Sapatos elegantes e elegantes 2023: seleção de modelos, descrições, fotos

O mês da moda chegou oficialmente ao fim, o que significa que é hora de digerir tudo o que a temporada tem a oferecer. O que mais chama a atenção nas tendências de calçados primavera/verão 2023 é o equilíbrio entre praticidade e toques coloridos em cada cidade.

Sapatos elegantes e elegantes 2023

Materiais inusitados ganharam destaque: plástico e PVC (na Simone Rocha, Valentino e Coach) e modelos em malha (na Bally, Chanel e Stella McCartney). Até os sapatos vermelhos da Loewe, feitos de camadas de balões de látex, chamaram a atenção enquanto desfilavam pela passarela de Paris.

Glitter também foi um tema recorrente. A prata metálica se destacou no desfile deslumbrante da Bottega Veneta, onde Mathieu Blasi ofereceu cunhas pontiagudas (uma tendência para a temporada) e botas tecidas com glitter da era espacial. O brilho acetinado estava ganhando força, tambémb tendência em lado do futurismo, principalmente nas botas com meia até o joelho, que puderam ser vistas nas passarelas da Jil Sander e Sportmax.

Mas junto com todo esse glamour celestial, há também opções realistas, como as sandálias de tiras largas - a resposta desta estação aos slides, confirmada pela interpretação utilitária da Miu Miu. E sim, plataforma, mas em uma versão clássica mais refinada, em vez das iterações de 2022 inspiradas no Y2K. Uma coisa é certa: a primavera não pode chegar logo.

Líquido

A malha tem recebido muita atenção em geral nesta temporada, mas as ideias mais interessantes associadas a este tecido têm sido relacionadas com o calçado. Inspirados em meias, muitas delas reminiscentes de meia arrastão, pares de botas híbridas Chanel inspiradas no estilo marcante brilharam na passarela, Bally tinha sapatos deslumbrantes na altura da coxa, e os saltos grossos de malha de Stella McCartney ganharam notas altas. Para uma abordagem mais casual, considere os chapéus e saltos altos de malha de Nensi Dojaka. Eles vão capturar seu coração.

Babados e fantasia grátis

As petecas estão de volta e criando peças verdadeiramente deslumbrantes. As sandálias Strada de veludo rosa choque de Collina, enfeitadas com babados e laços, fizeram sucesso em Nova York, enquanto Dries Van Noten canalizou detalhes rosa com camadas exuberantes de chiffon estampado em saltos altos em Paris. Mas foi o ousado laço vermelho da Loewe, inteiramente adornado com balões de látex que imitavam babados de tecido dignos de uma passarela de alta-costura, que gerou mais emoção.

A vida em plástico

Sapatos elegantes e elegantes

No verão passado vimos o regresso das sandálias recicladas, mas a tendência não dá sinais de ir embora. Simone Rocha tinha sandálias de amarrar em abundância, enquanto Loewe tinha sandálias transparentes de PVC, uma versão mais modernista do material.

Minimalismo

Não há dúvida de que os slides estão em alta há muito tempo, mas nesta temporada a sandália mini band ganhou tratamento de passarela com uma alça grossa e mais larga. A pulseira ousada lembra os gladiadores da temporada passada dos anos 2000, mas com uma abordagem utilitária. Miu Miu apresentou este híbrido de sapato e sandália em quase todos os looks da coleção, de salto bloco a sandálias que abraçam os joelhos, enquanto a plataforma de Max Mara remete aos designs gregos antigos com um toque moderno.

Forros de prata

As cores metálicas estão de volta e não nos cansamos dos estilos ultra-meias. O salto curvo da Bottega Veneta segue a silhueta da cunha, enquanto os tamancos de estanho da Chloé remetem ao estilo solto dos anos 70 pelo qual a marca é conhecida. Enquanto isso, as botinhas pontudas de Tory Burch mostram como é fácil incorporar o metal no dia a dia.

Cunhas

Há algo nas cunhas nesta temporada que será transferido para a próxima. O desfile da Fendi reforçou o movimento, oferecendo tanto sandálias plataforma quanto botins altíssimos em material emborrachado que parecia saltar pela passarela. Dries Van Noten e Salvatore Ferragamo também ultrapassaram os limites com estilos recortados que utilizavam materiais de novas maneiras.

Maria Jane

Em Milão, a Prada mandou quase todos os looks para a passarela com salto Mary Jane - e se isso não for motivo suficiente para você investir na tendência, aqui vai outro motivo.Se Chanel é mais o seu estilo, a grife deu ao estilo um toque que lembra os sapatos de sapateado da década de 1920, enquanto a Coach cruzou saltos brilhantes com minivestidos e meias para criar um look babydoll retrô.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano