O tênis é o tipo de calçado mais popular, famoso pela funcionalidade: pode ser usado tanto no dia a dia quanto na prática esportiva. A produção começou no início do século XX.
A primeira aparência de tênis
Os primeiros calçados esportivos parecidos com tênis ganharam popularidade no início do século 19 com a proliferação de solas de borracha. Naquela época, o desenvolvimento desses modelos era lento.
No entanto, após 100 anos, ocorreram duas mudanças significativas. Primeiro, D. Foster criou os primeiros tênis com pontas, e depois surgiram os tênis, compostos por sola de borracha e cabedal de tecido.
A história dos tênis
O ano de 1917 no mercado americano foi caracterizado pelo lançamento dos “tênis”. Durante o desenvolvimento foi levado em consideração o ruído, daí vem o nome, pois na tradução “tênis” significa “esgueirar-se”. O homem se movia quase silenciosamente.
Sapatos Dassler
Todas as situações descritas anteriormente não foram tão significativas quanto as ações de Dassler e sua família. A Alemanha perdeu a Primeira Guerra Mundial, então surgiu uma crise. Todos sobreviveram o melhor que puderam. A família Dassler também decidiu abrir seu próprio pequeno negócio - costura de sapatos. Assim, um dos maiores fabricantes de calçados esportivos criou inicialmente chinelos e outros produtos similares para pessoas com deficiência.
Referência! As primeiras dezenas de pares produzidos pelos Dassler foram feitos de roupas militares e pneus de carro, servindo idealmente como solas.
Alguns anos depois, a família comprou a fábrica. Como resultado, eles conseguiram criar pelo menos 100 pares de sapatos por dia. No entanto, Eles ganharam maior popularidade mais tarde - em 1928, representantes da seleção alemã se apresentaram com tênis Dassler, embora não com tanto sucesso. Alguns anos depois, um atleta americano conquistou uma medalha de ouro e estabeleceu vários novos recordes mundiais.
Divisão da empresa em Adidas e Ruma
Depois que a gestão passou de Adi Dassler para seus filhos, os negócios da empresa começaram a se deteriorar devido a constantes desentendimentos. Tendo retornado do cativeiro militar, os irmãos decidiram dividir suas duas fábricas.
Então Adidas e Ruma apareceram, e Dassler encerrou sua existência. No início os nomes eram um pouco diferentes – Addas e Ruda. Alguns meses depois, eles foram alterados para os que estamos acostumados.
Solas waffle da Nike
A Nike é a marca de calçados mais jovem, mas isso não afetou em nada sua popularidade, já que muitas celebridades usam os calçados dessa marca.
A empresa se destaca das demais por um fato: o sucesso da Knight só veio devido a um bom modelo de negócios.
Em 1975, ocorreu um evento significativo que permitiu à Nike conquistar quase metade do mercado americano.
Baurman (um dos fundadores) pensou por que não fazer a sola do tênis “waffle”, pois com essas mudanças os chutes ficam mais fortes e os saltos ficam mais longe.
No espaço de um ano, dezenas de modelos foram inventados até nascer o par de sapatos “ideal”.