Parece que a palavra “mocassins” é nova no nosso vocabulário. Esses sapatos de sola macia, sem cadarços ou fivelas, mas com lingueta atraente e costura externa bem cuidada, apareceram nas prateleiras das lojas nacionais há pouco tempo, mas conseguimos apreciá-los. Mas a história dos mocassins não começou hoje, nem mesmo há cem anos. As pessoas os usam há mais de cinco mil anos.
Acredita-se que os mocassins foram inventados pelos índios da América do Norte. Mas em 2008, no território da Armênia moderna, os arqueólogos descobriram sapatos semelhantes a eles, usados por uma pessoa há cerca de 5.500 anos. Esse achado é considerado um dos mais interessantes (acontece que não só os índios tinham mocassins). Os “sapatos” primitivos correspondiam ao tamanho moderno 37 (comprimento da sola 24,5 cm) e eram confeccionados com um pedaço de couro de vaca.
Além disso, nas cavernas Fort Rock e Arnold, localizadas no território dos EUA modernos, foram encontrados mocassins usados por representantes de uma das tribos indígenas norte-americanas por volta de 3.575 aC. e. até 970 DC
Por falar nisso! Os mocassins femininos eram longos e pareciam botas (a parte superior era de tecido), os mocassins masculinos eram mais curtos.
O mundo aprendeu sobre os mocassins em meados do século XX. Em 1946, a Minnetonka Moccasin Company lançou uma coleção de acessórios e sapatos inspirados nas tradições indígenas norte-americanas. Uma particularidade dos mocassins desta marca é a presença de franjas. Em 1956, outra empresa, a Hush Puppies, surgiu nos Estados Unidos, produzindo calçados para toda a família.
Desde então, a popularidade dos mocassins tem crescido ano após ano. Hoje não há um único lugar no planeta onde você não tenha ouvido falar desses sapatos confortáveis.
Os mocassins modernos são sapatos simples para o dia a dia. Para confeccioná-los, o couro é esticado sobre um bloco e depois costurado por cima com uma costura aberta. A parte frontal (costura e lingueta) é decorada, a sola é complementada com salto ou rasteira esquerda, passando por cima do calcanhar.
Os mais comuns hoje são os mocassins feitos de pele de bezerro macia. Em segundo lugar em popularidade estão os sapatos feitos de pele de veado. Existem também opções bastante exóticas. Por exemplo, sapatos feitos de pele de pônei, crocodilo ou píton são considerados os mais caros. Os designers italianos usam ativamente couro de javali, cuja porosidade confere a esses sapatos um apelo especial.
Miçangas, strass, miçangas, elementos de plástico ou metal, franjas e apliques de tecido são usados como decoração.
Hoje nas prateleiras das lojas você encontra modelos de diversas cores e estilos. Entre os principais devemos destacar:
Todo mundo usa esses sapatos: homens, mulheres e crianças. É ideal para caminhadas e reuniões informais de negócios.