Por que é prejudicial usar tênis frequentemente depois dos 30? Como escolhê-los

Historicamente, os tênis eram considerados calçados para jovens que levam um estilo de vida ativo. Muitas pessoas acreditam que pessoas com mais de 30 anos deveriam prestar mais atenção à sua aparência, focar em um estilo de roupa mais formal e se afastar da moda adolescente. Porém, poucas pessoas pensam que existe um motivo mais sério para recusar o uso de tênis - os danos que eles podem causar à saúde.

O mal que está “escondido nos tênis”

O que são tênis? São sapatos com cadarços feitos de materiais tecidos com sola plana de borracha. Já a partir dessa descrição fica claro que eles não prometem nada de bom para a saúde, mesmo para os jovens.

Devido às características de design, os tênis não proporcionam absorção de choque ao caminhar.. A ausência de apoio do calcanhar e do arco faz com que o arco do pé fique privado de qualquer apoio. O peso corporal é distribuído incorretamente, as pernas doem, os ossos e articulações dos pés vão se deformando gradativamente.

Por falar nisso! O caminho dos problemas nas pernas para outras partes do esqueleto é mais curto do que pode parecer.

tênis

Por que o perigo de usar tênis aumenta depois dos 30?

Com a idade, certas mudanças começam a ocorrer no corpo humano. Um desses momentos de transição é completar 30 anos. Pessoas dessa idade, especialmente aquelas que levam um estilo de vida sedentário, têm tendência a ganhar excesso de peso.

Alguns quilos extras imediatamente imperceptíveis aumentam significativamente a carga sobre seus pés e exigem o uso de sapatos mais confortáveis. Este problema é agravado pela deterioração geral dos ossos esqueléticos e do tecido muscular. Os problemas nas articulações causados ​​por esses sapatos demoram mais para cicatrizar e levam mais frequentemente a complicações.. Mesmo pessoas treinadas e ativamente envolvidas em esportes devem estar mais atentas ao seu estado de saúde.

a garota tirou os sapatos

Que doenças esses sapatos podem provocar?

Os tênis foram criados para um estilo de vida ativo e ativo. No entanto, a imperfeição dos materiais utilizados cria muitos problemas.

O primeiro deles está na superfície - Ao usar esses sapatos constantemente em clima quente, esportes ativos, os pés começam a suar muito. O excesso de umidade dentro da bota causa irritação e coceira na pele. Se você não tiver muito cuidado com a higiene, o aparecimento de fungos nos pés é apenas uma questão de tempo.

Outro resultado dessa exploração é calosidades e calosidadescausando desconforto e outros problemas.

Usar sapatos com sola de borracha no inverno também traz consequências. Os tênis não se destinam ao uso na estação fria, e seu dono corre o risco de hipotermia, o que, por sua vez, facilita o desenvolvimento de infecções respiratórias como ARVI ou gripe. Além disso, a borracha não oferece aderência suficiente no gelo ou na neve compactada.Isso leva a quedas, hematomas, fraturas e outras formas de chegar ao traumatologista.

Além das doenças sazonais, existem outros problemas de saúde causados ​​pelo uso desses sapatos. A ausência de calcanhar leva à distribuição inadequada da pressão no pé. A sobrecarga de um lado pode causar curvatura da coluna, má postura e desenvolvimento de pé torto.

Anteriormente, era bastante comum acreditar que o uso de tênis causava pés chatos. Agora os médicos dizem que isso não é verdade, mas as solas planas ainda continuam sendo um sério problema de saúde. A violação da posição correta do pé também causa o desenvolvimento de artrite e aumenta o risco de osteocondrose. E essas são apenas as doenças mais comuns causadas pelo uso de sapatos desconfortáveis.

de saia e tênis

Que tênis você pode usar depois dos 30?

As últimas tendências da moda permitem o uso de calçados esportivos mesmo com vestidos. No final das contas, estilo é uma questão pessoal. Mas você precisa abordar a escolha do tênis com sabedoria, e não de acordo com o princípio “do que você gostou”.

Deve ser dada preferência a marcas verdadeiramente conhecidas. A diferença de custo certamente será compensada pela facilidade de uso. A escolha deve ser feita em favor de materiais naturais - quanto menos sintéticos em seus pés, menos problemas com eles.

Antes de comprar, preste atenção na aparência do calçado:

  1. A ponta do tênis deve ser protegida com uma almofada de borracha grossa. Isso ajudará a proteger os dedos dos pés de hematomas desnecessários.
  2. A sola também deve ser moderadamente dura e ter um padrão claro que reduza o escorregamento.
  3. Material excessivamente macio pode causar um dos problemas acima.
  4. Definitivamente, você deveria experimentar os dois tênis na loja.Os pés podem variar ligeiramente em tamanho ou formato do pé. Sapatos apertados causam problemas de circulação sanguínea.

Uma forma de reduzir o impacto negativo desses calçados nos pés é usar palmilhas ortopédicas.. Eles compensam a falta de calcanhar redistribuindo a carga nas pernas. As palmilhas funcionam como amortecedores e permitem que os músculos das pernas funcionem naturalmente. Ao mesmo tempo, palmilhas ortopédicas verdadeiramente de alta qualidade são feitas em medidas individuais, levando em consideração as características dos pés de uma pessoa.

Outra condição obrigatória será ajuste da forma e sua posição após um mês de uso. Tal modificação aumenta a sua eficiência.

Continua sendo um pré-requisito cuidados cuidadosos com os sapatos. As palmilhas que ficaram inutilizáveis ​​​​devem ser trocadas imediatamente - é nelas que se instala a maior parte das bactérias que causam lesões na pele e doenças fúngicas. Para isso, você pode usar produtos especiais vendidos em sapatarias. Além disso, certifique-se de secar os sapatos molhados ou suados.

Tênis não devem ser usados ​​para esportes, é melhor deixá-los para passear ou usá-los por pouco tempo. Para correr ou outras atividades, você precisa de tênis adaptados para cargas maiores.

Seguir regras simples e fazer escolhas sábias o ajudará a evitar muitos problemas, mesmo que seja impossível desistir de usar seus sapatos preferidos.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano