Moderno, confortável e natural: tênis ecológicos feitos de cogumelos e lã

Cuidar do meio ambiente é tarefa de todos. Pode se manifestar de diferentes maneiras. Por exemplo, crie sapatos que sejam facilmente recicláveis ​​ou que se decomponham rapidamente. Emily Burfeind, uma designer alemã, criou um tênis cuja parte superior é feita de pêlo de cachorro e a sola é feita de micélio de cogumelo. Estes sapatos não são apenas ecológicos, mas também incrivelmente confortáveis. Vamos conhecer um novo produto interessante.

Tênis cogumelo

@pinterest

100% naturais

Normalmente, essa inscrição pode ser vista em qualquer produto alimentar. E não é fato que reflita a composição real. Mas os ténis Sneature fazem jus a esta afirmação, que não tem dúvidas. A composição dos sapatos inclui:

  • pêlo de cachorro penteado;
  • micélio de cogumelo;
  • borracha natural líquida;
  • substrato de celulose de cânhamo.

Agora vamos descobrir qual produto é obtido a partir dessas matérias-primas.

Tênis feitos de cogumelos e lã.

@altyn-orda.kz

Parte superior do tênis

Os sapatos são produzidos sem cadarços. Sua base é uma meia sem costura feita de pêlo de cachorro.O material penteado é usado e fiado em fios de alta qualidade. É conhecido como chiengora e distingue-se pelo facto de reter o calor 42% melhor do que, por exemplo, a lã de ovelha.

Tênis cogumelo

@pinterest

Este fio foi historicamente utilizado pelos povos indígenas da Costa Oeste dos Estados Unidos.

Graças ao uso da tecnologia de tricô tridimensional, é possível utilizar diversos designs, customizando o calçado de acordo com as solicitações individuais. Esta possibilidade é conseguida através da criação de software de cada linha individual.

Este material pode ser modificado para ser mais macio ou rígido em certas áreas, mais respirável ou altamente elástico em outras. A tecnologia permite personalizar o tamanho, tonalidades e estampas dos tênis ecológicos.

Único

A parte superior resultante é mergulhada em borracha natural líquida. A matéria-prima deste último é a seiva da árvore Hevea brasiliensis. Esta etapa é necessária para criar uma sola hidrorrepelente.

O micélio do cogumelo forma uma mistura com vários componentes naturais: substrato de celulose de cânhamo e outros resíduos agrícolas. É cultivado de forma especialmente preparada para criar uma sola por dentro e por fora. Esse blank se interliga com perfurações na parte inferior do cabedal tricotado do tênis, o que ajuda a unir as peças e estabilizar o calçado.

Sola de tênis.

@tengrinews.kz

Características de produção, prazo de validade e possibilidades de reciclagem

Como o Snature é feito de biorresíduos, o processo de fabricação não requer energia. É necessário apenas para processamento posterior.E a quantidade necessária é bem menor do que na extração de matéria-prima à base de petróleo, que é utilizada na produção da maioria dos modelos de tênis tradicionais.

tênis-sneature-emilie-burfeind-design_dezeen_2364_col_14-2048×1539

@pinterest

Segundo a estilista, esses calçados podem ser usados ​​por cerca de dois anos antes de se desgastarem muito. Após esse período, o compósito de micélio é triturado de maneira ideal para reutilização, e o tecido é desmontado em fibras individuais e novamente fiado em fio.

Como alternativa, o produto pode ser decomposto em um compostor industrial (isso levará cerca de um mês) para que as matérias-primas nutritivas com as quais é feito possam novamente entrar no ciclo natural ecológico.

Em vez de uma conclusão

Esta não é a primeira vez que cogumelos ou outros materiais naturais e inusitados são utilizados na produção de calçados ou acessórios. Por exemplo, a Adidas apresentou o primeiro modelo de calçado desportivo feito a partir de matérias-primas inovadoras à base de cogumelos Mylo. O material dos tênis parece couro. E a empresa alemã nat-2 trouxe ao mercado não só calçados feitos com material “cogumelo”, mas também modelos de tênis feitos de café, feno, resíduos de laticínios, madeira e até pedra natural. No entanto, isso será discutido em outro artigo.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano