Não é nenhum segredo que os sapatos podem durar muito tempo se você cuidar deles de maneira regular e adequada. Isso não é difícil de fazer com os produtos de cuidado certos. Muitas composições permitem não só manter o bom estado do produto, mas também esconder algumas deficiências. Estudamos dois dos produtos mais populares para cuidar de calçados de couro.
Creme ou cera para sapatos: qual é melhor escolher?
Muitas vezes, nas prateleiras das lojas nos departamentos de cuidados com calçados de couro, você pode encontrar potes com o nome "creme" E "cera". O que você deve escolher?
Graxa para sapatos – o que é, seus tipos e benefícios
O graxa para sapatos é uma composição química complexa para o cuidado do couro que pode variar dependendo do uso pretendido. Por exemplo:
- O conteúdo solvente ajuda a limpar o produto;
- os corantes são necessários para preservar a cor e esconder pequenas abrasões;
- a presença de gordura animal é importante para a nutrição da pele;
- A cera da graxa para sapatos adiciona brilho e proteção contra umidade e sujeira.
Na hora de escolher os cremes, deve-se levar em consideração o tipo de couro e a finalidade do calçado.
Com base no tipo de solvente utilizado, dois grupos de produtos podem ser distinguidos:
1. Cremes destinados a botas e botas para uso diário. Dentre eles, o melhor seria uma composição com solventes orgânicos. Eles limpam e protegem bem os produtos.
Esses cremes desaparecem muito rapidamente! Portanto, mantenha os frascos bem fechados e monitore o prazo de validade. Geralmente eles não podem ser usados por mais de um ano.
2. Cremes à base de água. Eles limpam produtos de couro com mais delicadeza e delicadeza e são ótimos para sapatos femininos e sociais. É muito conveniente usar formulações armazenadas em tubos. Sua proteção para calçados é mais fraca, mas a vantagem inegável é o brilho do couro que aparece após o uso.
Ao comprar um creme, certifique-se de que não haja grumos ou separações. Isso indica sua baixa qualidade, má vedação do recipiente e armazenamento inadequado. Este produto pode danificar seus sapatos. Não vale a pena comprar.
Esponjas embebidas em creme são amplamente utilizadas. São fáceis de usar, mas geralmente contêm silicone, que é prejudicial aos calçados. O silicone obstrui os poros, a pele para de respirar e se deteriora mais rapidamente.
Cera para sapatos – o que é, seus tipos e benefícios
Cera ou graxa para sapatos é um agente protetor usado para cobrir sapatos de couro liso após a aplicação do creme. É mais denso em sua estrutura.
A qualidade da cera para calçados depende diretamente do método de fabricação. Com base neste princípio, existem vários tipos de grupos:
- Cera de abelha natural. É derretido ou espremido diretamente nos apiários. Este é um produto da mais alta qualidade.
- Pressione cera obtido industrialmente a partir de restos de favos de mel velhos (mortos) ou vazios derretidos. A cera Merva é escura e densa, técnica. Mais frequentemente usado para cuidar de calçados.
- Cera de extração. É extraído quimicamente de favos de mel antigos com gasolina. É mais macio que o prensado e tem um odor pungente. Contém impurezas. Esta cera é usada para fazer graxas baratas para sapatos.
- Cera branqueada obtido por branqueamento químico.
Usando cera para sapatos, você pode polir o produto até obter um brilho e vidragem lindos e brilhantes. O produto suaviza a pele, previne e ajuda a combater rugas e fissuras já formadas. Entre outras coisas, agentes corantes podem ser adicionados à composição de cera por conveniência.
A cera de boa qualidade pode sempre ser identificada pela sua consistência uniforme e densa e pela ausência de odores desagradáveis.
Resultado final
Na hora de cuidar do calçado é importante seguir as recomendações de especialistas e escolher produtos de qualidade.. O melhor cuidado e proteção são alcançados usando-os juntos. cera e creme para sapatos.
Após a limpeza mecânica de sujeira e poeira, trate o calçado com um creme adequado, deixe de molho um pouco e depois aplique uma pequena camada de cera e dê polimento até ficar brilhante. E não se esqueça que o calçado deve ser tratado desde o primeiro uso.