Os calçados preferidos de milhões de pessoas são os tênis e as sapatilhas, que além de muito confortáveis, são bonitos e funcionais. Desde a infância, nossos pais nos ensinam como amarrar os sapatos corretamente, por isso consideramos o método usual um dado adquirido.
No entanto, calçados esportivos interessantes podem ser complementados por uma variedade de métodos de amarração que parecem modestos e originais, mas mantêm o pé firmemente no tênis.
Métodos tradicionais de lindos laços com padrões
As opções de cadarço variam dependendo de quantas fileiras de furos o sapato possui. Alguns métodos podem ser usados em diferentes números de furos, e alguns só podem ser usados em um determinado número.
Tênis de amarrar com 4 furos
Esse número de furos para amarrar geralmente é típico de botas e tênis leves de verão, o laço com 4 fileiras de furos desempenha uma função decorativa em vez de segurar o pé com força, por exemplo, como é necessário para a prática de esportes. No entanto, existem muitas maneiras legais de renovar seus sapatos.
“Cruz Tradicional”
Este método é tradicional e familiar para muitos desde a infância. Mas com um pequeno número de furos, fica muito bonito e combina com diferentes estilos de calçados. Para completá-lo você precisa de:
- insira a renda nos primeiros furos do lado avesso para fora. Muitas pessoas começam ao contrário - de fora para dentro, isso não é fundamentalmente importante, apenas as cruzes ocorrerão em uma sequência diferente;
- cruze as pontas livres e passe de dentro para fora;
- repita os passos mais duas vezes para chegar ao quarto par de anéis. Dê um nó ou laço.
Laço “reto”
Parece muito minimalista e atrai a atenção tanto de jovens elegantes quanto de homens e mulheres de negócios. Externamente, este laço alonga lindamente a perna. Isso é feito de forma bastante simples:
- passamos a renda nos anéis inferiores de cima para baixo para que a linha horizontal fique do lado de fora;
- de um lado deixamos a ponta mais curta e enfiamos diretamente no orifício superior do mesmo lado;
- Passamos a segunda extremidade, que tem aproximadamente o dobro do comprimento, por todos os orifícios de forma que apenas as linhas horizontais do lado de fora fiquem visíveis.
Esse laço só é complicado porque é difícil adivinhar o comprimento das pontas para que no final fiquem iguais. Mas isso só pode ser aprendido através da experiência.
Esses métodos também são adequados para sapatos com um grande número de furos; apenas para cadarços retos simples você precisa de um número par.
Tênis de amarrar com 5 furos
Existem vários tipos de laço.
"Serra"
Para esta variação é necessário preparar um cadarço para cada sapato.Para começar, insira-o nos orifícios inferiores de forma que a linha fique para fora e as próprias pontas fiquem para dentro. Em seguida, enfie uma extremidade (por conveniência, a direita) no anel acima dela (também à direita) e enfie a extremidade esquerda no terceiro anel à direita (acima daquele em que a renda direita está inserida).
Em seguida, puxe os dois laços horizontalmente nos anéis esquerdos no mesmo nível. Continue amarrando o sapato até o final. Como resultado, apenas listras horizontais devem aparecer do lado de fora e segmentos horizontais devem ser visíveis abaixo delas por dentro.
"Cobra"
Nesta versão não haverá crossovers, todo o laço será feito em uma linha contínuacomo uma cobra:
- Insira a renda no orifício inferior esquerdo, de dentro para fora. Estique a ponta que fica para dentro até a língua e deixe lá.
- A segunda ponta se parecerá com uma cobra ondulada. Passe-o pelo primeiro buraco no mesmo nível e depois pelo buraco acima dele.
- E assim leve a tecelagem até o fim e dê um nó na outra ponta. Você pode esconder o nó por dentro, então o tênis ficará muito estiloso.
Tênis de amarrar com 6 furos
Sapatos com 6 furos são os mais produzidos e adquiridos. Ele pode ser usado para realizar quase qualquer técnica de amarração. Vejamos alguns deles.
“Loja de tricô”
Para reproduzi-lo, insira a renda nos primeiros furos de baixo para dentro, de forma que as pontas fiquem do lado avesso. Depois disso, insira as pontas no segundo par de anéis, cada um do seu lado.
Retire-os e repita os seguintes movimentos: pegue cada ponta com o ponto da outra, depois passe novamente pelo buraco e assim sucessivamente até o topo. Para não cometer erros com o padrão, observe o diagrama apresentado.
"Borboleta"
Perfeito para rendas curtas, tem um aspecto minimalista e inusitado, e não possui muitas tramas desnecessárias. Não será difícil realizar uma série de ações sequenciais:
- passe a renda pelos orifícios inferiores com as pontas para dentro;
- do lado avesso, passe-os para o segundo par de furos e passe-os. Não cruze nada; deve haver uma lacuna visual na trama;
- agora cruze os cadarços e insira-os nos próximos anéis;
- depois repita o espaço e a cruz novamente, no final vire os laços do avesso. Você deve obter duas cruzes - “borboletas”.
Tênis de amarrar com 7 furos
Para esta opção de sapato, você pode usar métodos de amarração para qualquer outro número de furos ímpares, por exemplo, para cinco. Mas é nos calçados esportivos com 7 argolas que alguns tipos, por exemplo, “para pilotos”, ficarão interessantes.
“Para pilotos”
Pegue cadarços longos o suficiente. Não se preocupe, as pontas não serão muito grandes. Esse método foi inventado justamente para que os cadarços não atrapalhem, não se desfaçam e mantenham o pé firme no tênis.. Com este laço, o pé fica tão apertado que pode até ser bastante difícil retirá-lo. A técnica é a seguinte:
- Passe uma ponta da renda de dentro para cima no canto inferior esquerdo e passe a outra no orifício superior direito. Deve haver uma linha diagonal dentro do tênis;
- Agora você precisa desenhar cada extremidade em direção ao centro. Isso deve ser feito com pontos em zigue-zague até o par de furos do meio;
- Depois de concluído o trabalho, dê um nó. A peculiaridade desse método é que o laço não ficará em cima, mas no meio do sapato. Uma boa opção para quem gosta de experimentar estilo.
Opções originais de cadarço para tênis
Além dos tipos de cadarços bastante comuns, existem muitas opções originais que com certeza farão você se destacar na multidão e não deixarão seus novos tênis despercebidos.
"Malha"
Tecido não muito complexo, mas eficaz. A opção mais conveniente é recriá-lo em sapatos com 6 a 8 pares de furos. Por esta:
- Insira os cadarços por dentro nos primeiros furos;
- cruze e enrosque cuidadosamente de fora no quarto par de orifícios;
- Em seguida, comece com uma extremidade: insira-o no segundo furo por dentro do mesmo lado e depois enrosque-o no quinto furo por fora do outro lado;
- puxe a mesma extremidade para dentro do furo 3 do mesmo lado e depois para dentro do furo 6 do lado oposto;
- Execute todas as mesmas ações da mesma maneira com a outra extremidade.
"Tabuleiro de xadrez"
Por esse jeito legal você você precisará de dois pares de cadarços de cores diferentes. Este laço fica interessante em tênis lisos, tênis skatistas e simplesmente nos amantes de peças extraordinárias e elementos decorativos em seu guarda-roupa.
Etapas de execução:
- para começar, use a renda da primeira cor para fazer o laço reto regular (sua técnica já foi descrita acima);
- pegue o segundo cadarço e, começando de baixo, desenhe-o até o topo através de todas as linhas horizontais, alternadamente acima e abaixo delas;
- após chegar ao topo, enrole a linha superior e repita o movimento descendente;
- repita a tecelagem desta forma até que a largura do espaço acabe;
- Amarre as pontas dos cadarços por dentro, de modo que apenas uma superfície lisa em xadrez permaneça do lado de fora.
Esta técnica é melhor executada com atacadores planos para criar o efeito de um tabuleiro de xadrez real.
Laço “com nó”
Sua peculiaridade é que Há um nó adicional em cada cruz dos cadarços, que evita que o cadarço se desfaça e se solte. É adequado não apenas para calçados comuns, mas também para equipamentos esportivos, como patins ou patins, calçados de esqui.
Técnica:
- insira as pontas da renda na parte da frente;
- faça uma cruz e dê um nó simples;
- insira as pontas soltas no próximo par de orifícios;
- repita cruzes com nós até o topo. Sempre insira os cadarços de baixo para cima.
As vantagens indiscutíveis desta tecelagem são que ela é muito forte e não relaxa arbitrariamente. Mas se algo acontecer, também será muito difícil afrouxar a tecelagem.
"Raio"
Outro laço muito forte que parece um zíper normal com dentes em uma jaqueta. Parece lindo e incomum, pode ser usado em vários tipos de calçados esportivos. Siga esses passos:
- insira a renda nos buracos e retire-a;
- enrole as pontas soltas sobre o ponto no mesmo nível e passe-as no próximo par de furos;
- cruze as pontas, passe-as por baixo dos pontos do segundo nível e levante-as ainda mais alto;
- Repita essas etapas quantas vezes forem necessárias para amarrar completamente a bota.
Como amarrar Nikes?
Os tênis Nike são um dos tênis mais comprados no mundo. Sua característica distintiva não é apenas o carrapato como símbolo, mas também atacadores largos ou grossos de alta qualidade. Para amarrá-los, você pode usar qualquer um dos métodos tradicionais ou originais acima. Siga algumas regras:
- se os tênis em si são bastante simples, não possuem muitos acessórios, combinações de cores ou estampas brilhantes, então você pode diversificá-los com cadarços trançados originais (por exemplo, tênis skatista clássico masculino Nike);
- Alguns modelos são bastante autossuficientes por si só, então você não deve complementá-los com laços muito incomuns.. Uma das opções clássicas e minimalistas será suficiente (por exemplo, o Nike Air Max geralmente vem nas cores mais brilhantes e atraentes).
Amarrar sem amarrar
Todo mundo imagina como às vezes é preguiçoso simplesmente se curvar e amarrar os cadarços. Algumas pessoas têm um problema completamente diferente - um nó forte se desata constantemente, não importa o quanto você o aperte. Você pode encontrar uma saída: comprar sapatos sem cadarço, aprender a dar nós fortes. No entanto, no mundo moderno, um novo método de amarração foi inventado sem amarrar nada.
Use cadarços de silicone. Sim, sim, eles existem. São elásticos com cerca de 4 cm de comprimento, em cujas extremidades existem pequenos fechos e ganchos para fixação.
Nos conjuntos eles vêm na mesma cor e multicoloridos, e podem ser colocados não apenas na horizontal, mas também criando padrões interessantes. Depois de apertar estes cadarços, você não precisa desapertá-los novamente, pois eles esticam quando você os calça. Uma excelente alternativa para desatar constantemente os atacadores de tecido.