou o juízo e voltou à cor completamente sem manchas e absolutamente não caprichosa da terra preta úmida. Um zíper foi costurado na frente.
Importante! Todo mundo que já usou esses sapatos nota seu conforto. Apesar da aparência pouco apresentável, as botas estavam quentes e secas.
Eles não economizaram nos pneus naquela época. Além disso, as botas pesavam pouco e a perna nelas podia dobrar da maneira que quisesse, ao contrário das mesmas botas de feltro.
O que o nome significa
Mas ninguém sabe disso com certeza. Algumas pessoas afirmam que são adquirido principalmente por pensionistas. Mas naquela época não eram apenas os idosos que os usavam.
Algumas pessoas pensam isso solas de borracha rapidamente deixaram os pés em más condições e causaram doenças relacionadas à idade. Mas as palmilhas adicionais destinavam-se precisamente à proteção.
E alguém tem simplesmente certeza de que o nome vem de sua praticidade.
Importante! Nessas botas, o pé mais quebrado com varizes, inchaços, inchaço e articulações inchadas parecia um chinelo desgastado e, portanto, especialmente querido.
Por que os bots eram populares na URSS?
A resposta mais simples é porque eles não produziram mais nada. O modelo “Adeus à Juventude” esteve orgulhosamente exposto em todas as lojas. E o preço deles era bastante acessível.
Todo mundo os usava. E isso contribuiu, como dizem agora, para a criação de um espírito de equipa. Se você pensar bem, os membros do Politburo tentavam não se destacar e usavam as mesmas coisas que o resto do povo. As botas eram usadas por crianças, estudantes, trabalhadores e até diretores de fábricas. Naquela época estava na moda e com estilo.
E, claro, conveniência. Isso não poderia ser tirado dos “adeus”. Ele enfiou o pé, puxou o zíper e saiu correndo para fazer seus negócios. Muitas vezes eles nem estavam realmente amarrados se precisassem correr até a casa de um vizinho para comprar sal ou sair para fumar. E em casas frias eles eram frequentemente usados em vez de chinelos.
Bots soviéticos hoje
Hoje em dia, os “tchau” não são muito procurados. Embora às vezes possam ser encontrados em lojas modernas. Mas os jovens preferem usar tênis ou botas UGG. Pessoas de meia idade torcem o nariz com orgulho ao olhar para esses produtos de meados do século passado.
Mas ainda há aposentados que se lembram com saudade da juventude e compram sapatos que cobrem perfeitamente os pés doloridos. Às vezes, eles são comprados por residentes de verão que ficam em suas propriedades suburbanas até outubro-novembro. É bom sentar em um banco à noite, relaxando depois do trabalho.
Embora se algum representante do movimento juvenil informal entrar numa loja com “tchau” e comprar um par confortável, estes sapatos poderão ter uma segunda oportunidade e tornar-se populares novamente.