A corrida é acompanhada de cargas cardiovasculares e de impacto vertical, por isso este esporte requer uma preparação séria. Isso se aplica a equipamentos, mais precisamente, a calçados.
Os tênis de corrida ideais são aqueles que são leves e confortáveis.. Deve haver uma sensação de vôo durante a corrida e não deve haver peso.
Se os sapatos forem escolhidos incorretamente, podem ocorrer dores nas pernas, na coluna e até lesões.
O que são bons tênis de corrida?
Existem certos parâmetros pelos quais os sapatos são escolhidos. À primeira vista, pode parecer que existem muitos deles. No entanto, aqueles que já tiveram experiência em correr com tênis mal escolhidos provavelmente sabem a importância de todos os requisitos. Para evitar tais problemas, você deve se familiarizar com as diversas nuances de escolha antes de comprar.
Material superior
Nos modelos de verão, o material da parte superior é a malha, nos modelos de inverno – uma combinação de couro e tecido.
Importante! Os elementos de couro devem estar presentes em quantidade mínima, pois seu predomínio pode prejudicar a microcirculação.
Os detalhes em couro mantêm a sua forma, enquanto os elementos têxteis proporcionam ventilação e absorção.
Único
Na sola o principal é a resistência à abrasão. Visualmente, esse material lembra borracha de carro, você encontra diversos modelos com esse tipo de sola.
No entanto, é adequado para asfalto.
Se você tiver que correr em superfícies molhadas ou com neve, os chamados SUVs serão relevantes. Possuem saliências de borracha na sola que proporcionam excelente tração em qualquer superfície.
Palmilha
Uma palmilha que tenha apoio do peito do pé para apoiar o arco do pé é considerada ideal. Por conveniência, você pode selecionar palmilhas ortopédicas posteriormente. Porém, neste caso, é necessário garantir que os sapatos de marcas conhecidas tenham palmilha removível. Em qualquer caso, ter palmilhas removíveis traz vantagens: se necessário, basta retirá-las e secá-las.
Laço
Ótimo se O arranjo do cadarço no modelo de corrida é assimétrico e está localizado na parte interna dos pés.
Os laços de laço não devem ser conectados rigidamente por uma tira. Se for possível dar alguma liberdade e mobilidade nas alças, será mais fácil colocar o tênis no pé.
Isto depende mais da escolha individual e não é um critério de compra estrito.
Depreciação
O amortecimento durante a corrida é talvez um dos fatores mais importantes que garantem conforto. Se não houver uma absorção de choque decente, seus pés doerão e depois suas costas. Correr assim só trará frustração.
É por isso que os melhores fabricantes utilizam materiais inovadores de absorção de choque.Entre as tecnologias mais populares estão substâncias espumosas e diversos géis. A marca Mizuno possui absorção de choque na forma de uma placa de plástico com formato especial.
O amortecimento é especialmente importante para pés com pronação excessiva. Se não for esse o caso, não só a corrida, mas também a caminhada rápida serão acompanhadas de dor.
Importante! Quanto maior o peso do atleta, maior será o grau de absorção de choque necessário.
Afinal, é preciso amortecer os golpes com força ainda maior do que com peso baixo ou médio.
Qualidade do produto
Os tênis precisam de rigidez, mas apenas na região do calcanhar. Ao mesmo tempo, tal elemento rígido não deve pressionar ou esfregar. Se a estrutura for rígida, os modelos mantêm melhor sua forma e são mais duráveis.
Na hora de comprar você deve inspecionar cuidadosamente o tênis que você gosta, principalmente na junção do cabedal e da sola. Tênis de alta qualidade não são costurados. As peças são coladas. Não deve haver vestígios de cola na junção da parte superior e inferior.
Peso
Quanto mais leves forem os tênis, mais confortável será correr com eles.. Existe um padrão para a escolha de tênis de corrida com base no peso.
- Os modelos femininos não devem pesar mais que 200 g.
- Itens masculinos - até 250 g cada item.
O fato é que com mais peso aumenta a carga sobre os joelhos e tornozelos, o que pode causar lesões.
Importante! É importante lembrar que para a corrida do dia a dia não adianta adquirir modelos de maratona.
Sem dúvida são os mais leves, mas têm durabilidade reduzida por serem adquiridos apenas para uma maratona.
Como escolher tênis para homem e mulher
À primeira vista, pode parecer que os tênis de corrida femininos e masculinos diferem apenas no design e no esquema de cores. No entanto, o design do produto em si é um pouco diferente.
Apresentamos as características distintivas dos modelos.
- Os tênis femininos se diferenciam pelas proporções. Afinal, as formas femininas são mais estreitas e em miniatura.
- Devido ao menor peso das mulheres, o amortecimento de seus sapatos é mais maciodo que os homens.
- A altura do salto é muito maior do que nos modelos masculinos. Isso foi projetado para reduzir a probabilidade de lesões no tendão de Aquiles.
Opções de seleção importantes
Existem parâmetros de seleção que não dependem mais diretamente do tênis, mas sim de fatores externos. Sob diferentes condições, é melhor escolher tênis diferentes. Afinal, mesmo correr no verão e no inverno tem algumas diferenças. Tudo isso é importante levar em consideração.
Recursos de treinamento
Os tênis podem ser escolhidos para cargas de intensidade variável se você tiver que correr todos os dias.
A corrida pode ser de distâncias longas ou curtas. Existe uma regra simples para orientação. Quanto maior o peso do atleta, mais longa será a corrida e pior será a condição dos músculos e ligamentos, mais amortecimento e suporte de qualidade serão necessários.
É bastante natural que modelos de verão devem ser leves baseado em materiais respiráveis. Mas eles ficam molhados, por isso não são adequados para o inverno. Para o tempo frio, você precisa de tênis feitos de materiais densos para evitar a entrada de umidade e mantê-lo aquecido.
A cobertura também influencia a escolha do calçado.
- Se você tiver que correr em uma esteira ou asfalto, compre calçados com superfície plana regular.
- Para estradas de terra ou neve, a sola deve ser mais rígida, com maior banda de rodagem, às vezes com saliências para tração.
Características individuais de um corredor
Apenas as regras gerais de seleção se aplicam a todos os corredores. No entanto, as características anatômicas dos pés são diferentes, então você mesmo precisa encontrar o seu par precioso.
Ao experimentar, você precisa observar como o modelo fica na sua perna. É bom quando se consegue um ajuste justo à perna, mas não há a menor compressão.
Referência. O tamanho é considerado correto se o polegar não atingir a ponta do sapato em 2–3 mm.
Durante a corrida, os pés aumentam de tamanho. Se você comprar tênis do tamanho exato, pode acabar danificando a unha.
O grau de pronação e a altura do arco do pé desempenham um papel decisivo na escolha.. Afinal, é esse parâmetro anatômico que pode levar a lesões.
- Se disponível pronação excessiva e arco baixo, então você precisa comprar sapatos com suporte de arco. Isso aumentará a absorção de choque e protegerá os joelhos.
- Quando hipopronação, pelo contrário, não podem ser utilizados suportes de arco, porque as chances de torcer o tornozelo aumentam.
Análise das melhores marcas de tênis de corrida
Asics, Mizuno, New Balance, Brooks, Nike, Adidas, Reebok são consideradas as marcas mais conhecidas na área de tênis de corrida. Graças a eles, a seleção de calçados tornou-se diversificada. Ao mesmo tempo, alguns produzem uma linha de modelos running, enquanto outros se limitam a alguns modelos desenvolvidos, mas ao mesmo tempo de altíssima qualidade.
Se você ler as avaliações dos profissionais de corrida hoje, poderá entender facilmente que Reebok, Puma, Nike e Adidas pararam de desenvolver coleções de corrida e não introduzem novas tecnologias. Eles estão simplesmente relançando modelos de 10 a 20 anos atrás com pequenas inovações.
Outras marcas estão tentando usar novas tecnologias especificamente para quem não consegue imaginar a vida sem correr.
- Ao comprar tênis de corrida para quem pesa até 70 kg, é melhor dar uma olhada no modelo Asics. Para esta categoria de peso, a marca utiliza o nível de amortecimento ideal.
- Uma vasta gama de modelos de running é representada pelas marcas Saucony, Mizuno e um pouco mais modestamente – Brooks.
- Atletas de uma categoria de peso maior encontram o amortecimento que precisam nos tênis Nike.
É preciso dar preferência a uma marca ou outra não com base na publicidade, mas levando em consideração os indicadores físicos e as condições de funcionamento.
Se você primeiro aprender sobre todos os recursos dos tênis de corrida, a questão da escolha e da compra será resolvida rapidamente. Tendo informações sobre quais características você precisa prestar atenção na hora de comprar, nunca mais haverá dúvidas se o calçado adquirido trará benefícios à saúde.