Os sapatos de camurça são sempre uma peça trendy em qualquer guarda-roupa. Em todos os momentos, os sapatos e botas de camurça foram considerados um verdadeiro luxo. Porém, além de sua bela aparência e boas propriedades, a camurça é muito difícil de cuidar, o que obriga algumas fashionistas a recusarem tal compra.
Os sapatos de camurça podem ser lavados com água?
Uma das regras básicas que você deve lembrar na hora de comprar sapatos de camurça é que esse modelo não pode ser lavado com água e sabão. Isso se explica pelo fato de que sob água corrente o material macio ficará muito mais duro e a bela textura ficará estragada.
Importante! Produtos confeccionados com camurça tingida podem perder a cor ou manchar outras peças, perdendo completamente a aparência.
Para lavar cuidadosamente o produto, você deve:
- diluir uma solução de sabão fraco (para isso use sabão líquido neutro e água pura);
- Aplicar pontualmente na superfície do sapato (é melhor fazer isso com uma esponja ou pano macio, enxugando cuidadosamente a sujeira);
- lave a mistura (lave a composição com um pano macio umedecido em água limpa, o pano deve ser bem torcido).
Porém, essa lavagem só deve ser feita em casos de muita sujeira. Poeira simples ou pelos de animais de estimação podem ser removidos usando um rolo adesivo ou fita adesiva comum.
O sabão pode ser usado para lavar camurça?
O sabonete também é um produto bastante agressivo para camurças macias e fáceis de cuidar. Não deve ser usado para lavar esses sapatos, caso contrário a camurça endurecerá e perderá o brilho.
Em casos raros, é permitido o uso de uma solução de sabão fraco, mas isso só deve ser feito com sabonete líquido. A limpeza é feita com cuidado, lavando imediatamente a composição com pano macio e limpo umedecido em água. Pode-se utilizar uma escova de borracha especial que, após a limpeza, retornará o pêlo à posição anterior penteando-o cuidadosamente.
Recomendações para cuidar de sapatos de camurça
Os especialistas aconselham não abrir mão de sapatos tão bonitos e atraentes só porque nem sempre são práticos e requerem cuidados especiais. Em tempo chuvoso, é recomendável deixar as botas de camurça em casa, pois a umidade prejudica o seu aspecto. Porém, se não houver alternativa e os sapatos que você está calçando estiverem molhados pela chuva ou granizo, ao chegar em casa é necessário encher cada sapato com jornais amassados e secá-los bem. Se isso não for feito, permanecerão manchas brancas desagradáveis.
Se necessário, amido, talco ou outro produto a granel ajudarão a limpar manchas de gordura no sapato. Eles devem ser aplicados sobre a mancha e deixados em repouso por pelo menos 6 horas. Em seguida, o material a granel é sacudido e a camurça limpa com uma escova especial.
Importante! Dessa forma, apenas manchas recentes nos sapatos podem ser removidas. A poluição antiga dificilmente pode ser limpa de forma eficaz usando meios populares ou modernos. Você pode experimentar amônia diluída em água, mas ninguém dará garantias.
Para garantir que os sapatos de camurça tenham sempre uma ótima aparência e não precisem ser limpos com diversas substâncias agressivas, correndo o risco de estragar a superfície de um sapato da moda, é necessário seguir uma série de recomendações simples:
- antes de sair, aplique creme ou spray hidrorrepelente (a moderna indústria calçadista oferece um grande número de opções para essas substâncias);
- usar borracha (a fácil remoção de uma mancha recém-plantada é garantida com o uso de uma borracha especial para sapatos de camurça, que pode ser adquirida em sapatarias);
- a limpeza com meios especiais só pode ser iniciada após a secagem do produto (os sapatos não podem ser secos em radiadores ou aquecedores, só é permitida a secagem em condições naturais; primeiro devem ser colocados jornais amassados no interior).
Importante! Os dispositivos de aquecimento afetam negativamente o estado da camurça. Torna-se mais áspero e inflexível, as botas perdem o brilho externo e ficam feias.
Antes de usar qualquer novo produto de limpeza, você deve experimentá-lo primeiro apenas em uma pequena área da bota. Se nenhuma consequência negativa for percebida, você poderá continuar a colocar o casal em ordem.