Os mocassins são sapatos leves e confortáveis que, graças à sua versatilidade, ganharam popularidade em todo o mundo. Neste artigo veremos a história dos mocassins e suas características modernas.
Como eram os mocassins no passado
Os mocassins são um dos tipos de calçado mais antigos. Eles foram inventados e usados pelos índios norte-americanos muito antes de nossa era. Inicialmente, eram feitos apenas de couro cru com furadores, agulhas e fios de tendão. Os mocassins de muitas tribos não tinham sola, pois o couro macio era ideal para a caça silenciosa nas florestas.
Nas regiões montanhosas já não era possível prescindir da sola e foi costurada uma sola separada feita de pele de bisão. Portanto, os modelos mudavam constantemente dependendo das condições climáticas, terreno e tradições. Daí a polêmica quanto à presença de solado nesse tipo de calçado. Muitas publicações afirmam que estes sapatos não o possuem, outras, pelo contrário, acreditam que podem até ter saltos de até 3 centímetros.
Há mais de meio século, os mocassins tornaram-se populares entre os homens na França e na Itália.Eles substituíram os sapatos justos e desconfortáveis, e o estilo casual entrou firmemente na moda. Literalmente imediatamente o modelo foi colocado à venda e as mulheres começaram a usá-lo. Modelos lindos e espetaculares tornaram-se literalmente um símbolo dos anos 60 do século passado. Porém, hoje ninguém os chama de sapatos de estilo “retrô”, pois se adaptam perfeitamente à realidade moderna da vida e às tendências da moda.
ATENÇÃO! Alguns especialistas em moda ainda classificam os mocassins como um tipo de calçado de estilo étnico.
Características dos mocassins modernos
No sentido moderno, os mocassins são sapatos feitos de couro macio, sem salto e com sola dura, macia ou flexível. A sola acolchoada sobe pelas laterais do pé e pelos dedos, unindo-se com uma costura ousada a uma seção em forma de U na parte superior do pé.
Muitos designers gostam de decorar a parte superior com bordados, perfurações, strass e estampas. A cada temporada, designers de todo o mundo oferecem uma ampla gama de produtos para todas as cores, gostos e bolsos.
IMPORTANTE! Os mocassins são escolhidos por homens e mulheres com estilo de vida ativo
Tipos
Os modelos clássicos apresentam um design rigoroso e lacônico, sem decoração. Os modelos de design são mais exclusivos e apresentam uma decoração rica. Além disso, os sapatos geralmente são feitos sob encomenda. Dependendo da estação, podem ser inverno ou verão.
As de inverno são isoladas com feltro, decoradas com pele, e a bota tem um visual mais fechado. São uma espécie de botins confortáveis, com sola grossa e salto baixo. A primavera e o verão distinguem-se por uma grande variedade de formas e materiais.
Dependendo do desenho, podem ser fechados ou presos com cadarços. A sola pode ser grossa, plana, plataforma ou salto.
Modelos
Cada um dos modelos deste tipo de calçado possui diferenças e características próprias. Vejamos os principais modelos:
- Botas mocassins. A principal diferença é a presença de cadarços e botas de cano alto.
- Há várias temporadas que uma atenção especial tem sido dada aos mocassins alpercatas. São feitos de lona, por isso mesmo no calor seus pés ficarão aconchegantes e confortáveis com eles. Ficam femininos e combinam bem com vestidos e saias, além de shorts e jeans.
- Slip-ons. Eles ganharam popularidade entre os jovens que amam estilo e design brilhantes.
- Um penny. Este tipo possui uma sobreposição na língua. Eles têm salto pequeno e geralmente são usados sem meias.
- Botas mocassim. Possuem bota sem fecho nem zíper. Eles são estilizados e têm um formato clássico de biqueira.
Do que eles são feitos?
Os modelos modernos são feitos de pele de bezerro ou de veado, que podem ser tingidos em diversas cores. Versões mais exclusivas também são feitas com peles de javali, píton ou crocodilo. O couro de pônei é considerado o material mais caro, já que apenas a pele do dorso do animal pode ser utilizada para produção.
Camurça, jeans, veludo, veludo e outros materiais também são utilizados na fabricação. O principal segredo do estilo está na simplicidade deliberada do design combinada com materiais caros. Modelos confeccionados com tecidos de algodão são considerados uma opção econômica.
REFERÊNCIA! Os designers de moda italianos usam amplamente peles de javali com textura de granulação grossa.
Cores populares
Os mais modernos são os mocassins de camurça, perfeitos tanto para calças de negócios quanto para agasalhos. O estilo americano usual são modelos de camurça preta e um terno de escritório rigoroso. Mas você não deve usá-los com calças esportivas.
Os mais práticos são os mocassins marrons, sem acessórios desnecessários, pois combinam harmoniosamente com quase todas as roupas. Os jovens preferem cores vivas e estampas da moda. Em geral, você pode encontrar produtos de qualquer cor e criar seu visual único.
Aparência elegante
Como existe uma grande variedade de mocassins no mercado, você deve entender que alguns deles combinam com roupas clássicas, enquanto outros apenas com shorts de praia. Opções clássicas e modelos com borlas são adequados para códigos de vestimenta elegantes, casuais e empresariais.
Mocassins esportivos ficam melhor com calças e jeans. É conveniente andar com esses sapatos, mas para correr é mais lucrativo comprar tênis. O fato é que o cadarço é decorativo e você pode facilmente perder os sapatos enquanto corre. Geralmente são usados sem meias.
Modelos incomuns feitos de cores vivas, incluindo vermelho, ficam bem nos estilos casual elegante e casual. Eles podem se tornar um verdadeiro destaque da imagem. Por exemplo, você pode usá-los com calças de algodão, uma camiseta ou uma jaqueta esportiva. Eles ficam mais elegantes com calças cônicas ou jeans até o tornozelo. Este é um estilo especial que os descolados definem. Quando combinadas com roupas longas, como maxi-saias, acrescentam romance e mistério ao look.
Graças ao seu design especial, facilidade de uso e variedade de modelos, os mocassins estão no guarda-roupa de quase todas as pessoas, independentemente da idade e do sexo. O principal é não ter medo de experimentar e experimentar combinações diferentes.