O que fazer se seus tênis rangerem ao caminhar?

O que fazer se seus tênis rangerem ao caminhar?O rangido dos tênis ao caminhar ou praticar esportes é uma ocorrência bastante comum. Há casos de sons desagradáveis ​​​​aparecendo após algum tempo de uso, mas às vezes um par novo, comprado outro dia em outro país, range e não há oportunidade de trocá-lo. Comprar tênis de qualidade acarretará despesas consideráveis.

Portanto, para não correr atrás de um novo par, procure utilizar todos os métodos que estão no arsenal dos artesãos caseiros para corrigir a situação. Além disso, você não arrisca muito - é improvável que você use sapatos que rangem de qualquer maneira. O que fazer?

Razões para ranger nos tênis

Podem ser muito diversos: defeitos de fábrica no dimensionamento das peças, bandas de rodagem irregulares, cola ressecada entre a sola e o pé, a sola está levemente deformada ou com cavidade formada e muitos outros. Com o aparecimento de sons estranhos, você precisa entender cada situação separadamente:

  • tênis barulhentospara isso, calce os dois tênis e ande em superfícies diferentes: laminado, asfalto, carpete macio;
  • analise os sons que você ouve para determinar a fonte;
  • retire o sapato “doente” e examine cuidadosamente a área que está rangendo;
  • se for de fora, use uma lanterna para ver tudo detalhadamente;
  • se não funcionar, coloque o tênis na água e veja de onde sai o ar ou use uma solução de sabão aplicada na superfície da sola. Ao pressionar a área problemática, pequenas bolhas aparecerão no sabão.

Partes absolutamente diferentes dos sapatos podem ranger:

  • piso;
  • palmilha;
  • único;
  • a junção das partes superior e inferior;
  • língua;
  • ilhós.

Maneiras de se livrar do rangido

Vamos começar a resolver problemas com os métodos mais simples, complicando-os gradativamente. Algumas soluções ficam literalmente na superfície e são simplesmente esquecidas por nós, enquanto outras requerem preparação preliminar.

7 maneiras de “tratar” tênis que rangem

  1. NikeA língua emite sons - ensaboe levemente e deixe secar naturalmente. O mesmo se aplica aos ilhós e atacadores. Às vezes, simplesmente reatar ou afrouxar a fixação ajuda.
  2. Embrulhe os sapatos individualmente em um pano úmido e deixe-os durante a noite. Seque com secador de cabelo pela manhã. É utilizado apenas para tênis feitos de materiais artificiais, retirando a “musicalidade” por algum tempo. Você pode repetir enquanto o método funcionar.
  3. Preencha a área de atrito das peças na sola com spray WD-40 ou aplique lubrificante de grafite. Isso ajudará por um tempo, depois faça essas manipulações conforme necessário.
  4. Troque as palmilhas se ocorrerem sons nesta área. Se isso não funcionar, coloque um pouco de talco entre a palmilha e a sola. Tenha cuidado para não manchar a parte externa do par.
  5. Trate as solas que rangem com um jato de ar quente.Para fazer isso, aqueça com um secador de cabelo por alguns minutos. Depois amasse tudo, dos pés ao calcanhar, com movimentos vigorosos. A composição amolecida preencherá todos os vazios resultantes e o rangido irá parar.
  6. Apare as partes salientes desigualmente do piso até a altura das partes adjacentes com um material de escritório ou outra faca e lixe com uma lixa fina. Se o som persistir, aplique um marcador de tinta nessas partes.
  7. Despeje silicone incolor ou cola de poliuretano na cavidade resultante da sola. Compostos agressivos como supercola ou supercimento não são usados ​​em tênis para evitar danos.

Importante! Se o apoio do peito do pé de um sapato estiver quebrado ou o chamado balão dos tênis de marca tiver esvaziado o ar, não custa nada consertar. A melhor solução é comprar um novo par.

Reparando solas com cola de sapato

O próximo método é o mais difícil na seleção. Você vai precisar de um alicate, um furador, uma seringa de 60 ml, cola para sapatos de poliuretano. Vamos começar:

  • conserto de solado de têniscorte a agulha, recuando 1,5-2 cm da base e encha a seringa com cola com volume de cerca de 10 ml;
  • dobrando o tênis na região dos dedos, procuramos o local que precisa ser preenchido com cola;
  • nos vazios encontrados usamos um furador para fazer um furo de alguns mm, não mais, sempre em um ângulo de 45 graus ou um pouco menos, mas não em ângulo reto;
  • insira uma seringa no local da punção e solte a cola;
  • Se todos os vazios não forem preenchidos através de um buraco, perfuramos quantos forem necessários. Enchemos cada um com cola;
  • Deixamos os sapatos consertados sob pressão por um dia.

Importante! Ao utilizar este método, proceda com muito cuidado, use apenas adesivos elásticos para calçados: poliuretano, borracha.

Evitando rangidos em tênis

  1. tênis coralPara evitar a ocorrência de ruídos estranhos, cuide do calçado seguindo as recomendações do fabricante, limpe-o da sujeira e do pó, inspecione com mais frequência a sola e os pontos de dobra;
  2. não use tênis com mau tempo e, se molharem, seque-os bem em condições naturais, longe de aquecedores e da luz solar direta;
  3. Para armazenamento a longo prazo, lave-os, seque-os e preencha-os com jornais para manter a forma.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano