É possível devolver os sapatos se não servirem?

Gostaria de pensar que o comprador sempre pode devolver os sapatos ao vendedor, mas isso não é verdade. Por exemplo, ninguém aceitará de volta botas de inverno que você acha que estão com defeito se você começar a usá-las uma semana antes do início da temporada. Mas o vendedor não poderá se recusar a ajudá-lo se você nunca usou sapatos fora de casa e no 3º dia após a compra descobriu de repente que a cor do salto não combina com a tonalidade dos seus olhos. E estes não são todos os paradoxos da legislação. Para entender todas as nuances do processo de devolução, leia este artigo.

Em que casos os sapatos podem ser devolvidos à loja?

A troca é possível devido a casamento ou outros fatores. Mercadorias de qualidade adequada são devolvidas à loja caso suas características não sejam adequadas ao cliente. É verdade que o consumidor tem um número limitado de dias para entender isso.

Condições e regras de devolução

No prazo de 14 dias a partir da data da compra, o comprador tem o direito de trocar os sapatos adquiridos de qualidade adequada por qualquer motivo, seja:

  • tamanho inadequado;
  • cor errada;
  • material errado;
  • modelo errado;
  • conjunto incompleto.

Ponto polêmico – dia da compra. Diferentes atos jurídicos fornecem informações diferentes sobre se o dia da venda deve ou não ser levado em consideração no cálculo do período de duas semanas. Se necessário, consulte:

  • parte um 25 arte. Lei da Federação Russa “Sobre a Proteção dos Direitos do Consumidor”;
  • Arte. 502 do Código Civil da Federação Russa.

como devolver sapatosÉ nesta base que os tribunais decidem processos de conteúdo semelhante, afirmando que o dia da compra não está incluído no prazo de 2 semanas para devolução. Mas inclui feriados e fins de semana. Exceção: dia de retorno. Caso a última data propícia à devolução caia num dia em que a loja esteja fechada, o consumidor tem o direito de procurar ajuda no dia seguinte ao dia de folga.

Se você cumprir o prazo exigido e concordar especificamente com a troca, e não com a devolução do dinheiro pago, os demais eventos dependerão do estado dos sapatos e da presença de embalagens, recibos e caixas. Se o par não estiver gasto, danificado, sujo e todos os documentos que acompanham os itens estiverem em ordem, o vendedor é simplesmente obrigado a trocar o produto inadequado.

Se o calçado apresentar defeito, serão atribuídos outros prazos para troca e devolução, e não 14 dias. Você precisa se concentrar no período de garantia. Em outras palavras, enquanto a garantia for válida, o comprador pode levar um item mal feito ao vendedor e pedir-lhe que resolva o problema.

É possível devolver os sapatos se eles esfregarem?

O consumidor poderia determinar que os sapatos estavam esfregando apenas durante o uso.Segue que o produto foi usado e, portanto, a lei não se aplica a ele por 14 dias. Os únicos actos jurídicos que restam são os que regulam a devolução de mercadorias de qualidade inadequada. E aqui você terá que comprovar que os calos e calosidades do comprador apareceram justamente por causa do defeito. Isso pode ser feito, mas você terá que passar por um exame.

Importante! Se você comprou um par que não é do seu tamanho, não poderá devolvê-lo devido aos calos.

... e se molhar?

Calçados de alta qualidade - inverno e verão, usados ​​de acordo com a estação, não permitem a passagem de água. Este é um sinal claro de defeito. Contudo, a via pela qual esta deficiência ocorre é desconhecida. Se não for por culpa do comprador, a devolução será efetuada, bastando levar o resultado de uma verificação independente ao vendedor.

… se simplesmente não coubesse?

14 diasA ausência de quaisquer características no calçado não usado ou a presença de qualidades incorretas é motivo para devolução nos primeiros 14 dias a partir da data da compra. Se o par foi utilizado para o fim a que se destina e só depois de terem sido descobertas características inadequadas (nomeadamente características, não defeitos), o vendedor, durante o recurso, fotografará cada arranhão no material exterior e um pedaço de sujidade na sola, e essas fotografias servirão de base para recusa.

Os sapatos à venda podem ser devolvidos?

sapatoO site Rospotrebnadzor afirma que Produtos de categoria semelhante podem ser devolvidos. No entanto, não existem leis específicas que regulamentem os calçados promocionais. Em outras palavras, estão sujeitos às mesmas regulamentações que os produtos convencionais.

O ponto chave em toda esta situação é custo dos sapatos. À venda você pode adquirir um par com 80% de desconto.Quando não há promoções a esse preço, simplesmente não há sapatos na loja, então o vendedor se oferecerá para devolver o dinheiro ou fazer reparos (este último se houver defeitos). Em que alguns pontos de venda usam truques e em documentos internos afirmam que pagam apenas parcialmente a restauração dos bens adquiridos nas vendas. Os demais custos são repassados ​​ao consumidor.

Ao se deparar com esse estado de coisas, consulte na estação 18 da Lei da Federação Russa “Sobre a Proteção dos Direitos do Consumidor”. Segundo ela, independentemente do que a loja indique em sua documentação interna, ela deve eliminar ela mesma a falta do calçado ou pagar integralmente pelo trabalho do mestre. O comprador não precisa investir seu dinheiro no processo, caso contrário terá que cobrar seu dinheiro na Justiça por muito tempo.

É possível devolver sapatos sem recibo e como?

Se o pagamento foi feito sem dinheiro, basta apresentar o extrato da conta. Ao pagar em dinheiro, você pode consultar câmeras de vigilância ou uma testemunha – pessoa que estava com você no momento da compra e pode confirmar isso.

E se a caixa for perdida?

tênisMuito depende do motivo pelo qual você decidiu retornar: por defeito ou por um motivo não tão convincente. Neste último caso, é mais fácil devolver um produto que você não gosta ou não cabe sem recibo do que sapatos sem caixa, pois é um aplicativo obrigatório. Nele há um código de identificação, que pode ser chamado de “passaporte” do calçado. Com base nisso, as chances de devolução ou troca são quase nulas.

Se você ainda decidir tentar a sorte, prepare-se para atrasos burocráticos. Depois de relatar a perda, você será solicitado a redigir uma declaração, que será analisada pelo administrador ou gerente da loja dentro de 7 dias (não mais). Após esse período, provavelmente eles entrarão em contato com você e dirão que não podem ajudar. E terão razão, porque quando for tomada a decisão do recurso, já terão expirado os 14 dias previstos para um regresso sem impedimentos.

As coisas são completamente diferentes com produtos defeituosos. A lei que regulamenta a devolução e troca de calçados mal confeccionados não menciona embalagem. Portanto, há todos os motivos para realizar esses procedimentos na ausência de caixa.

Opções de garantia para sapatos

A garantia pode vir do fabricante, do vendedor ou pode não existir. Neste último caso, o consumidor não tem o direito de exigi-lo da loja, uma vez que a lei não obriga o comércio a prestar serviço de garantia.

Quais são os períodos de garantia para calçados?

Duração média: 30 dias a partir da data da compra ou do início da temporada. Se o fabricante não indicou os termos em nenhum lugar, o vendedor tem o direito de fazê-lo. Se a própria loja não cumprir a tarefa, entra em vigor uma lei segundo a qual as reclamações relativas à qualidade da mercadoria podem ser feitas no prazo de 2 anos.

Importante! Você precisa procurar as informações de garantia não apenas no recibo, na caixa e no encarte, mas também no site do fabricante. Se no portal oficial da fábrica a duração do serviço de garantia para um modelo específico é de 2 meses, mas a loja dá apenas 14 dias, o comprador tem o direito de confiar nos prazos definidos pelo fabricante.

  • 2 anos é um período excessivo para sapatos, portanto, no tribunal, eles provavelmente seguirão os requisitos do GOST como diretriz. Eles se parecem com isto:
  • 30–80 dias para calçados casuais feitos de couro artificial e sintético;
  • 60 dias para calçados esportivos;
  • 60–90 dias para sapatos sociais;
  • 30–35 dias para sapatos domésticos e de viagem.

Ao mesmo tempo, os padrões GOST também podem ser contestados, porque são consultivos e não obrigatórios. Se tudo é muito complicado com as opções de tempo, então com o ponto de partida da garantia é um pouco mais fácil. Para determinar a partir de que ponto contar os dias, considere o tipo de calçado. A garantia sazonal começa no 1º dia da temporada, e a garantia de meia temporada começa no momento da entrega da mercadoria ao comprador.

Importante! Nas regiões da Rússia, as estações começam de forma diferente.

Se o produto foi adquirido à distância e pertence à categoria de produtos de meia estação, toma-se como ponto de partida o momento do recebimento da encomenda. Documentos dos correios, serviço de entrega ou courier podem servir como documento comprovativo. Pois bem, se se trata de um produto sazonal, então independentemente de ter sido adquirido online ou em loja normal, deve ser contado a partir do primeiro dia da temporada (olhamos as datas da temporada por região em que o comprador vidas).

Importante! Se a temporada começou há 40 dias e você só comprou calçados sazonais hoje, então em termos de garantia você precisará focar não no início da temporada, mas no momento da compra (recebimento).

O que fazer se todos os prazos tiverem passado?

Você pode contar com a ajuda do vendedor somente se as seguintes condições forem combinadas:

  1. menos de 2 anos se passaram desde a venda;
  2. você tem certeza e pode comprovar que os defeitos no calçado não surgiram devido às suas ações, mas estiveram presentes inicialmente ou surgiram antes do momento da compra.

Após o término da garantia, a responsabilidade de comprovar a origem do mau funcionamento do calçado passa para o consumidor.

Como devolver os sapatos na garantia depois de usá-los?

comprarO desgaste não é um obstáculo à devolução se os sapatos estiverem deformados ou inutilizáveis ​​devido a defeito de fabricação. É verdade que se houver indícios de uso, o vendedor pode duvidar que os problemas sejam causados ​​​​por violação do processo tecnológico. Neste caso, será necessário realizar um exame.

Em qualquer caso, para iniciar a devolução, o cliente deverá contactar a loja e fazer uma reclamação. Nele você precisará indicar seus dados de contato e fazer demandas, ou seja, indicar o que deseja: devolver o dinheiro, fazer reparos, adquirir calçados normais. Não se esqueça de respaldar seu desejo com um motivo. Pode ser um defeito de fabricação ou uma descrição falsa (por exemplo, indica-se que o produto é de couro genuíno, mas com o uso verifica-se que é de couro sintético).

Cópias dos recibos e demais documentos que comprovem o fato da compra acompanham a reclamação. Não há necessidade de fornecer originais. Isso está repleto de seu desaparecimento repentino. Isso acontece com frequência principalmente em situações em que o comprador começa a tentar fazer valer seus direitos de devolução ou troca dos produtos adquiridos por meio do tribunal.

O que devo fazer se me recusar a aceitar os sapatos de volta?

botasÉ preciso partir do motivo da recusa. Se o vendedor referir a perda do recibo, da caixa e de qualquer outro comprovante de compra, até mesmo a falta de informações no fluxo documental, não adianta recorrer à Justiça. Você nem conseguirá provar que comprou um par em uma loja específica.

As testemunhas ficam assustadas com a necessidade de testemunhar e responder por elas.Afinal, se ele não conseguir comprovar sua presença, o caso não só desmoronará, mas também servirá de base para um novo, no qual a ex-testemunha será acusada, e ela será processada por falso depoimento.

Se a recusa for causada por dúvidas do vendedor sobre as causas do mau funcionamento, faça um exame. É pago pelo comprador, mas caso seja detectado defeito de fabricação ou o consumidor ganhe na Justiça, os custos da realização da verificação de qualidade deverão ser reembolsados. A loja terá que devolver o dinheiro do procedimento.

O que são testes de qualidade de calçados?

escreveUm comprador que envia uma solicitação de devolução pode se deparar com o fato de o vendedor retirar os sapatos para controle de qualidade. Durante esse processo, será determinada a causa raiz do defeito - se ele foi causado pelas ações do fabricante, do pessoal da loja ou do consumidor.

O procedimento pode ser realizado pelo próprio ponto de venda ou com a participação de especialistas. Se a situação se desenrolar neste último cenário, então podemos dizer que o vendedor levou os sapatos para exame e não para controle de qualidade.

Importante! Os resultados do exame são contestáveis, tal como a conclusão do controlo de qualidade.

Os custos incorridos pelos testes de qualidade nunca são repassados ​​ao consumidor. Isso não acontece mesmo que os sapatos sejam danificados por ação do comprador.

Sutilezas de registrar uma reclamação em tribunal

Para resolver sua solicitação, proceda da seguinte forma:

  • enviar uma reclamação ao vendedor por escrito;
  • mantenha uma cópia da reclamação com você;
  • certifique-se de levar consigo uma testemunha que possa confirmar que você pediu ao vendedor, por escrito e oralmente, a devolução do dinheiro ou a devolução da mercadoria, mas foi recusado;
  • não reescreva a reclamação no formulário da loja (ela é legalmente obrigada a aceitar a sua).

Seguir estas etapas garante uma alta probabilidade de que o tribunal fique do seu lado. Resta registrar uma reclamação no seu local de residência, endereço da loja ou endereço registrado do réu. A reclamação em si deve ser elaborada de acordo com um modelo que descreva aproximadamente a situação. Se necessário, a base é simplesmente complementada com fatos e argumentos. Além disso, quanto mais detalhes e testemunhas, maiores serão as chances de o magistrado decidir o caso a seu favor.

Quais sapatos não podem ser devolvidos?

Mesmo através do tribunal não será possível devolver ou trocar um par que:

  • casamento de sapatoreparado pelo comprador;
  • deformado por secagem inadequada;
  • perdeu suas qualidades de consumo devido à entrada de produtos químicos e corantes;
  • danificado mecanicamente por culpa do comprador;
  • apresenta defeitos causados ​​por desgaste fora de época;
  • vem com arranhões, cortes, manchas de gordura, vestígios de sal.

O primeiro ponto tem exceções. Você pode contar com a ajuda do vendedor caso os saltos tenham sido substituídos, mas apenas com a condição de que tais reparos não tenham levado a grandes mudanças no design.

Como devolver sapatos comprados em uma loja online?

Se você não estiver satisfeito com alguma característica - cor, tamanho, estilo, tipo de fecho - o produto pode ser devolvido em até 7 dias a partir da data de recebimento (não compra). Os prazos aumentam para 3 meses quando o vendedor não se preocupa em comunicar as condições de devolução ao comprador. No entanto, os custos do processo de transporte em si não são reembolsáveis ​​em nenhuma circunstância. Apenas o dinheiro gasto diretamente em calçados é transferido.

Importante! Para iniciar uma devolução, basta entrar em contato com o vendedor por qualquer meio existente. Ele lhe dirá onde encontrar uma descrição das próximas etapas.Não existe uma opção universal neste caso.

Se o problema for defeituoso, você poderá devolver o item durante todo o período de garantia.. O vendedor, por sua vez, pode oferecer reparos ou substituição, mas você não deve concordar com isso. Será muito mais fácil e rápido exigir dinheiro dele. O comprador remoto tem o direito de insistir nisso.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano