A cada ano a corrida se torna um esporte cada vez mais popular entre profissionais e amadores que desejam manter a saúde em ordem e o corpo em boa forma.
Para obter resultados, você não deve apenas seguir a técnica de todos os exercícios de corrida, mas também escolher o equipamento adequado. Para correr, e principalmente para distâncias curtas, foram criados tênis especiais com pontas - spikes.
Como os tênis de corrida com pontas são diferentes dos outros?
Os spikes se destacam entre outros tipos de tênis de corrida. Em primeiro lugar, eles são projetados especificamente para esportes em superfícies de asfalto ou estádios. Sua principal característica é a presença de pontas, o que cria forte aderência ao revestimento.
Outra vantagem indiscutível é que chutes durante o movimento são mais eficazes, reduzindo o risco de lesões. A carga geral nos pés e na coluna é reduzida.
O peso leve é uma vantagem desse tipo de calçado.Outros modelos de tênis podem ter sola grossa ou até mesmo serem projetados para outro esporte. As pontas são feitas de tecido fino, mas durável e respirável, com uma sola fina e geralmente um design externo não muito volumoso. Sua ergonomia é exatamente o que você precisa para um treino bem-sucedido.
Regras para escolher picos de corrida
Ao escolher tênis de corrida, muitos iniciantes prestam atenção apenas ao design elegante e à popularidade do fabricante. Tudo isso, claro, é bom, mas não devemos esquecer a funcionalidade e a finalidade dos pinos. Entre as principais regras para a escolha dos picos de corrida estão:
- segurança. Devem segurar bem a perna para evitar lesões;
- qualidade. Os tênis devem ser bem costurados e as pontas bem fixadas para que sob carga não rompam a sola nem furem o pé;
- material do pino. A melhor opção é um espigão de aço, e os espigões devem ser fundidos na sola, e não apenas fixados no topo;
- comodidade e facilidade;
- tamanho certo.
Como decidir o tamanho?
Um dos critérios importantes na escolha dos pinos é a sua tamanho certo. Antes de comprar, experimente vários pares de sapatos de diferentes fabricantes para saber qual combina melhor com você.
O pé no espigão não deve ficar pendurado livremente de um lado para o outro. Deve caber perfeitamente no tênis., mas não aperte nas laterais, no sentido do comprimento ou no peito do pé. Se você sentir que seus sapatos estão apertando os dedos dos pés, é melhor descartá-los e optar por um modelo ou tamanho diferente para evitar danificá-los durante a corrida.
Em geral, você pode calcular o tamanho aproximado do seu tênis de corrida usando a tabela de tamanhos.Basta medir o seu pé em centímetros e comparar esse número com a designação do tamanho na tabela. Por exemplo, se o comprimento do seu pé for 24 cm, o tamanho do seu sapato será 38.
Diferentes marcas têm diferenças nos tamanhos dos pinos. Se você encomendar sapatos online sem experimentá-los, verifique a tabela de tamanhos específicos desta empresa no site do fabricante.
Como você sabe que fez a escolha certa?
Se os seus tênis de corrida se ajustam perfeitamente ao seu pé, os dedos dos pés não ficam presos, não há pressão no calcanhar, mas o pé não balança, então você fez a escolha certa. Além disso, para um bom humor durante o treino, recomendamos comprar calçados que você goste não só na funcionalidade, mas também na aparência.
Marcas que merecem atenção
Vejamos vários fabricantes que, segundo os consumidores, produzem os melhores picos de corrida:
- Asics é uma marca japonesa que está no mercado de vendas desde 1977. Os melhores modelos são Sonicsprint, HYPERSPRINT 6;
- A Mizuno também é uma empresa japonesa especializada na venda de artigos esportivos. Os modelos Wave Kaze 4, Tokyo são ideais para corrida e sprint cross-country, permitem ganhar velocidade rapidamente, mas são confiáveis e fortes;
- Adidas é uma marca alemã mundialmente famosa. Ele usa apenas tecnologias avançadas em seus tênis: malha sintética respirável, uma placa de fixação forte na frente, às vezes pontas removíveis, mas duráveis. Preste atenção nos modelos Sprint Star 4 e RLH Cross;
- Nike. A marca utiliza fios modernos na hora de criar os spikes, para que não haja mais problema de o pé escorregar e o pé fique firme no tênis. A sola flexiona para cima e para baixo com flexibilidade. As melhores opções são Zoom Victory e Zoom Rival Waffle.