Às vezes é tão difícil se desfazer de suas coisas favoritas que estão em mau estado ou que não parecem muito apresentáveis. Afinal, escolher um análogo conveniente e de alta qualidade que seja adequado ao preço pode ser bastante problemático. Essa questão é muito relevante em relação aos tênis. Tênis que ainda desempenham bem sua função, mas precisam de uma atualização no visual, sempre podem ser levados a uma oficina. Mas por que pagar a mais? Afinal, agora ficou fácil pintar a sola do seu sapato preferido em casa.
Como preparar tênis para tingir
Em primeiro lugar, o tênis precisa estar bem preparado para a pintura, para que a tinta grude. É necessário retirar toda sujeira da superfície do calçado.
Etapas da preparação do calçado:
- Se originalmente não se pretendia tingir os cadarços junto com os tênis, é melhor retirá-los.
- Os tênis devem ser limpos de poeira, areia e resíduos de graxa.Para facilitar o processo, você pode usar o modo “Calçado Esportivo” na máquina de lavar, ou lavar à mão.
- Seque os sapatos naturalmente. É melhor evitar a proximidade de dispositivos de aquecimento durante a secagem, pois podem afetar negativamente os materiais e a cola do calçado.
- Para melhor aderência da tinta ao material, ela deve ser desengraxada. Os locais que ficarão manchados, ou sapatos inteiros, devem ser lavados em solução especial. Você pode comprar na loja ou fazer você mesmo. Uma solução de sabão em pó comum com adição de amônia não tem desempenho pior do que seu análogo de mercado.
- E por último, é preciso secar bem os sapatos novamente.
- Se você não planeja pintar a bota inteira, deve proteger as partes que não devem ser cobertas com tinta. Você pode usar fita adesiva para isso.
Qual tinta é melhor?
Existem diferentes opções de tinturas para calçados. Não há necessidade de experimentar ao comprar tinta automotiva ou de construção - agora não é um problema comprar tinta especializada para calçados. Via de regra, os fabricantes fazem isso à base de água ou acrílico.
Também é possível encontrar no mercado corantes em forma de substância em pó, a partir da qual a tinta é preparada em casa imediatamente antes do uso. Mas esse método é demorado, por isso é melhor comprar uma opção pronta.
A maneira mais conveniente de pintar é usar latas de spray.
Importante! Certifique-se de selecionar a tinta para o trabalho de acordo com o material de que os sapatos são feitos. Via de regra, na embalagem dos pigmentos, o fabricante indica quais materiais o produto é adequado para trabalhar.
Pintamos tênis de diversos materiais
Diferentes materiais se comportam de maneira diferente com o mesmo corante devido às suas propriedades físicas e químicas. Portanto, a abordagem para trabalhar com diferentes calçados tem características próprias. Você também deve estudar cuidadosamente as instruções da tinta antes de usar e segui-las durante o processo.
Couro e couro sintético
Como a superfície dos produtos de couro é uniforme e lisa, a tinta é aplicada sem problemas. Recomenda-se colocar a tinta em um recipiente separado e misturar bem para obter uma cor uniforme.
A tinta deve ser aplicada de uma só vez para evitar manchas. Após a secagem completa, o procedimento pode ser repetido para obter uma cor mais saturada.
Nobuck
Este é um material muito prático de usar. Mas você pode pintá-lo com eficiência e precisão apenas com tinta na forma de latas de spray.
A pintura é necessária devem ser realizados ao ar livre ou em áreas bem ventiladas. A superfície da mesa ou do chão é revestida com qualquer material que possa ser posteriormente reciclado. Pode ser tecido ou papel. Os tênis são colocados na superfície e um aerossol é cuidadosamente borrifado sobre eles a uma distância de 20 a 25 cm, com atenção especial a abrasões e defeitos cosméticos.
Métodos para clarear solas de tênis
Agora a tendência são os sapatos brancos ou com sola branca como a neve. A sola do tênis rapidamente fica amarela ou adquire uma tonalidade acinzentada feia. Como branquear solas?
A sola branca pode ser de borracha ou sintética (poliuretano, phylon ou filayte). Eles conferem elasticidade e resistência ao desgaste aos produtos.
Às vezes você pode ver ranhuras e padrões nas laterais dos sapatos. Isso proporciona uma estética adicional, mas será mais difícil de limpar ou pintar.
O material com que a sola é feita é importante.
Primeiro você precisa limpar completamente a sola branca:
- borracha macia para papelaria;
- esponja úmida de melamina;
- escove com pasta de dente (por 20 minutos) e depois enxágue com água morna;
- as manchas podem ser facilmente removidas com água oxigenada;
- Dilua o bicarbonato de sódio e a água até formar uma pasta e aplique sobre uma superfície branca e depois enxágue;
- Esfregue bem ácido cítrico ou polpa de limão nas manchas e deixe por 15 minutos. deixe agir e enxágue com água morna.
Produtos químicos domésticos tradicionais também podem ser usados.
A sola pode ficar amarelada se for seca com frequência perto de um radiador ou deixada ao sol.
Oferta de especialistas após a limpeza, pinte com tinta acrílica de alta qualidade (necessariamente não à base de água).
Importante! Para fixar a tinta, seque bem, por exemplo com secador de cabelo. Isso pode aumentar significativamente a vida útil.
De acordo com as avaliações dos leitores, sugere-se pintar a superfície preta com um marcador preto. A pintura de pneus de carro também é ótima.
Pintar a sola não difere em nada das demais partes do tênis, basta pintar em várias camadas e usar aerossóis automotivos.
Com os devidos cuidados, você poderá usar seu par de tênis preferido por muito tempo após a pintura.
Como não pensei no marcador antes, pintei o tênis preto com pó diluído em água, ao mesmo tempo que pintavam o banheiro e o vaso sanitário, é problemático lavá-los. Vou testar tinta acrílica na borda da sola e reportar de volta. Obrigado ao autor.