Com o tempo, quase todo par de tênis começa a emitir um odor desagradável. Isto se aplica principalmente a sapatos feitos de materiais sintéticos.
Para não acabar em uma situação constrangedora por causa disso ao longo do tempo, você precisa saber como livrar o calçado esportivo de um odor desagradável.
Causas de odor em tênis
Inicialmente, você precisa determinar a causa do odor desagradável.
Os principais fatores que provocam sua ocorrência incluem o seguinte:
- uso contínuo de tênis por um longo período de tempo;
- usar esses sapatos em clima quente ou permanecer com eles por muito tempo em um ambiente quente;
- sudorese excessiva, causada por uma condição patológica do corpo chamada hiperidrose (nessa condição, o fluido secretor é produzido com muita intensidade pelas glândulas sudoríparas);
- usar meias feitas de materiais sintéticos;
- consumo frequente de alimentos condimentados com alto teor de especiarias (isso contribui para o aumento da transpiração);
- aumento da atividade física, que provoca sudorese mais ativa;
- doenças cardíacas e renais;
- doença fúngica.
Referência! A causa do odor desagradável não é o processo de suor em si, mas o desenvolvimento de várias bactérias em um ambiente úmido. São os resultados da sua atividade vital que emitem este odor característico.
Vamos descobrir como se livrar do odor desagradável dos sapatos.
Desinfecção adequada para remover o odor dos tênis
Sapatos novos não precisam de desinfecção. Mas em alguns casos (por exemplo, no caso de uma doença fúngica nos pés), a desinfecção deve ser realizada.
Existem muitos meios diferentes para isso. PARA os mais comuns são:
- Miramistin (pode ser usado todos os dias).
- Mycostop (os sapatos são borrifados à noite, o curso é de 3 a 5 dias).
- Bitsin (deve ser usado uma vez a cada 40 dias durante o tratamento).
- Neodez (o processamento único é suficiente).
- Clorexidina (aplica-se uma vez).
Além desses produtos, você também pode usar lenços anti-sépticos especiais que são usados para tratar sapatos usados em áreas públicas. Se você limpar os pés com esses lenços, terá um efeito semelhante ao observado ao usar outros agentes antifúngicos.
Conselho! Para fins preventivos, é aconselhável repetir o procedimento de desinfecção 2 vezes por temporada.
Lavando tênis
Para remover odores, recomenda-se lavar periodicamente os calçados esportivos. Isto lhe dará novamente uma aparência apresentável, proporcionará um cheiro fresco e agradável e evitará o crescimento de bactérias.Mas nem todos os modelos podem ser lavados na máquina de lavar sem danos, por isso é necessário estudar cuidadosamente o rótulo antes de lavar.
Primeiro você terá que puxar os cadarços e retirar os apoios do peito do pé do tênis. Em seguida, devem ser ensaboados e bem esfregados com uma escova. Antes de colocar as peças na máquina de lavar é necessário lavar bem a base, pois areia e pequenas pedras podem danificar gravemente o tambor.
Conselho! Não é recomendado lavar mais de dois pares de sapatos ao mesmo tempo. Neste caso, a qualidade da lavagem será várias vezes inferior e haverá uma grande probabilidade de falha do dispositivo.
Os tênis devem ser lavados em bolsa especial. Ali também devem ser colocadas palmilhas e cadarços. Quando essa bolsa não estiver disponível, você pode colocar 2 a 3 bolas de tênis e algumas toalhas felpudas pequenas na máquina de lavar junto com os sapatos. Isto ajudará a equilibrar o tambor e a melhorar a qualidade da lavagem.
Recomenda-se lavar calçado deste tipo a uma temperatura de 30-40 °C no modo “Lavar sapatos” (se disponível), isso evitará que o tênis se desfaça. É aconselhável lavar os produtos de couro à mão, pois na máquina podem perder visivelmente a forma.
Quais modelos de calçados esportivos não devem ser lavados na máquina de lavar:
- com strass e pedras decorativas — podem entupir o ralo caso se soltem durante o processo;
- com refletores e adesivos de espuma - pode soltar-se durante a lavagem e ficar preso no filtro;
- com luz de fundo.
Neste caso, é melhor não usar a função spin.. Ainda não será possível fazer isso completamente, mas a máquina de lavar pode ficar seriamente danificada.
Produtos profissionais para remoção de odores
Aerossóis como Scholl Fresh Step, Salamander Shoe Deo, Kiwi Extra Freshness e Dividic neutralizam perfeitamente odores indesejados em calçados esportivos. Esses aerossóis contêm componentes antifúngicos e antibacterianos que impedem o crescimento de bactérias que causam o aparecimento de um odor característico.
Para tirar o odor, além desses produtos, você também pode usar desodorantes especiais com spray, como Cliven, Tamaris, Ever Shoes, Shoes Deo e Odor Gone Shoes. Esses produtos escondem bem os odores indesejados e eliminam sua fonte imediata. Devido à ausência de gás, são absolutamente seguros para tênis e pés.
Remédios populares
Aqueles que já conseguiram também serão úteis na luta contra este fenómeno. remédios populares provam ser bons:
Chá em saquinho (preto e verde funcionam igualmente bem). O saquinho de chá usado deve ser espremido e passado em todas as partes internas do tênis.
Congelando. No inverno, os tênis devem ser colocados na varanda ou pendurados fora da janela. No verão, os sapatos podem ser colocados no freezer, previamente colocados em um saco plástico.
Casca de carvalho, erva-cidreira, hortelã ou folhas de eucalipto. As matérias-primas secas devem ser colocadas nos tênis e deixadas durante a noite (ou melhor, por um período mais longo, se as circunstâncias permitirem).
Mistura de chá verde, ácido salicílico e água oxigenada. Todos os componentes devem ser levados em partes idênticas. Devem ser bem misturados, colocados em um recipiente com borrifador e borrifados na parte interna do calçado. Depois disso, os tênis devem ser deixados ao ar livre durante a noite para que possam ser totalmente ventilados.
Refrigerante. Mais adequado para sapatos brancos. O refrigerante deve ser colocado nos tênis em uma camada densa e deixado por pelo menos 12 horas e depois sacudido. O efeito desse produto aumentará se o refrigerante for usado junto com o amido de milho (tomado em proporções iguais).
Jornais antigos. Você precisa amassá-los, colocá-los no tênis e deixá-los durante a noite. Na manhã seguinte, os pedaços dos jornais devem ser retirados e jogados fora. O odor indesejado desaparecerá junto com eles.
Agentes preventivos para eliminar o odor
Para evitar tais problemas, é recomendável adquirir calçados confeccionados com materiais naturais e “respiráveis”. Além disso, os tênis precisam ser selecionados para que posteriormente seus pés não fiquem apertados, mas confortáveis.
Este método de combate ao aparecimento de odores desagradáveis nos calçados não deve ser descartado. como lavar os pés regularmente com sabão. Isso deve ser feito sempre após o treino, e os calçados devem ser levados para o ar livre, retirando-se as palmilhas antes de fazê-lo.
Não se deve usar palmilhas furadas para que o tênis não cheire mal.. Se já estiverem bastante desgastados, é melhor jogá-los fora e substituí-los por novos. Se as palmilhas ainda forem adequadas para uso, devem ser limpas de vez em quando com escova de dentes e sabão em pó seco. Você também pode usar palmilhas desodorizantes.
Se o odor característico for causado por um fungo, é necessário começar a tratá-lo o mais rápido possível. Esta doença é acompanhada por unhas marrons, manchas, coceira e descamação da pele. Se o fungo não for tratado, pode começar um estágio crônico e o processo de tratamento durará vários anos.
Para evitar que seus tênis fiquem com um cheiro desagradável com o tempo, você também deve lavar as meias diariamente. Em alguns casos, é melhor trocá-los nem uma vez por dia, mas várias vezes.
Os calçados esportivos devem ser armazenados em condições de boa ventilação. Também é recomendado o uso de almofadas perfumadas especiais para isso.