O protótipo dos mocassins da moda moderna eram os sapatos de camurça usados pelas tribos indígenas que viviam na América do Norte. Continue lendo para saber mais sobre as características dos modelos indianos reais e suas diferenças em relação aos modernos.
O que são mocassins indianos?
Este é um dos tipos de calçado mais antigos do planeta. É leve, confortável e é feito de couro de veado, alce ou bisão. Inicialmente, os mocassins eram cortados de uma única peça de matéria-prima, enrolados na perna e conectados com 1 a 2 costuras. Muitas vezes tinham pequenos detalhes em forma de lapela, punho ou laço e eram decorados com penas de porco-espinho, franjas e miçangas..
Com esses sapatos, os índios podiam superar longas distâncias sem fadiga, aproximando-se silenciosamente dos animais durante a caça ou do inimigo durante os ataques. Mas os mocassins, costurados com tendões de animais e fibras vegetais, desgastaram-se rapidamente e foram pisoteados durante as caminhadas. Mesmo as variedades do pântano, presas com tiras de couro, não resistiam ao uso por mais do que alguns dias.Homens guerreiros e caçadores não partiam em viagem sem vários pares sobressalentes, trocando-os à medida que se desgastavam.
Recursos de calçados
Peles vestidas de veado, búfalo e bisão eram usadas para alfaiataria. Normalmente tendões de animais eram usados como fios, às vezes as partes eram unidas com finas tiras de couro. O desenho era bastante simples - uma única peça de camurça ia para a sola e as laterais, e tudo era conectado por uma costura externa enrugada ao redor da parte superior em forma de língua, às vezes muito estreita, e mais frequentemente larga. Este corte proporcionou um bom ajuste à perna.
Na pele dos índios era possível fazer longas caminhadas a pé sem cansaço. Evitava a fricção de calosidades, era respirável e um tratamento especial contra fumaça conferia à camurça propriedades repelentes à água. Os colonos europeus rapidamente apreciaram todos os aspectos positivos dos sapatos, e aqueles que passavam muito tempo em pé - comerciantes e caçadores - começaram a usar opções semelhantes.
Importante! As tribos do sul tinham um análogo de vime dos mocassins feitos de folhas de plantas do pântano ou de milho seco. Eles eram usados como um look de verão ou sobrepostos aos de camurça para proteção.
O que eles são?
Os índios costuravam os mocassins originais de várias maneiras, às vezes até dentro da mesma tribo usavam sapatos de corte diferente. Mas diferentes condições de coexistência no ambiente natural, características do terreno e do clima predeterminaram o surgimento das variedades:
- com sola macia;
- com sola dura;
- alto.
A opção com sola macia combinava bem com as tribos que habitavam as florestas do leste do continente. Folhas e agulhas de pinheiro não eram problema para estes sapatos. Seu corte parecia envolver a perna em um pedaço de pele, conectando-a a uma costura no centro ou na parte externa do pé.. Às vezes, um pedaço inteiro de couro era preso a uma peça em forma de U localizada na frente do mocassim.
As opções com sola dura na base eram convenientes para os habitantes das pradarias e semidesertos ocidentais. Para proteger contra espinhos de cactos e grama, foi cortado de pele áspera de búfalo. O modelo foi costurado conectando duas ou mais partes de couro. O dedo do pé nesta variedade foi levantado para não rasgar a pele em pedras pontiagudas ao caminhar.
As mulheres de algumas tribos costuravam mocassins altos. No início, leggings de camurça na altura do joelho eram usadas com os sapatos. Um pouco depois começaram a ser combinados com sapatos. No tempo frio, eles o usavam com forro de pele. Os homens também usavam esses mocassins, mas às vezes eram costurados diretamente nas calças de couro, o que era conveniente para os moradores da região norte. Nas terras do sul e do sudoeste eles eram usados para proteção contra espinhos suculentos e picadas de cobra.
Importante! Os mocassins não são calçados exclusivos. Muitas nações usavam variantes de corte semelhante. Mas os modelos modernos foram baseados na versão norte-americana da moxa.
Como eles são diferentes dos sapatos modernos?
Os mocassins indianos, ressuscitados, serviram de protótipo do calçado moderno da moda, cujas características são: sola fina, costura externa conectando a última e a parte superior, elementos decorativos - franjas, borlas, laço no calcanhar.
No entanto, existem várias diferenças entre os mocassins dos índios norte-americanos e os modelos do nosso tempo:
- solas de couro macio agora são usadas apenas em sapatos para uma pequena parte dos motoristas;
- nos modelos dos séculos XX e XXI, adotou-se como principal opção de corte uma síntese de designs de calçados indianos com solado macio e duro;
- nos tempos modernos, essa variedade é usada apenas no verão e sempre descalça.
Importante! Os mocassins têm sola macia quase plana. Eles não têm salto como os mocassins, não têm vergões e laços como os top-siders.