Você pode encontrar um par de tênis no guarda-roupa de cada pessoa. Eles são usados tanto para esportes quanto na vida cotidiana. São práticos, confortáveis e esteticamente atraentes.
O conceito geral de criação de tênis
O objetivo do tênis é proporcionar conforto ao simplesmente caminhar ou praticar esportes. Eles devem reduzir a carga no pé e suavizar os impactos. Por esse motivo, diferentes materiais são combinados na produção desses calçados. O tênis é composto por uma parte superior, uma sola (principal e intermediária), cadarço (diferentes tipos de fechos) e elementos adicionais.
De que é feito o topo?
A parte superior protege o pé e o mantém no lugar na sola. Para sua produção são utilizados materiais naturais e artificiais.
Materiais para a parte superior do tênis:
- o couro genuíno é durável e elástico, mantém bem sua forma e é respirável;
- o couro artificial possui estrutura leve e durável, mantém sua forma em quaisquer condições de operação;
- os têxteis são feitos de náilon e poliéster, são leves e respiráveis.
Esses são os principais materiais para a confecção de tênis. Cada fabricante está constantemente melhorando a tecnologia de costura. É apresentado um grande número de matérias-primas que desempenham determinadas funções.
Entressola
A entressola é um dos principais componentes de um tênis de corrida. Proporciona uma posição estável dos pés e suaviza o estresse e o choque.. Para esta parte do sapato, costuma-se usar phylon - uma espuma composta por grânulos de EVA. Graças a isso, a parte inferior pode assumir qualquer formato.
Eles também usam poliuretano, que é durável e duro. Muitas vezes é usada uma combinação de phylon e borracha - filayt. É utilizado em combinação com uma sola, o que aumenta a flexibilidade e torna o tênis mais leve.
Importante! O poliuretano é cada vez mais substituído por materiais mais leves, não só na sola, mas também na gáspea.
A opção mais barata é o EVA. É leve e tem boa elasticidade, pois é composto por espuma. Gradualmente, o ar é expelido dos grânulos e a sola não consegue mais retornar ao formato anterior.
Principais materiais únicos
A entressola primária proporciona amortecimento básico. O padrão do piso determina a conexão com diferentes revestimentos. A sola também regula a carga permitida e o tipo de esporte que pode ser praticado com esse calçado.
Materiais para a sola principal:
- BRS 1000 – um complexo complexo de borracha-carbono, projetado para corrida;
- uma combinação de borracha natural e artificial - um material universal para qualquer calçado desportivo;
- Mistura RDC - borracha normal com aditivos, utilizada para tênis e caminhada;
- Duralon é um tipo de borracha artificial que proporciona alta absorção de choques e é utilizada para corrida.
Renda, velcro e outros fechos
Os cadarços são feitos de fibras sintéticas com ponta de metal ou plástico. O velcro é considerado um fecho têxtil, possuindo pequenos ganchos de um lado e presilhas do outro. Menos comumente usados para fixação são clipes de metal e plástico com mosquetões, bem como elásticos com grampos.
Outros detalhes
Detalhes adicionais incluem palmilhas e orifícios para renda. O primeiro elemento geralmente é removido, mas pode ser colado na base. Para sua produção é utilizado material impresso. Os furos para cadarços são de metal e plástico.