Com um estilo de vida ativo, é importante monitorar a saúde e, antes de tudo, não causar danos. Sapatos adequadamente selecionados ajudarão você a manter a forma facilmente e a não prejudicar seu corpo. Durante os exercícios de força, a maior parte da carga vai para as articulações e pernas. Portanto, você precisa escolher tênis confortáveis, de alta qualidade e especialmente desenvolvidos para a prática de esportes.
No entanto, muitas vezes, ao praticar esportes, o piso da academia pode ficar escorregadio, o que pode causar lesões. Além disso, alguns tênis têm sola escorregadia que impede que você fixe firmemente o pé no chão ou no chão. Como corrigir esse problema será discutido abaixo?
Como evitar que os sapatos escorreguem na academia
Vários métodos eficazes e testados pelo tempo ajudarão a tornar os tênis menos escorregadios.
Seleção de sapatos
Para minimizar o risco de escorregar na academia, é preciso escolher o tênis certo. Ao escolher os sapatos, preste atenção às seguintes nuances:
- Dê preferência aos modelos com bico largo e salto mais estreito. Esses sapatos proporcionam boa aderência ao chão.
- Compre sapatos projetados especificamente para esportes. Os fabricantes dessas linhas desenvolvem modelos especialmente com determinados recursos para um uso confortável.
- Cada marca possui sua própria linha de tênis para esportes outdoor e indoor.
Importante! Para cada esporte, diferentes fabricantes desenvolvem tipos distintos de calçados.
Para a oficina
A opção mais confiável para deixar a sola antiderrapante é deixá-la nas mãos de um sapateiro. No entanto, esta opção é mais cara. O mestre fixará almofadas de silicone na sola, o que proporcionará boa aderência e evitará escorregões.
Importante! Ao enviar seus sapatos para conserto, informe ao reparador onde planeja usá-los (dentro ou fora de casa).
A principal vantagem deste método é a preservação de uma bela aparência. O mestre fará tudo com cuidado e firmeza, para que a aparência do tênis permaneça a mesma. Algumas opções podem prejudicar a aparência dos modelos esportivos. Portanto, se qualidade e estética são importantes para você, então é melhor recorrer a um mestre profissional.
Cola de gesso “Moment” mais areia
A opção com cola é considerada a mais econômica, mas não menos eficaz que a primeira. O procedimento é o seguinte: compramos a cola Moment na loja e aplicamos uniformemente na sola. Antes do procedimento, é necessário limpar a sujeira dos sapatos e secá-los. Depois que a superfície for revestida com cola, é necessário colocar o tênis na areia. Espere a cola secar completamente.
Importante! A areia na sola dura muito mais do que um remendo, por isso esse método é considerado mais longo e eficaz.
Lixa
Se você não tem cola em casa, mas tem uma lixa por aí.Também será útil. Fazemos o seguinte:
- Desengorduramos bem o modelo.
- Pegue uma lixa e esfregue bem a sola.
- Para deixar mais impressionante, colamos vários pedaços de papel na sola dos sapatos com super cola.
Importante! Esfregue a sola com cuidado para não esfregar nos buracos.
Protetor caseiro
Se for um modelo esportivo com sola plana e lisa. Pequenos parafusos ajudam a dar relevo e antiderrapante. Eles precisam ser parafusados em vários lugares. Para evitar que a ponta afiada danifique o tênis antes do procedimento, você deve arrancar a parte afiada com um alicate.
Lembrar! Este método só está disponível se o modelo tiver sola larga e densa, os parafusos podem esmagar uma plataforma fina.
Coca Cola
Uma bebida doce como a Coca-Cola é um dos métodos mais populares para os atletas se livrarem de superfícies escorregadias. O algoritmo de ações é simples:
- Antes do treino, despeje uma bebida na plataforma do calçado.
- Deixe por 15-20 minutos até secar completamente.
Isso é tudo! Depois disso, você pode correr com segurança para o corredor. Seus pés não deslizarão mesmo em uma superfície lisa e molhada.
Outros métodos
Há momentos em que seus pés começam a escorregar devido a uma superfície suja ou molhada. Neste caso, basta limpar regularmente a sola para mantê-la limpa e monitorar o piso do corredor.
Além dos métodos básicos que ajudam a evitar que o atleta escorregue, existem várias outras opções comprovadas:
- Você pode esfregar a sola do tênis com cera, batata crua ou óleo gorduroso.
- Cole chiclete ou fita dupla-face na sola.
Essas opções também são procuradas, porém são consideradas descartáveis, pois a fita adesiva ou a goma de mascar podem sair. E a cera só deixa os sapatos mais escorregadios.
Para poder praticar esportes com conforto e segurança, você precisa escolher o tênis certo. Se o calçado for confortável, mas muito escorregadio, é preciso se livrar desse problema o mais rápido possível, pois pode causar ferimentos a uma pessoa.