Por muitos anos consecutivos, os tênis não perderam popularidade. Eles são confortáveis, duráveis e podem ser usados para criar um visual casual com quase qualquer item do seu guarda-roupa.. Podem ser Converse originais ou versões falsas, altas ou baixas, verão ou inverno, diferentes cores e tonalidades, com saltos, cunhas e, mais frequentemente, com uma corrida plana regular. Mas entre essa diversidade existem características que unem todos os modelos. Então, como são os tênis?
Características características do tênis
- A sola é dura, plana e estampada. Um par de baixa qualidade dobrará facilmente, mas a qualidade adequada exigirá esforço.;
- Dedos e laterais - devem ser revestidos com inserções de borracha que sirvam de proteção para os dedos e pés;
- A palmilha é removível para facilitar o cuidado do calçado;
- Costuras – retas, uniformes;
- Os debruns e atacadores são geralmente brancos ou de outra cor contrastante.
Tênis soviéticos: um pouco de história
Todo aluno ou estudante tinha um par de calçados esportivos nas décadas de 70 e 80 do século passado. Lá faziam aulas de educação física, faziam caminhadas, iam às plantações de batata e a uma brigada de construção.
E os tênis chegaram à União Soviética junto com a juventude ocidental, que compareceu ao 6º Festival Mundial em 1957. Depois de algum tempo, surgiram no país esses confortáveis calçados esportivos, adquiridos na Coreia do Norte, China e Finlândia. Na década de 60, o GOST foi adotado para costurar “calçados esportivos de borracha e tecido de borracha” e começou a produção em massa de tênis.
Importante! Os modelos soviéticos eram confeccionados em azul ou preto, em tecido ou tecido com trama diagonal, com debrum branco, às vezes vermelho e sola clara. As peças de borracha e cadarços permaneceram brancos na maioria dos modelos. O osso foi coberto por uma camada em forma de bola de borracha.
Era considerado especialmente chique aparecer na escola ou faculdade no modelo de produção soviético-chinês. Esta foi a primeira experiência de cooperação entre os dois países. Os tênis eram chamados de “Duas Bolas”, conforme indica um adesivo na lateral. Na sola verde tinham a imagem de uma bola de basquete e de uma bola de futebol, o osso era protegido por um emblema de borracha com os mesmos símbolos. O modelo em si era feito de tecidos azuis e todos os acabamentos e peças de borracha eram brancos.
Como distinguir Converse original de falsificações?
Quanto mais popular for um produto de marca, mais falsificações serão oferecidas. Sempre há um lugar onde você pode comprar barato “o modelo original, com 50% de desconto, só até o dia 15”, etc. Para não cair nas artimanhas de vendedores inescrupulosos que vendem versões falsas de Converse, aprenda a distinguir o original do O falso.
Se a compra for feita através de uma loja online, preste atenção ao nome deste site. A palavra converse está proibida de ser mencionada nos nomes das páginas russas, exceto no escritório de representação oficial na Rússia converse-rus.ru. Todos os “clones” vendem tília.
Importante! O site oficial lista todas as lojas que vendem produtos originais. Se o ponto de venda não estiver na lista, este é um bom motivo para recusar a compra neste local.
O que há de diferente no original:
- papelão de alta qualidade, que é colocado sob o forro amarelo da parte do calcanhar;
- texto claro e facilmente legível na etiqueta;
- número de artigo do sapato correspondente na etiqueta e na caixa da embalagem;
- sola mais espessa e de maior qualidade;
- uma faixa brilhante no topo da borda de borracha do pé.