A Nike é um dos mais renomados fabricantes de roupas e equipamentos esportivos, o que significa que, segundo as leis do mercado, é mais suscetível a ataques de “piratas”. Pode ser difícil aceitar a decepção que surge após descobrir uma falsificação, porque, via de regra, você só presta atenção quando os cobiçados sapatos começam a formar bolhas ou simplesmente desmoronar. Como evitar ser fisgado por obstrucionistas da moda? Vamos tentar descobrir.
Regras a seguir na compra
Se você deseja se tornar proprietário de um modelo original da Nike, definitivamente não deveria comprá-lo em várias plataformas de negociação e lojas online.Oferecendo aos clientes uma ampla escolha de modelos, cores e tamanhos de calçados, esses vendedores certamente encontrarão seu comprador, que muito em breve pagará por sua ingenuidade não só com notas, o que também é desagradável, mas também com momentos de decepção, e além do mais, com sua própria saúde.
A primeira coisa que deve alertá-lo é o preço. Os tênis originais, mesmo em liquidação total, não podem custar 2 mil rublos. Se lhe oferecerem a compra de um par de Nikes por menos de 5 mil, não precisa ser um especialista para tirar a conclusão certa e recusar a compra.
Toda a faixa de tamanhos apresentada nessa venda também é um sinal claro de falsificação.. As coleções não vendidas são colocadas para esta venda e, consequentemente, os tamanhos serão “não vendidos”. Você pode verificar isso de forma muito simples: acesse o site oficial do fabricante e encontre informações sobre vendas de coleções anteriores.
Avaliamos o produto
Ao comprar tênis Nike você precisa preste atenção a muitos pequenos detalhes que ajudarão a distinguir o original do falso. Por exemplo, gotas e manchas de cola ou couro cortado de forma irregular. À primeira vista, isso é difícil, porém, conhecendo os “pontos fracos” dos produtos piratas, não será difícil detectar produtos falsificados.
Material, ilhós, atacadores, palmilha, sola
A primeira coisa que prestamos atenção é o material com que são feitos os sapatos:
- a pele deve ser lisa e de cor uniforme, evitando vincos e distorções;
- os ilhós devem ficar nivelados com a superfície e os furos para os cadarços devem ser de tamanho suficiente, cortados uniformemente e bem costurados;
- os cadarços também podem se tornar um “farol” da falsificação, já que nas cópias piratas seu comprimento muitas vezes não corresponde ao modelo - é simplesmente impossível amarrá-los com um nó normal;
- Vale atentar para o tipo de cadarço: deve ser bem cuidado, uniforme e igual no tênis esquerdo e direito;
- a palmilha dos modelos originais deve ser facilmente removível e confeccionada em material macio de espessura média; além disso, deve ter um logotipo claro da empresa.
Importante! Se uma costura elegante e um logotipo estiverem visíveis sob a palmilha, então os tênis provavelmente são originais.
A sola pode ser um dos principais indícios de falsificação. A Nike o fabrica com um material compósito complexo, portanto a superfície deve ser fosca, macia e antiderrapante.. Se for duro e brilhante como plástico, provavelmente é uma cópia.
Pontos, listras
Outro sinal óbvio de uma farsa é costuras irregulares. Nos sapatos originais, todos os pontos têm o mesmo comprimento e a costura é uniforme. Isso fica especialmente evidente nas listras da marca na parte interna da língua e acima do calcanhar, que não recebem muita importância nos tênis falsificados. As listras devem ser posicionadas de maneira uniforme e simétrica em relação às bordas, assim como os pontos com que são costuradas.
Importante! O próprio logotipo nos patches também pode ser uma dica: a “cauda” alta da marca de seleção deve cobrir completamente a parte inferior da letra “E”. Se parte do bastão “espreita” ou, inversamente, se sobrepõe, isso é 100% falso.
Inscrições, erros em palavras
Curiosamente, tais incidentes também ocorrem. Antes de ir às compras, é uma boa ideia abrir o site oficial da Nike e ver como se escreve corretamente o nome da empresa e daquele modelo.que você planeja comprar.Quaisquer desvios ortográficos são um sinal claro de falsificação.
Importante! O logotipo do par original é bordado apenas em ponto cetim!
Embalagem, caixa, cheiro
Muito Um detalhe importante na hora de comprar sapatos caros é a embalagem.. Os tênis esquerdo e direito devem ser embrulhados em papel da marca, não em sacos plásticos, e cuidadosamente colocados em uma caixa da marca. Qualquer explicação do vendedor quanto à falta de embalagem adequada é fator de perigo.
E mais um ponto importante: Se, ao experimentar, um cheiro persistente de produção química atingir seu nariz, você poderá recusar a compra sem se arrepender.. Os tênis originais têm um cheiro agradável de couro genuíno e materiais sintéticos de alta qualidade.
Códigos de barras, número do artigo
Na parte interna da língua, o fabricante costura uma etiqueta com informações sobre o produto, incluindo número do artigo e código de barras. Observe que o número do artigo nesta etiqueta e o número do artigo na caixa na qual o par está embalado devem corresponder. Já o código de barras contém informações sobre modelo (6 primeiros dígitos) e cor (3 últimos).
Hoje existem programas especiais para gadgets que podem ajudar a identificar produtos falsificados: o dispositivo lê a combinação de números e exibe uma correspondência na gama de modelos original... Se existir, é claro. Qualquer mecanismo de busca mostrará o mesmo efeito.
Importante! Os tênis Nike são fabricados em sua maioria em países asiáticos, onde a mão de obra é muito mais barata do que nos Estados Unidos. Portanto, a inscrição no rótulo “Made in China” não é necessariamente um sinal de falsificação.
Verdadeira dimensão
Essa característica também pode ser um indicador da originalidade do calçado. Se, por exemplo, um comprimento de perna de 25 cm corresponde ao tamanho 39, e não ao 41, então a probabilidade de comprar Nikes reais aumenta significativamente.
Onde é o melhor lugar para comprar?
Depois de tudo o que foi dito acima, é difícil responder a esta pergunta de forma ambígua - claro, em lojas de marca. Nesse caso, só pode haver um ponto negativo - o preço. No entanto, esta desvantagem é logo compensada pelo conforto do treino e pelo prazer de caminhar. Tente avaliar sua saúde em termos monetários - a escolha se tornará óbvia.