Que tipos de tênis existem?

Desde que os primeiros ténis foram fabricados, surgiu uma enorme variedade destes sapatos confortáveis. Como foi originalmente destinado apenas ao esporte e depois “foi para as massas”, costuma-se dividi-lo em duas grandes categorias - esportivo e cotidiano. Cada um deles possui sua gradação de acordo com determinadas características. Além dessas grandes categorias, esses calçados são classificados pelo tipo de cabedal e pelo método de fixação.

jonnypoint

@instagram_jonnypoint

Este artigo não só pode ser lido, mas também ouvido.

Esportes

Os calçados fazem parte do equipamento dos atletas. O conforto durante o treinamento e os resultados da competição dependem em grande parte de quão conveniente e funcional ele é. Os tênis são classificados de acordo com os seguintes esportes:

  1. Futebol. O nome desses sapatos é botas. A principal característica é a presença de pontas na sola. Este design proporciona excelente aderência à superfície durante o jogo. O número de pontas pode ser diferente - para jogar na grama e no corredor. A parte superior desses sapatos é sempre de couro.

    Tênis de futebol.

    @Shopee

  2. Tênis. Uma particularidade é a sola larga, que proporciona estabilidade nos movimentos laterais. Seu padrão é diferente - indica em quais superfícies os sapatos se destinam a brincar. Painéis laterais reforçados proporcionam suporte ao tornozelo, proteção contra impactos e facilidade de manobra. Material: couro com inserções sintéticas para ventilação.

    Tênis de tênis.

    @Maravilhapolis

  3. Basquetebol. Uma característica especial é o topo alto. Os sapatos oferecem excelente suporte para o tornozelo e absorção de choque de alta qualidade ao saltar. A plataforma cruzada de basquete pode ser alta ou baixa.

    Tênis de basquete.

    @Highsnobiety

  4. Voleibol. As características dos tênis de vôlei são semelhantes às que os tênis deveriam ter - boa absorção de choques e suporte confiável para o tornozelo. Afinal, em ambos os jogos há um grande número de movimentos e ataques rápidos dentro de uma pequena área.

    Tênis de vôlei.

    @womensg.com

  5. Correr. Esses sapatos são os mais leves. Características: biqueira flexível e calcanhar rígido. O primeiro elemento deve seguir o formato do pé durante a corrida e o calcanhar deve proporcionar maior absorção de choques. Esses tênis são sempre baixos.

    Tênis de corrida.

    @nike.com

  6. Fitness. Características: sola fina e flexível. Esses sapatos geralmente são baixos, com sola em espinha de peixe.

    Tênis para fitness.

    @SportBittl

Referência. Para andar de skate, bastam tênis especiais. Eles diferem dos tênis por terem sola plana de borracha, biqueira toda de borracha e parte superior totalmente em tecido.

Altura superior

A classificação de altura foi proposta pela primeira vez pelo designer da conhecida “gigante do esporte” Nike. Tomando como base o modelo de botas de trekking, ele criou tênis de basquete com três variações de cano:

  • baixo (baixo) - a altura não atinge o tornozelo;
  • meio (meio) - a borda do sapato passa exatamente ao longo do tornozelo;
  • alto (alto) - os sapatos cobrem completamente o tornozelo e fixam-no com segurança.

    Tênis cano alto.

    @shape.com

Doméstico

São todos aqueles tênis que não se destinam ao treinamento e à competição. Se na hora de escolher calçados esportivos sua funcionalidade é importante, então na hora de comprar tênis para a categoria doméstica eles costumam focar na aparência. Estes últimos são:

  • turístico ou para recreação ativa (na hora de escolhê-los a praticidade e funcionalidade ainda são importantes);
  • diariamente;
  • desenhista.

    Tênis de grife.

    @harpersbazaar.com

Os sapatos da primeira categoria devem ser duráveis ​​​​e resistentes ao desgaste, fixar com segurança o tornozelo e seguir com precisão o formato do pé. Os modelos casuais são selecionados de acordo com as preferências individuais e tendências da moda. Hoje existem muitas variações desses sapatos. Os de grife são o resultado da fuga do pensamento criativo de costureiros famosos. Esses modelos são valorizados não pela funcionalidade ou praticidade, mas pela aparência original e elegante. Via de regra, são produzidos em edições limitadas e são muito caros.

Tipos de fixação de tênis

O tipo de fecho é outro sinal da classificação do tênis. Não só o conforto de uso, mas também a durabilidade do calçado depende da forma como são fixados no pé. Opções:

  1. Laço. O que é chamado de clássico do gênero. Os cadarços são feitos de materiais naturais (algodão, couro) e sintéticos e vêm em seções redondas e planas. Os mais confiáveis ​​são aqueles com pontas de metal. Existem muitas opções de amarração - zigue-zague clássico, treliça, teia de aranha, zíper, etc. Algumas proporcionam calçado rápido, outras garantem uma fixação segura e outras atuam como um dos elementos decorativos.

    pinko_starybrowar

    @instagram_pinko_starybrowar

  2. Clipes e mosquetões. Atuar como elemento auxiliar para laço. Feito de plástico ou metal.
  3. Fecho têxtil. Mais conhecido como Velcro.Um lado consiste em microganchos, o outro - microloops. A vantagem é a fixação rápida. Desvantagem: fragilidade. O fixador desgasta-se rapidamente e começa a desempenhar mal as suas funções.
  4. Elástico com trava. Uma opção moderna é prender o elástico com clipes e mosquetões, o que é, claro, muito prático. A desvantagem é que o elástico estica e até quebra com o tempo. Até agora, este método de fixação é usado em modelos do dia a dia.

Referência. Hoje a tendência são os tênis sem fecho nenhum. Estes são modelos de meias.

Até agora, o laço sintético é considerado a opção mais confiável. É mais resistente, durável, antiderrapante e desata rapidamente. Portanto, apenas esse tipo de fixação é utilizado em calçados esportivos.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano